Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 03 2017

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | Vaticano #6


Aperta o play e desfrute do post 🙂

Como é subir na cúpula da Basílica de São PedroComo é subir na cúpula da Basílica de São Pedro? Emoção inesperada. Que começa sem surpresas, mas vai num “crescendo” como a canção final de La-La-Land. Jornada que lembra que viver é diferente do que imaginar, ler nas revistas e blogs de viagens. Subir aqueles intermináveis degraus, rampas, paredes que se inclinavam, espaços mínimos, talvez contribuiram para a sensação de euforia.

Tal qual as boas canções, minha melodia teve um ápice. Estar debaixo da cúpula projetada por Michelangelo me levou às lágrimas. Não só pela beleza, mas principalmente por esta sensação exata de quanto a gente não é nada neste universo.

Ver as pessoas como formiguinhas caminhando pelo mármore da basílica,o baldaquino de Bernini parecendo de brinquedo, me provocou uma emoção tão forte, tal qual uma grande verdade revelada. Só por relembrá-la através destas linhas, voltei a chorar.

Nunca se sabe o que pode nos causar algo tão forte assim, como um estalo de realidade ou de conceitos que são materializados ali na tua frente, convertendo-se em entes vivos. Só por isso, toda a viagem do último verão já valeu a pena.
Cúpula da Basílica de São Pedro - Vaticano

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | Como encontrar a bilheteria e qual bilhete comprar

Para subir a cúpula você deve enfrentar a fila da Basílica de São Pedro. Lembre dos vigilantes da boa moral e costumes, nada de regata, shorts ou saia curta neste dia.

Faça fila para ter sua bolsa registrada, passar pelo raio-x. Do lado direito de quem olha para a basílica e antes de subir os degraus verá um cartaz sinalizando por onde deve ir para chegar à bilheteria.

Na bilheteria deverá escolher entre subir a primeira parte de elevador ou tudo pelas escadas. Se tiver problemas de mobilidade de caratér leve ou médio, vá pelo menos nesta primeira parte em elevador, porque terá apenas que subir umas poucas escadas para dar de cara com a cúpula.

Prá quem vai em cadeira de rodas, a coisa pega 🙁 A segunda parte, onde não existe elevador, é mais dura que a primeira, impossibilitando o acesso.

Para quem vai subir tudo caminhando são 551 degraus, sendo que o segundo tramo é de 320 degraus! Se decidir usar o elevador, pagará 8€, caso contrário serão 6€.
Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | Um pouco de história

O projeto da cúpula é do Michelangelo, mas ele faleceu antes de seu término. Assumindo o trabalho seu discípulo: Giacomo della Porta, que aumentou ainda mais a altura da cúpula \o/ Também passou pelas mãos de Domenico Fontana.

Esta cúpula serviu de modelo, para várias outras. Exemplos?
– Saint Paul em Londres;
– Les Invalides em Paris;
– Capitólio em Washington.

Além da enormidade, a cúpula está todinha decorada com mosaicos de Giuseppe Cesari.

Quando estiver por lá, verá em latim o escrito: “TV ES PETRVS ET SVPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM ET TIBI DABO CLAVES REGNI CAELORVM” (“Tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja. A ti te darei as chaves do reino dos céus”). Por curiosidade, as letras desta inscrição tem dois metros de altura!

Cúpula da Basílica de São Pedro - Vaticano

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | + informação prática

A basílica de outubro a março abre das 7:00 às 18:00 horas; de abril a setembro das 7:00 às 19:00 horas. A cúpula abre 1 hora depois e fecha 1 hora antes.

Para chegar até lá de metrô: pegue a Linha A e desça em Ottaviano. Tem gente que prefere Cipro “Musei Vaticani”. Eu acho mais perto a parada de Ottaviano.

A visita à cúpula termina dentro da Basílica de São Pedro. Por isso, o melhor é deixar um tempo para visitar a igreja após a cúpula, assim evitará passar outra vez pelos vigilantes e raio-x.

Caso queira incluir os Museus Vaticanos no mesmo dia, programe-se para passar o dia todo pelo Vaticano. Começaria cedinho pelos museus, quando sua cabeça ainda está fresca e pode assimilar a loucura do acervo da instituição.
Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | O Vlog: Suba comigo!

A parte do Vaticano começa no minuto 2:49.

Chamada video 2

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste ano de 2017, coloque o código: 2017AFL. Para ver os descontos em outros anos, clique aqui

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Prá todo mundo que vez ou outra, sente-se imerso neste vagão de trem, sem saber bem aonde vai chegar 🚆
.
#tokyo🇯🇵 #japan🇯🇵 #feelings
  • A obra mais polêmica de GOYA no Top100Arte, lá no meu canal do YouTube - Patricia de Camargo. Também tem link na bio 💚

#arte #goya #historiadaarte #Top100Arte #youtuber
  • Tem tanta coisa prá censurar - corrupção, narcotráfico, crimes de gênero, crimes de ódio, mas tem gente que prefere  ir atrás da arte, "que torna  a vida suportável" 🙁

Todos os autoritarismos começaram desta maneira, indo atrás de artistas. Cuidado com o que você defende!

#Repost @gabi_mariliagabriela (@get_repost)
・・・
SOMOS MUITAS VOZES QUE NÃO ACEITAM A CENSURA E A DIFAMAÇÃO.  #342Artes  #censuranuncamais  #contraacensuraeadifamação
  • Diz aí, não está ficando com vontade de conhecer Gran Canaria? 😉

#lascanterasbeach #laspalmas #iggerslaspalmas #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #beachday #beautifulday #grancanaria #laspalmasdegrancanaria
  • E o dia amanheceu assim ... simplesmente perfeito, no quintal da minha casa 🤗

#beautifulday #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #iggerslaspalmas #canaryisland #españa
  • Ao final, estamos todos vivendo sob este único céu azul. Ao final, não somos eternos, prá que tanto desejo de separação? Prá que tanto ódio? 
E fico em estado de choque, quando vejo quem é imigrante, defendendo este ódio.

Follow Me!