Guias de Viagem e Arte

 
 
out 19 2018

Michelangelo e a Capela Sistina: o escultor que se fez pintor

Em 1508, o Papa Julio II queria mudar um pouco o teto da Capela Sistina, que imitava um céu estrelado. Pede a Michelangelo que pinte os doze 12 apóstolos. Ele queria rejeitar este trabalho. Era escultor e não se sentia capaz de realizar uma grande obra com a técnica do afresco. Na real, o cara era muito perfeccionista! Mas o Papa que era osso duro de roer não aceitou um não como resposta.
Michelangelo e a Capela Sistina
Michelangelo começou a realizar os estudos e pediu carta branca para fazer o que lhe desse na telha. O Papa deu carta branca e das 12 figuras iniciais, o artista realizou mais de 300! No início chamou uns discípulos para ajudá-lo. Mas  se irritava com o trabalho que faziam, e terminou pintando praticamente sozinho, no tempo recorde de 4 anos!

Michelangelo e a Capela Sistina: como estruturou o espaço

Michelangelo e a Capela Sistina

Na parte amarela, nestes triângulos estão pintados os antepassados de Cristo, como Salomão.

Michelangelo e a Capela Sistina

Nas partes cinzas, chamadas de “pechinas”, que são os triângulos arredondados nas extremidades do teto estão pintados os quatro episódios da milagrosa salvação do povo de Israel. Representam a contínua presença de Deus junto à seu povo. São:

  • Judite e Holofernes
  • Davi e Golias
  • Castigo de Hamã
  • Serpente de bronze

 

Michelangelo e a Capela Sistina

As partes alaranjadas trazem as sibilas e profetas que retratam à espera da Humanidade pela Redenção. Os profetas anteciparam à vinda de Jesus Cristo. As sibilas, figuras pertencentes à Grécia Antiga, eram videntes, e mostram que além dos escolhidos, toda a humanidade podia ter a esperança da salvação.

Ao centro, em vermelho, estão 9 histórias do Gênesis, que veremos no post que entra no ar amanhã 😉

Michelangelo e a Capela Sistina

Planeje sua viagem para ITÁLIA

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: NÁPOLES | CAPRI | POSITANO | SALERNO | SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

1 Comentário

  1. ILMA MADUREIRA

    Que bom conhecer melhor o teto da Capela já que com simples visitas (mesmo em várias ocasiões, não se tem noção do que olhar e o que é.
    Mais uma vez muito grata pela “aula”.
    Beijos de viajante

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Você sabia que os 3 arcos de Paris estão alinhados? O da frente do Louvre (Arco do  Carrossel), o do Triunfo e o de La Defense, que é o que se vê nesta imagem. 
Gravei de cima do Arco do Triunfo num final de dia lindo 💕

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #arcdeladefense #parislovers
  • Toda vez que entro no Louvre tiro uma foto com uma escultura que me emociona. Aquela primeira obra que acendeu dentro de mim uma vontade louca de entrar nesse museu. Ela, a Vitória de Samotracia. 
Uma escultura grega de 190 a.C. E você, qual é a obra de arte que mais te emociona?

#louvremuseum #vitoriadesamotracia #paris #arte #artegrega
  • Para Paris levei esta mochila da Pull & Bear (irmã da Zara). Ela imita as famosas mochilas suecas Kanken, portanto não pesa nada e aguentou bem meu equipamento de filmagem. O que você leva quando viaja? Bolsa, mochila, pochete? 
Foto by @curitidoce tirada no Jardin des Tuileries.

#mochila #pullandbear #paris #parislovers #jardindestuilleries
  • Uma semana cheia de energia e amor para todos nós 💕💕💕 #torreeiffel #parislovers #paris #happymoments
  • As cores do outono no local que inspirou a High Line de New York (quem me contou foi a Natália do @destinoprovence ). O Coulée Verte é um parque elevado de 4,5 km construído sobre um viaduto ferroviário que estava abandonado no 12º arrondissement de Paris. 
É um passeio lindo. Dá para fazer até um picnic por lá na hora do almoço.

#couleeverte #paris #parque #parislovers
  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay

Follow Me!