Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 03 2017

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | Vaticano #6


Aperta o play e desfrute do post 🙂

Como é subir na cúpula da Basílica de São PedroComo é subir na cúpula da Basílica de São Pedro? Emoção inesperada. Que começa sem surpresas, mas vai num “crescendo” como a canção final de La-La-Land. Jornada que lembra que viver é diferente do que imaginar, ler nas revistas e blogs de viagens. Subir aqueles intermináveis degraus, rampas, paredes que se inclinavam, espaços mínimos, talvez contribuiram para a sensação de euforia.

Tal qual as boas canções, minha melodia teve um ápice. Estar debaixo da cúpula projetada por Michelangelo me levou às lágrimas. Não só pela beleza, mas principalmente por esta sensação exata de quanto a gente não é nada neste universo.

Ver as pessoas como formiguinhas caminhando pelo mármore da basílica,o baldaquino de Bernini parecendo de brinquedo, me provocou uma emoção tão forte, tal qual uma grande verdade revelada. Só por relembrá-la através destas linhas, voltei a chorar.

Nunca se sabe o que pode nos causar algo tão forte assim, como um estalo de realidade ou de conceitos que são materializados ali na tua frente, convertendo-se em entes vivos. Só por isso, toda a viagem do último verão já valeu a pena.
Cúpula da Basílica de São Pedro - Vaticano

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | Como encontrar a bilheteria e qual bilhete comprar

Para subir a cúpula você deve enfrentar a fila da Basílica de São Pedro. Lembre dos vigilantes da boa moral e costumes, nada de regata, shorts ou saia curta neste dia.

Faça fila para ter sua bolsa registrada, passar pelo raio-x. Do lado direito de quem olha para a basílica e antes de subir os degraus verá um cartaz sinalizando por onde deve ir para chegar à bilheteria.

Na bilheteria deverá escolher entre subir a primeira parte de elevador ou tudo pelas escadas. Se tiver problemas de mobilidade de caratér leve ou médio, vá pelo menos nesta primeira parte em elevador, porque terá apenas que subir umas poucas escadas para dar de cara com a cúpula.

Prá quem vai em cadeira de rodas, a coisa pega 🙁 A segunda parte, onde não existe elevador, é mais dura que a primeira, impossibilitando o acesso.

Para quem vai subir tudo caminhando são 551 degraus, sendo que o segundo tramo é de 320 degraus! Se decidir usar o elevador, pagará 8€, caso contrário serão 6€.
Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | Um pouco de história

O projeto da cúpula é do Michelangelo, mas ele faleceu antes de seu término. Assumindo o trabalho seu discípulo: Giacomo della Porta, que aumentou ainda mais a altura da cúpula \o/ Também passou pelas mãos de Domenico Fontana.

Esta cúpula serviu de modelo, para várias outras. Exemplos?
– Saint Paul em Londres;
– Les Invalides em Paris;
– Capitólio em Washington.

Além da enormidade, a cúpula está todinha decorada com mosaicos de Giuseppe Cesari.

Quando estiver por lá, verá em latim o escrito: “TV ES PETRVS ET SVPER HANC PETRAM AEDIFICABO ECCLESIAM MEAM ET TIBI DABO CLAVES REGNI CAELORVM” (“Tu es Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha igreja. A ti te darei as chaves do reino dos céus”). Por curiosidade, as letras desta inscrição tem dois metros de altura!

Cúpula da Basílica de São Pedro - Vaticano

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | + informação prática

A basílica de outubro a março abre das 7:00 às 18:00 horas; de abril a setembro das 7:00 às 19:00 horas. A cúpula abre 1 hora depois e fecha 1 hora antes.

Para chegar até lá de metrô: pegue a Linha A e desça em Ottaviano. Tem gente que prefere Cipro “Musei Vaticani”. Eu acho mais perto a parada de Ottaviano.

A visita à cúpula termina dentro da Basílica de São Pedro. Por isso, o melhor é deixar um tempo para visitar a igreja após a cúpula, assim evitará passar outra vez pelos vigilantes e raio-x.

Caso queira incluir os Museus Vaticanos no mesmo dia, programe-se para passar o dia todo pelo Vaticano. Começaria cedinho pelos museus, quando sua cabeça ainda está fresca e pode assimilar a loucura do acervo da instituição.
Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro

Como é subir na cúpula da Basílica de São Pedro | O Vlog: Suba comigo!

