Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 16 2014

Dois amores e dois pintores enfrentados – Caravaggio x Baglione

viajando na arteNo Museu Gemäldegalerie separadas apenas por uma pseudo porta, duas telas de pintores que se conheceram e se odiaram. Na verdade um mais que o outro, que tinha inveja da técnica e da ousadia.
Gemaldegalerie - Berlim
O invejoso era Giovanni Baglione, o invejado Caravaggio. Este último revolucionou a arte. Utilizou um contraste claro-escuro dos mais violentos. Para pintar santos utilizou gente da rua. Para as virgens, suas modelos foram prostituitas. Desta maneira, os santos & cia. ganharam vida e dramatismo. Enfim, eram tão reais quanto podiam ser seus espectadores.

Mas é claro, que Caravaggio foi considerado um pintor maldito. O que é isso de humanizar os santos, tá louco?! Observem uma de suas obras – “Amor Vincit Omnia”, ou “Amor Conquista Todo”.

Amor conquista todo

Olha a cara e o jeitão do anjo. Uma tela que era para ter caráter religioso, de amor fraternal, espiritual, reflete tudo menos estes ideais. O bispo de Roma ficou furioso com esta interpretação do Caravaggio, e encomendou uma obra ao Baglione como resposta, estilo “isso não fica assim”.

O Baglione na tela “Amor sagrado frente ao Amor profano” imita o estilo do seu rival, e até utiliza a cara do anjo do Caravaggio no seu anjo esmagado. Ridículo! O resultado é uma tela sem dinamismo, que apesar de usar o contraste do claro-escuro, não é nada transgressora. É o usual maquiado de forma grotesca.

Giovanni Baglione

Para ter a experiência de ver os dois quadros, e render homenagem ao mega blaster barroco, visite a Gemäldegalerie em Berlim!

Leia todos nossos posts de Berlim, clicando aqui.

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!