Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 11 2017

A forma de construir a escultura na Grécia Clássica – um puzzle de homem bonito

Escultura na Grécia Antiga – os antecedentes

Sem as normas rígidas egípcias, os gregos começaram a experimentar novas soluções para dar mais realismo às esculturas. Mas este realismo chegava até um ponto porque eles queriam expressar uma beleza ideal.

Escultura na Grécia Antiga – a busca da beleza ideal

Como era difícil encontrar a um “homem perfeito”, eles copiavam de cada modelo o que este tinha de melhor. Normalmente estes modelos eram atletas. Então, observavam o peito daquele, o rosto de outro, e assim por diante até conformar um valor universal de perfeição e beleza. Era uma exaltação ao corpo. Com a observação dos corpos, as esculturas vão tomando formas mais arredondadas, como você pode observar abaixo.

A forma de construir a escultura na Grécia ClássicaA forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Para dar idéia de movimento, giram um pouco a cabeça, a figura já não olha fixamente para frente. Ao invés do corpo se apoiar equilibradamente nas duas pernas, vai descansar sobre uma delas, e a outra estará tensa pelo esforço. Se uma parte do corpo está mais tensa e outra mais relaxada, aumenta a sensaçao de dinamismo da estátua.

A forma de construir a escultura na Grécia ClássicaA forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Escultura na Grécia Antiga – resolvendo os problemas estruturais

Só que quando eles começam a deslocar muito os braços ou as pernas, sabe o que acontece? O mármore acaba quebrando. A primeira solução foi colocar pontos de apoio junto à figura, e para que eles não fossem tão evidentes, se disfarçavam como colunas, troncos de árvores, etc…

Dá uma olhada no famoso “Discóbolo” de Míron. Veja que o corpo tem o apoio numa espécie de pequena torre/caule cortado que toca a perna esquerda.

A forma de construir a escultura na Grécia Clássica

O “Díscobolo” original era em bronze, este que vemos é uma cópia em mármore. Porque outra solução encontrada para poder deslocar os membros sem romper o material, foi trocar do mármore para o bronze! Como neste belo exemplo de Poseidon, que se encontra naquele momento anterior a lançar seu tridente!
A forma de construir a escultura na Grécia Clássica
A forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Escultura na Grécia Antiga – Poseidon ou Zeus no TOP100Arte


Leia também:
Teatro grego x teatro romano
Qual a diferença entre o anfiteatro grego e o teatro romano?
Laocoonte – arte grega

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Imagens: turomaquia_2008 y
http://blog.educastur.es/graece1/files/2009/10/discobolo2.jpg

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Corinto foi uma das grandes cidades da Grécia Antiga. Uma potência naval e comercial que chegou a ter 2 portos e abrigar mais de 70.000 habitantes 😱 Veja nosso guia completo para visitar a cidade e o Canal de Corinto no www.turomaquia.com 👈🏽 ou clique no link da bio 😽

#corinto #grecia #peloponeso #roadtrip #greecelovers
  • A Odisseia Grega voltou, voltou para ficar 😉 Vem correr comigo no lugar onde aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos, lá pelos idos do século V a.C. 😱😱😱 no canal do YouTube - Patricia de Camargo #grecia #olimpia #jogosolimpicos #peloponeso #correr
  • Este reflexo que arrepia a alma é resultado dos jogos de cores dos vitrais do Mosteiro de Batalha. Que loucura 🙀

#batalha #portugal #reflexos #portugallovers #arte
  • Descendo pelas ladeiras da Acrópole de Atenas. Que cidade, minha gente, que cidade! 
#atenas #grecia #greece #citylife
  • Guia completo da Acrópole de ATENAS. Entenda cada um dos edifícios deste complexo incrível da Grécia Antiga. Post para guardar, imprimir e compartilhar com os amigos 😜 No www.turomaquia.com ou clique no link da bio 😻

#partenon #atenas #guias #grecia #acropole
  • Estou exatamente sentada no local de construção do Titanic. A foto não capta a imensidão deste espaço. Experimentei uma sensação louca de perda. Uma história tão trágica marca cada um de nós prá sempre, vc não acha?

No fundo o museu ... #stsbelfast #titanicexperience #discoverni #titanic #belfast

Follow Me!