A parte do Vaticano começa no minuto 2:49.

Chamada video 2

Planeje aqui sua viagem para ITÁLIA

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: VENEZANÁPOLES | CAPRI | POSITANO |  SORRENTO | AMALFI | ROMA | FLORENÇA | MILÃO | BÉRGAMOAssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Prove abaixo …

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

5 Comentários

  1. Katia Cardoso

    Estou organizando minha viajem a Itália em maio. Gostaria de saber quanto tempo vc levou desde a entrada a Basílica, compra do ingresso a Cúpula, subida e descida.
    Existe uma escada para subir e outra para descer ou é tudo junto?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Katia,
      entre a chegada, passar no raio-x, subir e descer foram umas 2 horas, mas leve em consideração que eu paro muito para tirar fotos e fazer vídeos.
      Se havia uma ou duas escadas, caramba, fiquei puxando a memória e perguntei para meu marido e a gente 100% não se lembra, mas achamos que haviam 2 porque era um agosto, ou seja, alta temporada e no vídeo a gente não cruza com ninguém no sentido contrário. Mas realmente não me lembro, mas fica tranquila porque eu sou claustrofóbica e não passei mal na subida ou na descida.
      Um abraço

      responder
  2. Katia Cardoso

    Muito obrigada por responder.
    Desculpe fazer a mesma pergunta em plataformas diferentes ?
    Estou aprendendo muito com seu blog e canal!!

    responder
  3. Gislaine dos Santos

    Oi Patricia tudo bem? Marquei o Castelo Sant’ Angelo as 09 hrs e Vaticano e Capela Sistina as 11h30, você acha que ainda consigo pegar a fila para entrar na igreja e subir na Cúpula de São Pedro? ou geralmente tem muita fila? vai ser num sábado dia 08/06/2019,agora analisando entendo que não deveria ter comprado o ingresso do Castelo Sant’ Angelo;

    responder
    • Patricia de Camargo

      Gislaine, tranquila, veja só, vai depender de quanto tempo você normalmente passa num museu. Os museus vaticanos são enormes, considere que vai ficar no mínimo entre 2 e 3 horas, mas se for louca por arte, será o resto do dia. Caso fique entre 2 e 3 horas, conseguiria subir na cúpula, mas fazendo as coisas sem muitos intervalos para comer ou descansar.

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Inventando novas perspectivas para gravar os primeiros vídeos da nova série de arte, que estreia no domingo no YouTube - Patricia de Camargo. 
Na verdade, eu queria lançar primeiro outra série, mas a danada está me dando mais trabalho e por isso decidi colocar em prática uma nova ideia que será fixa no canal se vcs curtirem 😉

#youtubersbrasil #arte #arte+10 #historiadaarte
  • Me conta, você já esteve na Bélgica?

Se já esteve, o que mais gostou, lugares, museus, comidas, vale tudo 😜

Se nunca foi, tem vontade de ir?

#belgicalovers #museu #bruxelas #arte #art
  • Post novo e fundamental para quem vai visitar Bruxelas - como se locomover pela cidade. Inclui preços, como usar o cartão do transporte público, aplicativos e mapa. Link na bio ou visite o www.turomaquia.com. 
#belgicalovers #bruxelas #grandplace #dicasdeviagem
  • Oiiii, hoje temos bate papo ao vivo sobre arte. Às 19:00 horas no YouTube Patricia de Camargo. Mais tarde vou colocar o link direto no Twitter do Turomaquia e no Facebook. E aqui na bio 👈🏽 Compartilhe este vídeo com aquela pessoa que você sabe que ❤️ arte!

#renascimento #venezalovers #tiziano #arteemveneza #lendoarte
  • 14 obras que você não pode perder em um dos museus mais importantes da Itália, a Accademia de Veneza. Guia gratuito by Patricia de Camargo 😉no www.turomaquia.com 👈🏽 #accademiadevenezia #venezalovers #guiademuseu #arte365 #historiadaarte
  • Tenho uns clientes maravilhosos! Olha o carinho da Bruna e do Bruno que se lembraram de mim em Paris e me enviaram estas fotos lindas 💕💕💕 Prá quem chegou aqui há pouco tempo, os Cadernos de Viagem Turomaquia (CVT) são guias personalizados. 
#turomaquia #paris #guiapersonalizado #guiadeviagem

Follow Me!