Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 12 2017

Galeria Doria Pamphilj – O que ver em Roma #7

Galeria Doria Pamphilj – Papa Inocêncio X

Tenho vários sonhos de encontros. Fazendo memória, acho que o primeiro sonho realizado foi o encontro com a “Vitória de Samotrácia” e na mesma viagem com o “Guernica”.

Tenho uma fascinação, que beira a obsessão com Velászquez. Em 2016, encontrei com duas grandes obras-primas do pintor sevilhano que não estão no Prado. No norte, com “A Vênus no Espelho”, da National Gallery. No verão, com o retrato do “Papa Inocêncio X”, que foi pintado para a família que lhe mantém até hoje, não é uma grande história?!

O Papa Inocêncio X era da membro da família Pamphilj. Antes de ser Papa, era Giambattista Pamphilj. Ele começou a colecionar obras de arte. Em 1.649, já na condição de Papa, posou para Velázquez, em uma de suas duas viagens a Itália para adquirir obras para o rei espanhol, Felipe IV.

Desde o começo, a obra teve lugar de destaque na coleção. Sem exagero, vale a pena entrar na galeria só para teus pelos arrepiarem frente a ela. Ela se encontra em uma pequena sala junto com o busto do Papa realizado por Bernini.

São as únicas obras que estão separadas das demais! Falando assim, até pode parecer que a galeria não oferece nada mais interessante. Que nada, a visita é simplesmente um dos passeios mais deliciosos pela arte do final da Idade Média ao Barroco. Por isso, só posso recomendar: VÁ!
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma

Galeria Doria Pamphilj – História

O Palazzo Doria Pamphilj nasceu como Palazzo Aldobrandini. Situado na Via del Corso, bem perto do Altar da Pátria, aquela estrutura branca e enorme. Uma localização prá lá de privilegiada.

O primeiro que impacta é descobrir que continua sendo morada da família Doria Pamphili. Eles foram para o palácio no século 17.

O lugar é uma barbaridade, fiquei imaginando quanto custa manter tudo aquilo.

Se a coleção do Papa já era matadora, sabe aquela máxima, dinheiro atrai dinheiro?! Pois é, um dos sobrinhos do Papa desisitiu de ser Cardeal por amor! Camillo Pamphilj desafiou a família toda, que acabou depois de muito chororô, aceitando seu matrimônio.

Ele casou com a viúva de um Borghese e única herdeira de uma família ríquissima, os Aldobrandini. Sabe qual foi o dote que a Olímpia trouxe ao matrimônio, o palácio que hoje se conhece como Doria Pamphilj. Sem contar um montão de obras de arte \o/ Se o palácio já era incrível, o Camillo e a Olímpia ampliaram a propriedade!

Curiosidade: as obras estão expostas ao modo antigo. Várias na mesma parede, quase chegando até o teto.

Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma

Galeria Doria Pamphilj – O que não deve perder

O palácio em si já é uma coisa de louco. O mobiliário, os revestimentos, as cortinas, não perca nenhum detalhe!
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
Em termos de pinturas e esculturas recomendo um olhar mais demorado:
– Caravaggios, sim, no plural – “Madalena penitente”(1604/1613), “Descanso durante a fuga do Egito” (1595) e São João Batista (
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Anunciação”, do Filippo Lippi (1445/1450).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Lotta di putti”, de Guido Reni (1678).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Paraíso terrestre com pecado original”, de Jan Brueghel, o Velho (1612).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Retrato de uma jovem dama (Virginia)”, de Lavinia Fontana. Uma pintora do barroco, poucas obras chegaram até nós. Também está presente na Galeria Borghese.
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
– “Batalha no Porto de Nápoles”, de Pieter Brueghel, o Velho (1558/1562).

– “Retrato duplo”, de Rafael Sanzio (1516).
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma
E claro a pequena sala de Velázquez e Bernini. Uma pintura e uma escultura do Papa Inocêncio X. Ambos barrocos, um espanhol, o outro italiano.

Galeria Doria Pamphilj – Informações práticas

Esta galeria é o museu privado (na minha opinião) mais importante de ROMA. Se for ficar apenas 3 ou 4 dias e for sua primeira visita, provavelmente não tenha tempo de visitá-lo. Mas se retornar a “Cidade Eterna”, por favor, VÁ!

Como chegar: o museu se encontra no centro de Roma, que é pouco servido pelo metrô, pelas circunstâncias que já expliquei aqui. Para na frente do Altar da Pátria, o elétrico (bonde) número 8. Pela Via del Corso, onde fica a galeria, passam e param diversos ônibus, entre eles: 51, 62, 63, 80, 83, 85, 160.

Provavelmente você chegará caminhando, a parada de metrô mais próxima é a do Coliseu (Colosseo – Linha B).

Quando ir: o museu praticamente abre todos os dias do ano das 9:00 às 19:00 horas. A bilheteria fecha 1 hora antes. Tem jornada reduzida até às 17:00 horas no dia 24 de dezembro. Apenas não abre nos seguintes dias: 25/dezembro, 1/janeiro e na Páscoa.

Quanto custa: 12€, e a entrada inclui um audio-guia em inglês, francês ou italiano. O audio-guia é ótimo!

Eles tem uma cafeteria que parece ótima. Não pude testá-la para vocês porque em agosto estava fechada 🙁 Se alguém for, me conta o que achou!

Combina com: visitar as igrejas: di Sant’ Ignazio di Loyola e del Gesu; tomar algo na Antica Birreria Peroni ou comer no Salotto 42; tirar mil fotos na Fontana de Trevi; subir no Altar da Patria e fazer compras na Via del Corso.

Site: http://www.doriapamphilj.it/roma/
Galeria Doria Pamphilj - O que fazer em Roma

Galeria Doria Pamphilj – O Vlog

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Entramos? Misturas impossíveis que o Porto faz prá você.

Uma semana incrível para vocês. Eu já coloquei um incenso prá queimar. Prá ver se os nós se desfazem esta semana. 
Depois de uma noite louca entre pesadelos de época kkkkkk tô necessitada de um cheiro bom 😉

#porto #portugal🇵🇹 #mix #bares #beautifulcity
  • Gran Canaria também sofre com a onda de calor. Ontem subimos a San Mateo e o termômetro marcava 38 graus 😨 Nesta cidade acontece sábado o dia todo e no domingo até às 14 horas um mercado agrícola genial 👁‍🗨
.
#sanmateo #canaryislands #grancanaria #market #verão #happiness😊 #happymoments❤
  • Lanzarote é linda até detrás de uma janela 👏
.
#lanzarote #cesarmanrique #arquitetura #architect #canaryisland #art #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁
  • Praia de uma das ilhas mais singulares das Canarias - Lanzarote 🏝🏝🏝
.
#lanzarote #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #famarabeach🏄 #island #beach
  • Trafalgar Square, "casa"de um grande museu londrino 😉
#museumweek #museum #london #londres #art #trafalgarsquare #beautifulday
  • Vou viajar com crianças, qual museu devo ir?  Sinceramente dá prá levar as crianças em qualquer museu. Na maioria dos casos,  o problema maior são os adultos que não estão acostumados a ir a museus de arte e se sentem perdidos neles.

Nesta foto, a família se diverte entre as esculturas de Henry Moore na Tate Britain .

#museum #museumweek #tatebritain #henrymoore #art #arte #london #londres #familytrip

Follow Me!