Guias de Viagem e Arte

 
 
jun 11 2017

A forma de construir a escultura na Grécia Clássica – um puzzle de homem bonito

Escultura na Grécia Antiga – os antecedentes

Sem as normas rígidas egípcias, os gregos começaram a experimentar novas soluções para dar mais realismo às esculturas. Mas este realismo chegava até um ponto porque eles queriam expressar uma beleza ideal.

Escultura na Grécia Antiga – a busca da beleza ideal

Como era difícil encontrar a um “homem perfeito”, eles copiavam de cada modelo o que este tinha de melhor. Normalmente estes modelos eram atletas. Então, observavam o peito daquele, o rosto de outro, e assim por diante até conformar um valor universal de perfeição e beleza. Era uma exaltação ao corpo. Com a observação dos corpos, as esculturas vão tomando formas mais arredondadas, como você pode observar abaixo.

A forma de construir a escultura na Grécia ClássicaA forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Para dar idéia de movimento, giram um pouco a cabeça, a figura já não olha fixamente para frente. Ao invés do corpo se apoiar equilibradamente nas duas pernas, vai descansar sobre uma delas, e a outra estará tensa pelo esforço. Se uma parte do corpo está mais tensa e outra mais relaxada, aumenta a sensaçao de dinamismo da estátua.

A forma de construir a escultura na Grécia ClássicaA forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Escultura na Grécia Antiga – resolvendo os problemas estruturais

Só que quando eles começam a deslocar muito os braços ou as pernas, sabe o que acontece? O mármore acaba quebrando. A primeira solução foi colocar pontos de apoio junto à figura, e para que eles não fossem tão evidentes, se disfarçavam como colunas, troncos de árvores, etc…

Dá uma olhada no famoso “Discóbolo” de Míron. Veja que o corpo tem o apoio numa espécie de pequena torre/caule cortado que toca a perna esquerda.

A forma de construir a escultura na Grécia Clássica

O “Díscobolo” original era em bronze, este que vemos é uma cópia em mármore. Porque outra solução encontrada para poder deslocar os membros sem romper o material, foi trocar do mármore para o bronze! Como neste belo exemplo de Poseidon, que se encontra naquele momento anterior a lançar seu tridente!
A forma de construir a escultura na Grécia Clássica
A forma de construir a escultura na Grécia Clássica

Escultura na Grécia Antiga – Poseidon ou Zeus no TOP100Arte


Leia também:
Teatro grego x teatro romano
Qual a diferença entre o anfiteatro grego e o teatro romano?
Laocoonte – arte grega

Veja todos nossos posts de ARTE, clicando aqui.

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi
Imagens: turomaquia_2008 y
http://blog.educastur.es/graece1/files/2009/10/discobolo2.jpg

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Trailer de mais um vídeo da “Odisseia Grega” no YouTube - Patricia de Camargo. Link na bio, te espero por lá 👁

#greecelovers #atenas #vlogatenas #acropoledeatenas #grecia
  • Vistas da Acrópole. O templo grego mais bem preservado do mundo, o de Hefesto 🏛

#greecelovers #templodehefesto #atenas #greciaantiga #mundoantigo
  • Muita gente me diz que sítio arqueológico é só pedra e mais pedra. Mas que nada, são aquilo que a gente foi, são pilhas da nossa memória coletiva, são nossa chance de entender como chegamos até aqui e de que forma queremos ser lembrados em 200 anos quando outros homens e mulheres caminharem pelas ruínas do nosso legado 🙌🏼 #greecelovers #acropolis #atenas #artegrega #estilojonico
  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins

Follow Me!