Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 11 2017

A forma de construir a escultura na Grécia Clássica – um puzzle de homem bonito

Escultura na Grécia Antiga – os antecedentes

Sem as normas rígidas egípcias, os gregos começaram a experimentar novas soluções para dar mais realismo às esculturas. Mas este realismo chegava até um ponto porque eles queriam expressar uma beleza ideal.

Escultura na Grécia Antiga – a busca da beleza ideal

Como era difícil encontrar a um “homem perfeito”, eles copiavam de cada modelo o que este tinha de melhor. Normalmente estes modelos eram atletas. Então, observavam o peito daquele, o rosto de outro, e assim por diante até conformar um valor universal de perfeição e beleza. Era uma exaltação ao corpo. Com a observação dos corpos, as esculturas vão tomando formas mais arredondadas, como você pode observar abaixo.

A forma de construir a escultura na Grécia ClássicaA forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Para dar idéia de movimento, giram um pouco a cabeça, a figura já não olha fixamente para frente. Ao invés do corpo se apoiar equilibradamente nas duas pernas, vai descansar sobre uma delas, e a outra estará tensa pelo esforço. Se uma parte do corpo está mais tensa e outra mais relaxada, aumenta a sensaçao de dinamismo da estátua.

A forma de construir a escultura na Grécia ClássicaA forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Escultura na Grécia Antiga – resolvendo os problemas estruturais

Só que quando eles começam a deslocar muito os braços ou as pernas, sabe o que acontece? O mármore acaba quebrando. A primeira solução foi colocar pontos de apoio junto à figura, e para que eles não fossem tão evidentes, se disfarçavam como colunas, troncos de árvores, etc…

Dá uma olhada no famoso “Discóbolo” de Míron. Veja que o corpo tem o apoio numa espécie de pequena torre/caule cortado que toca a perna esquerda.

A forma de construir a escultura na Grécia Clássica

O “Díscobolo” original era em bronze, este que vemos é uma cópia em mármore. Porque outra solução encontrada para poder deslocar os membros sem romper o material, foi trocar do mármore para o bronze! Como neste belo exemplo de Poseidon, que se encontra naquele momento anterior a lançar seu tridente!
A forma de construir a escultura na Grécia Clássica
A forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Escultura na Grécia Antiga – Poseidon ou Zeus no TOP100Arte


Leia também:
Teatro grego x teatro romano
Qual a diferença entre o anfiteatro grego e o teatro romano?
Laocoonte – arte grega

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Imagens: turomaquia_2008 y
http://blog.educastur.es/graece1/files/2009/10/discobolo2.jpg

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!