Guias de Viagem e Arte

 
 
maio 23 2011

Como é o processo de nacionalidade espanhola por residência?

Genteeee, hoje fiz minha carteira de identidade e passaporte espanhol. Como queria os dois documentos já, para fechar uma fase e começar o momento “trocação”. Encarei a fila sem pedir uma hora. Para evitá-la é necessário pedir por Internet uma hora e você vai na Polícia e pronto rapidinho é atendido. Como eles começam a dar números para quem não pediuhora às 08:15, cheguei às 07:50. Às 10:20 fui atendida. Paguei 10,20€ pelo DNI (a carteira de identidade daqui) e 25€ pelo passaporte.

Recebo muitos comentários perguntando sobre como é o processo de nacionalidade e quanto tempo demora desde a solicitação até a resoluçao. Por isso decidi que o Video 4, do Projeto Video365 trataria deste tema. Com vocês mais uma produção turomaquia …

Posts relacionados:
Documentos para a nacionalidade espanhola – Dúvidas
Mais questões sobre os documentos para a nacionalidade espanhola

video: turomaquia_2011

36 Comentários

  1. Dany

    ENHORABUENA!!!!!
    Esse é o desejo de muita gente que vem pra cá e quer ficar: encontrar um grande amor, batalhar muito e no dia a dia ver que cada coisa valeu a pena.
    Eu gosto do passaporte de capinha verde, mas como apaixonada pela Espanha, também me encanta muito a capinha vermelha!!!
    :*

    Dany

    responder
    • marcos

      nossa me desanimei con isto de jura bandeira e tal rei etc,eu morei en madrid 4 anos casei con uma espanhola, e agora estou me separando tenho um filho,vim para o brasil ano passado queria ter a nacionalidade assim a mae nao me ia proibir de ver meu filho no futuro,isso tambem para facilita a entrada minha no pais,e agora os meus documentos vencem em dezembro,oque eu faço será que posso renova por mais 5 anos

      responder
      • Patricia de Camargo

        Marcos, para renovar vc tem que estar residindo na Espanha. E para pedir a nacionalidade também, tanto por arraigo como por matrimônio.
        Um abraço

        responder
  2. Patricia de Camargo

    Recebi esta pergunta por e-mail:
    Olá Patrícia!
    Vou me casar na Espanha e queria saber mais sobre a certidão de nascimento,pois sou divorciada.Me ajude por favor,pois pretendemos nos casar em dezembro e agora em agosto vou me empadronar para dar entrada nos papéis.
    Aguardo sua resposta.
    Um abraço

    Resposta: a certidão de nascimento é um documento obrigatório, mesmo quando a pessoa é divorcidada. Entendo que no teu caso também deveria apresentar a certidão de casamento com o divórcio averbado.
    Um abraço,
    Patricia

    responder
  3. maria rita

    oi patricia meu e rita morei 6 anos na espanha tive um filho que nasceu na espanha e tem nacionalidade espanhola estou no brasil a dois queria sabe se tem como arrumar meus documentos para pode volta a espanha

    responder
    • Patricia de Camargo

      Maria Rita, infelizmente não tenho como te ajudar, porque se trata de uma situação bem diferente da minha 🙁

      responder
  4. Gabriel Sanchez

    Olá Patricia,

    Meu vô era espanhol, porém ja faleceu e minha mãe nao tirou a cidadania espanhola. Como já tenho 22 anos (mais de 21), somente minha mãe como neta pode tirar certo? Porém posso tirar a nacionalidade por residência igual você devido ao meu vô ser espanhol caso eu more um ano na Espanha. Eu quero fazer um mestrado na espanha que dura exatamente um ano. Você sabe se consigo deixar as coisas prontas para quando eu acabar o mestrado eu conseguir a cidadania já ou só posso começar a pedir a cidadania depois de ter residido lá durante um ano? Pois pretendo continuar la depois do mestrado, e para arranjar emprego é muito melhor com a cidadania. Obrigado desde já

    Gabriel

    responder
  5. Beatriz

    Oi Patrícia,

    Tudo bom? Ví teu vídeo sobre o processo de nacionalidade por residencia e fiquei com umas dúvidas. Sou neta de espanhol e não sabi da limitação de até os 18 anos para solicitar minha cidadania, que eu sempre quis ter, mas só pedi aos 19, e depois de entregar minha certidão preenchida a atendente me informou e eu me acabei de chorar. Isso foi em 2005. Mas sempre quis viver na terra de meus ancestrais. Hoje tenho 28 anos e sou formada em jornalismo e curso Direito. Estou com tudo organizado para passar um ano em Salamanca em intercâmbio acadêmico.

