Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 16 2014

Dois amores e dois pintores enfrentados – Caravaggio x Baglione

viajando na arteNo Museu Gemäldegalerie separadas apenas por uma pseudo porta, duas telas de pintores que se conheceram e se odiaram. Na verdade um mais que o outro, que tinha inveja da técnica e da ousadia.
Gemaldegalerie - Berlim
O invejoso era Giovanni Baglione, o invejado Caravaggio. Este último revolucionou a arte. Utilizou um contraste claro-escuro dos mais violentos. Para pintar santos utilizou gente da rua. Para as virgens, suas modelos foram prostituitas. Desta maneira, os santos & cia. ganharam vida e dramatismo. Enfim, eram tão reais quanto podiam ser seus espectadores.

Mas é claro, que Caravaggio foi considerado um pintor maldito. O que é isso de humanizar os santos, tá louco?! Observem uma de suas obras – “Amor Vincit Omnia”, ou “Amor Conquista Todo”.

Amor conquista todo

Olha a cara e o jeitão do anjo. Uma tela que era para ter caráter religioso, de amor fraternal, espiritual, reflete tudo menos estes ideais. O bispo de Roma ficou furioso com esta interpretação do Caravaggio, e encomendou uma obra ao Baglione como resposta, estilo “isso não fica assim”.

O Baglione na tela “Amor sagrado frente ao Amor profano” imita o estilo do seu rival, e até utiliza a cara do anjo do Caravaggio no seu anjo esmagado. Ridículo! O resultado é uma tela sem dinamismo, que apesar de usar o contraste do claro-escuro, não é nada transgressora. É o usual maquiado de forma grotesca.

Giovanni Baglione

Para ter a experiência de ver os dois quadros, e render homenagem ao mega blaster barroco, visite a Gemäldegalerie em Berlim!

Leia todos nossos posts de Berlim, clicando aqui.

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Tristeza pela situação catalã. A região já perdeu mais de 1000 empresas e 15% das reservas turísticas. Tudo por culpa de uma famigerada ideia de um estado paradisíaco, graças à independência. Um artista espanhol definiu bem a situação, "não é Espanha contra Catalunha; é Catalunha contra Catalunha". .
#catalunha #españa #barcelona #gaudi #casabatllo #arte #sadmoments
  • Prá todo mundo que vez ou outra, sente-se imerso neste vagão de trem, sem saber bem aonde vai chegar 🚆
.
#tokyo🇯🇵 #japan🇯🇵 #feelings
  • A obra mais polêmica de GOYA no Top100Arte, lá no meu canal do YouTube - Patricia de Camargo. Também tem link na bio 💚

#arte #goya #historiadaarte #Top100Arte #youtuber
  • Tem tanta coisa prá censurar - corrupção, narcotráfico, crimes de gênero, crimes de ódio, mas tem gente que prefere  ir atrás da arte, "que torna  a vida suportável" 🙁

Todos os autoritarismos começaram desta maneira, indo atrás de artistas. Cuidado com o que você defende!

#Repost @gabi_mariliagabriela (@get_repost)
・・・
SOMOS MUITAS VOZES QUE NÃO ACEITAM A CENSURA E A DIFAMAÇÃO.  #342Artes  #censuranuncamais  #contraacensuraeadifamação
  • Diz aí, não está ficando com vontade de conhecer Gran Canaria? 😉

#lascanterasbeach #laspalmas #iggerslaspalmas #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #beautifulday #grancanaria #laspalmasdegrancanaria
  • E o dia amanheceu assim ... simplesmente perfeito, no quintal da minha casa 🤗

#beautifulday #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #iggerslaspalmas #canaryisland #españa

Follow Me!