Guias de Viagem e Arte

 
 
nov 16 2014

Dois amores e dois pintores enfrentados – Caravaggio x Baglione

viajando na arteNo Museu Gemäldegalerie separadas apenas por uma pseudo porta, duas telas de pintores que se conheceram e se odiaram. Na verdade um mais que o outro, que tinha inveja da técnica e da ousadia.
Gemaldegalerie - Berlim
O invejoso era Giovanni Baglione, o invejado Caravaggio. Este último revolucionou a arte. Utilizou um contraste claro-escuro dos mais violentos. Para pintar santos utilizou gente da rua. Para as virgens, suas modelos foram prostituitas. Desta maneira, os santos & cia. ganharam vida e dramatismo. Enfim, eram tão reais quanto podiam ser seus espectadores.

Mas é claro, que Caravaggio foi considerado um pintor maldito. O que é isso de humanizar os santos, tá louco?! Observem uma de suas obras – “Amor Vincit Omnia”, ou “Amor Conquista Todo”.

Amor conquista todo

Olha a cara e o jeitão do anjo. Uma tela que era para ter caráter religioso, de amor fraternal, espiritual, reflete tudo menos estes ideais. O bispo de Roma ficou furioso com esta interpretação do Caravaggio, e encomendou uma obra ao Baglione como resposta, estilo “isso não fica assim”.

O Baglione na tela “Amor sagrado frente ao Amor profano” imita o estilo do seu rival, e até utiliza a cara do anjo do Caravaggio no seu anjo esmagado. Ridículo! O resultado é uma tela sem dinamismo, que apesar de usar o contraste do claro-escuro, não é nada transgressora. É o usual maquiado de forma grotesca.

Giovanni Baglione

Para ter a experiência de ver os dois quadros, e render homenagem ao mega blaster barroco, visite a Gemäldegalerie em Berlim!

Leia todos nossos posts de Berlim, clicando aqui.

Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada!

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Em 2011, nossos irmãos Campana redecoraram o café do relógio do Museu D’ Orsay. Era o único que eu ainda não havia testado, mas nesta última viagem almocei por lá.

Adorei o atendimento e a comida. O preço é o esperado em um café de museu. Por uma sopa e uma taça de vinho paguei 14€. Tudo delicioso 😜

#irmaoscampana #parisfood #parislovers #paris #museudorsay
  • Olha ela vista do terraço do Arco do Triunfo. Como muitos de vocês comentaram na foto que coloquei do Arco, o legal é subir um pouco antes do sol se pôr e ver o entardecer lá de cima. É algo mágico ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ É um dos poucos monumentos que fica aberto até tarde.

#leCMN #ArcDeTriomphe #paris #parislovers #arcodotriunfo
  • Na frente de um dos nossos hotéis da viagem, prá avisar que já saiu o primeiro post de PARIS, com uma dica incrível! Visite o www.tuomaquia.com ou clique no link da bio 👍

#parislovers #lamaisonfavart #paris @hotellamaisonfavart
  • Eu viajei com a Ledinara do @curitidoce isso enriqueceu de uma maneira louca minhas experiências gastronômicas.

No mesmo dia da foto anterior, também estivemos na @maisonladuree 
Ela teve a ideia de comprar este macaron en forma de coração para provar e tirar fotos no Jardim des Tulleries, que fica do ladinho de uma das lojas.

Custou 2,10€ e nos divertimos barbaridades. Aliás se eu fosse você, seguia a @curitidoce porque ela fez vídeos de todos os doces que provamos nos 4 dias que estivemos juntas 💕

#laduree #parislovers #parisfood #paris #macaron
  • Uma das grandes experiências desta viagem: comer uma das “frutas” do grande @cedricgrolet 
O limão negro que eu comi é feito com um pequeno limão desta cor que vem do Irã após ficar um mês no deserto secando. 
O senhor que nos recebe na porta e que eu chamaria de chefe de sala, é um dos responsáveis em converter esta experiência em inesquecível. 
Não é um doce barato, mas vale cada centavo 😉

#cedricgrolet #parisfood #parislovers #doce #paris
  • Tão legal estar de bobeira e de repente, dar com ela 🤗 qual é teu lugar favorito para fotografar a torre?

#toureiffel #paris #parislovers

Follow Me!