Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 28 2016

Fontana di Trevi | O que ver em Roma #1

fontana di treviÉ incrível onde está construída, bem no meio de umas ruas estreitas. Você está andando e de repente dá com a gigantesca “Fontana di Trevi”. Ela se encontra no ponto onde na Antiga Roma se encontrava o aqueduto que ministrava água à cidade.

Antecedentes da Fontana di Trevi

Ok, mas por que construíram esta fonte na Roma Antiga neste lugar?

A estória é a seguinte. Uma donzela indicou a uns soldados que estavam meio morre, não morre o lugar onde podiam matar sua sede. Naquele momento, o lugar estava fora das portas da cidade. Então para aproveitar aquele manancial e levá-lo à cidade de Agripa, construíram um aqueduto que em homenagem à donzela foi chamado de “Acqua Virgo”.

Na parte final dos aquedutos, os romanos sempre construíam uma fonte, e também foi assim neste caso. Isso aconteceu no ano 19 a.C. Mas aquela fonte não tinha nada a ver com a fonte atual.

E quando a Fontana di Trevi foi construída?

Desde 1.730, vários artistas fizeram maquetas do projeto, inclusive Bernini. Mas a fonte saiu do papel em 1.732 e foi terminada somente em 1.762!!!

E por que se chama Fontana di Trevi?

Porque neste local convergem três ruas – “tre vie” que formam a praça. O pano de fundo da fontana é o Palácio Poli. Que foi residência de um embaixador português na época do Barroco e atualmente abriga o Museu de Arte Gráfica.

Veja o que representam as esculturas e relevos da Fontana de Trevi

Fontana de Trevi com nomes

Quando nasceu a crença das moedas na Fontana di Trevi?

O pessoal começou a jogar moedas na fonte para voltar para Roma por causa de um filme de 1954. Em “Três moedas na Fonte”, 3 secretárias norte-americanas (Dorothy McGuire, Jean Peters e Maggie McNamara) jogam umas moedas na Fontana para ter sorte. Sim, assim nasceu esta tradição, meio louco, né?!

No Brasil este filme levou o título de “A Fonte dos Desejos”. Frank Sinatra interpretou a canção do filme. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original.

Para ver mais filmes onde a fontana foi a estrela, clique aqui.

Todo o dinheiro retirado da Fontana de Trevi é doado para instituições benéficas. Parece que no último ano a soma das moedas alcançou a cifra de 1 milhão de euros.

Vlog do “il dolce far niente” com a Fontana di Trevi

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • “Seu lugar feliz. Sua alegria. O lugar em que a vida parece mais boa do que não boa”. Você já encontrou este lugar? 
Trecho do livro “O ano em que disse sim” , da Shonda Rhimes.

#quotes #myplaceintheworld #laspalmasdegrancanaria
  • Oh, lugar especial este Carrières de Lumières, até o café é legal demais. Conta aí, o café/restaurante de um atrativo ou monumento turístico que você adorou 💕

#provence #lebauxdeprovence #carrieredeslumieres #france #arte
  • “Por mi trabajo me veo obligada a usar las palabras para pegar un hecho con otro, y al final todo debe parecer coherente aunque no lo sea” (“La niña perdida” da Elena Ferrante). #laspalmasdegrancanaria #quotes #literatura #islascanarias
  • Já conhecia Segóvia, mas graças a Deus eu ainda consigo me emocionar com velhos “amigos” 😉 E vc, qual é aquele lugar que volta a te emocionar a cada reencontro?

#segovia #aqueduto #arteromana #espanha #patrimoniomundialdahumanidade
  • “Ela quer ser seu território” (“Amiga de juventude” de Alice Munro).
#laspalmasdegrancanaria #quotes🖋 #literatura #alicemunro #cactos🌵
  • Detalhes de um restaurante que eu amei @casagalleta Atendimento perfeito do Andrei.
#espanha🇪🇸 #madri #restaurante #casagalletta #ondecomermadri

Follow Me!