Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 28 2016

Fontana di Trevi | O que ver em Roma #1

fontana di treviÉ incrível onde está construída, bem no meio de umas ruas estreitas. Você está andando e de repente dá com a gigantesca “Fontana di Trevi”. Ela se encontra no ponto onde na Antiga Roma se encontrava o aqueduto que ministrava água à cidade.

Antecedentes da Fontana di Trevi

Ok, mas por que construíram esta fonte na Roma Antiga neste lugar?

A estória é a seguinte. Uma donzela indicou a uns soldados que estavam meio morre, não morre o lugar onde podiam matar sua sede. Naquele momento, o lugar estava fora das portas da cidade. Então para aproveitar aquele manancial e levá-lo à cidade de Agripa, construíram um aqueduto que em homenagem à donzela foi chamado de “Acqua Virgo”.

Na parte final dos aquedutos, os romanos sempre construíam uma fonte, e também foi assim neste caso. Isso aconteceu no ano 19 a.C. Mas aquela fonte não tinha nada a ver com a fonte atual.

E quando a Fontana di Trevi foi construída?

Desde 1.730, vários artistas fizeram maquetas do projeto, inclusive Bernini. Mas a fonte saiu do papel em 1.732 e foi terminada somente em 1.762!!!

E por que se chama Fontana di Trevi?

Porque neste local convergem três ruas – “tre vie” que formam a praça. O pano de fundo da fontana é o Palácio Poli. Que foi residência de um embaixador português na época do Barroco e atualmente abriga o Museu de Arte Gráfica.

Veja o que representam as esculturas e relevos da Fontana de Trevi

Fontana de Trevi com nomes

Quando nasceu a crença das moedas na Fontana di Trevi?

O pessoal começou a jogar moedas na fonte para voltar para Roma por causa de um filme de 1954. Em “Três moedas na Fonte”, 3 secretárias norte-americanas (Dorothy McGuire, Jean Peters e Maggie McNamara) jogam umas moedas na Fontana para ter sorte. Sim, assim nasceu esta tradição, meio louco, né?!

No Brasil este filme levou o título de “A Fonte dos Desejos”. Frank Sinatra interpretou a canção do filme. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original.

Para ver mais filmes onde a fontana foi a estrela, clique aqui.

Todo o dinheiro retirado da Fontana de Trevi é doado para instituições benéficas. Parece que no último ano a soma das moedas alcançou a cifra de 1 milhão de euros.

Vlog do “il dolce far niente” com a Fontana di Trevi

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2016, coloque o código: AFILI2016. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!