Guias de Viagem e Arte

 
 
dez 28 2016

Fontana di Trevi | O que ver em Roma #1

fontana di treviÉ incrível onde está construída, bem no meio de umas ruas estreitas. Você está andando e de repente dá com a gigantesca “Fontana di Trevi”. Ela se encontra no ponto onde na Antiga Roma se encontrava o aqueduto que ministrava água à cidade.

Antecedentes da Fontana di Trevi

Ok, mas por que construíram esta fonte na Roma Antiga neste lugar?

A estória é a seguinte. Uma donzela indicou a uns soldados que estavam meio morre, não morre o lugar onde podiam matar sua sede. Naquele momento, o lugar estava fora das portas da cidade. Então para aproveitar aquele manancial e levá-lo à cidade de Agripa, construíram um aqueduto que em homenagem à donzela foi chamado de “Acqua Virgo”.

Na parte final dos aquedutos, os romanos sempre construíam uma fonte, e também foi assim neste caso. Isso aconteceu no ano 19 a.C. Mas aquela fonte não tinha nada a ver com a fonte atual.

E quando a Fontana di Trevi foi construída?

Desde 1.730, vários artistas fizeram maquetas do projeto, inclusive Bernini. Mas a fonte saiu do papel em 1.732 e foi terminada somente em 1.762!!!

E por que se chama Fontana di Trevi?

Porque neste local convergem três ruas – “tre vie” que formam a praça. O pano de fundo da fontana é o Palácio Poli. Que foi residência de um embaixador português na época do Barroco e atualmente abriga o Museu de Arte Gráfica.

Veja o que representam as esculturas e relevos da Fontana de Trevi

Fontana de Trevi com nomes

Quando nasceu a crença das moedas na Fontana di Trevi?

O pessoal começou a jogar moedas na fonte para voltar para Roma por causa de um filme de 1954. Em “Três moedas na Fonte”, 3 secretárias norte-americanas (Dorothy McGuire, Jean Peters e Maggie McNamara) jogam umas moedas na Fontana para ter sorte. Sim, assim nasceu esta tradição, meio louco, né?!

No Brasil este filme levou o título de “A Fonte dos Desejos”. Frank Sinatra interpretou a canção do filme. Ganhadora do Oscar de Melhor Canção Original.

Para ver mais filmes onde a fontana foi a estrela, clique aqui.

Todo o dinheiro retirado da Fontana de Trevi é doado para instituições benéficas. Parece que no último ano a soma das moedas alcançou a cifra de 1 milhão de euros.

Vlog do “il dolce far niente” com a Fontana di Trevi

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!