Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 16 2014

Dois amores e dois pintores enfrentados – Caravaggio x Baglione

viajando na arteNo Museu Gemäldegalerie separadas apenas por uma pseudo porta, duas telas de pintores que se conheceram e se odiaram. Na verdade um mais que o outro, que tinha inveja da técnica e da ousadia.
Gemaldegalerie - Berlim
O invejoso era Giovanni Baglione, o invejado Caravaggio. Este último revolucionou a arte. Utilizou um contraste claro-escuro dos mais violentos. Para pintar santos utilizou gente da rua. Para as virgens, suas modelos foram prostituitas. Desta maneira, os santos & cia. ganharam vida e dramatismo. Enfim, eram tão reais quanto podiam ser seus espectadores.

Mas é claro, que Caravaggio foi considerado um pintor maldito. O que é isso de humanizar os santos, tá louco?! Observem uma de suas obras – “Amor Vincit Omnia”, ou “Amor Conquista Todo”.

Amor conquista todo

Olha a cara e o jeitão do anjo. Uma tela que era para ter caráter religioso, de amor fraternal, espiritual, reflete tudo menos estes ideais. O bispo de Roma ficou furioso com esta interpretação do Caravaggio, e encomendou uma obra ao Baglione como resposta, estilo “isso não fica assim”.

O Baglione na tela “Amor sagrado frente ao Amor profano” imita o estilo do seu rival, e até utiliza a cara do anjo do Caravaggio no seu anjo esmagado. Ridículo! O resultado é uma tela sem dinamismo, que apesar de usar o contraste do claro-escuro, não é nada transgressora. É o usual maquiado de forma grotesca.

Giovanni Baglione

Para ter a experiência de ver os dois quadros, e render homenagem ao mega blaster barroco, visite a Gemäldegalerie em Berlim!

Leia todos nossos posts de Berlim, clicando aqui.

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Depois de 15 anos sem usar jaqueta jeans, não resisti à coleção da Zara com 3 artistas espanhóis. Mostrei mais no Stories 👕
.
#zara #jeans #arte #decompras #shopping
  • Paz, paz e paz dentro do complexo de Chion-in, cujas escadarias foram utilizadas no filme com o Tom Cruise - "O Último Samurai". E que é uma das estrelas do vídeo que vou publicar hoje no YouTube - Patricia de Camargo 👈
.
#kyoto🇯🇵 #chionintemple #youtuber #vlogjapao #vlogkioto #budismo
  • Descubra no TOP100Arte, o primeiro artista a defender-se contra a pirataria e adotar um copyright 🖼🖼🖼 link na bio👈
.
#art #arte #durer #renascimento #Top100Arte #youtuber
  • Picasso, juro que hoje tava precisando te encontrar. Tô necessitada deste tipo de arte que remove as entranhas!
.
#picasso #moma #arte #cubismo #art #necessidade #artlover #newyork
  • O Pavilhão do Templo Dourado é um lugar super sagrado para o Budismo, já que guarda relíquias do Buda. É um dos símbolos do Japão junto com o Monte Fuji 🗻 .
#kinkakujitemple #kyoto🇯🇵 #vlogjapao #pavilhaodourado #japan🇯🇵 #budismo #buda
  • A poderosa Eiffel e o arco mais lindo de PARIS desde uma das janelas do museu de arte mais visitado do mundo. Para ver meu guia desse museu, clique no link da bio 😉
.
#Louvre #Paris #museum #museumguide #janela #arte #art

Follow Me!