    Minha intenção era dar entrada na minha cidadania por residencia assim que completasse um ano, conforme a exigência legal, mas pelo teu vídeo vi que eu precisaria continuar residindo ai por até três anos para poder finalmente tê-la, é isso? Fiquei um pouco preocupada… Sabes se o processo hoje continua igualmente moroso? Vi que teu vídeo é de 2011…

    Meu medo é que esse um ano estarei sendo bancada por meus pais (uma vergonha na minha idade, eu sei), mas minha preocupação é que eu só teria a cidadania com de 2 a 3 anos depois de dar entrada em tudo, lá para 2017, e até lá não teria permissão para trabalhar, é isso? Qualquer informação que você pudesse me dar ajudaria muito.

    Grata.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Oi Beatriz, teu pedido é diferente do meu, que foi por matrimônio, mas quem sabe vc possa se encaixar no período de 1 (tema de ascendência) ou 2 anos (iberoamericana) de residência:
      Esta forma de adquisición de la nacionalidad exige la residencia de la persona en España durante diez años de forma legal, continuada e inmediatamente anterior a la petición. Existen casos en los que el período de residencia exigido se reduce; estos son:

      Cinco años: para la concesión de la nacionalidad española a aquellas personas que hayan obtenido la condición de refugiado.
      Dos años: para los nacionales de países iberoamericanos, Andorra, Filipinas, Guinea Ecuatorial, Portugal o personas de origen sefardí.
      Un año para:
      El que haya nacido en territorio español.
      El que no ejerció debidamente su derecho a adquirir la nacionalidad española por opción.
      El que haya estado sujeto legalmente a la tutela (bajo la vigilancia de un tutor), guarda o acogimiento (el acogimiento que permite la reducción de residencia legal a un año es aquél en que existe resolución de la entidad pública que tenga en cada territorio encomendada la protección de menores y los acogimientos que estén judicialmente reconocidos) de un ciudadano o institución españoles durante dos años consecutivos, incluso si continuare en esta situación en el momento de la solicitud.
      El que, en el momento de la solicitud, lleve un año casado con un español o española y no esté separado legalmente o de hecho.
      El viudo o viuda de española o español, si en el momento de la muerte del cónyuge no estaban separados, de hecho o judicialmente.
      El nacido fuera de España de padre o madre, (nacidos también fuera de España), abuelo o abuela, siempre que todos ellos originariamente hubieran sido españoles.

      Meu processo demorou como expliquei no video, e realmente ñ sei quanto tempo está levando agora. Mas pense que terá que estar residindo 1 ou 2 anos para daí dar entrada, e eu ñ acredito que saia antes de 1 ano. E sim, ñ se pode trabalhar legalmente sem a residência, apenas se uma empresa requer sua mão-de-obra caso ñ haja um espanhol qualificado para o posto, mas como estamos em crise este processo é complicado e para dar entrada você teria que retornar ao Brasil, porque tem que sair com um visto especial de trabalho desde o país de origem.

      A alternativa seria conseguir uma bolsa de estudo ou entrar em projetos na universidade que te pagassem algo como bolsista.

      Um abraço

      responder
      • Alexander

        Olá! Tenho umas perguntas, segue:

        1) Para quem nasceu no Brasil, 2 anos de residência são suficientes para dar entrada no processo de naturalização?

        2) Visto de estudante (pós-graduação) conta para efeitos de naturalização?

        3) Se a resposta da pergunta acima for negativa, pergunto: qual tipo de visto conta?

        Desde já, obrigado!

        responder
        • Patricia de Camargo

          Alexander,

          dá uma olhada neste site: http://www.mjusticia.gob.es/cs/Satellite/es/1215198282620/Estructura_P/1215198291413/Detalle.html é o oficial do Ministério. O processo é de obtençao de nacionalidade.

          a) seriam suficientes 2 anos, mas neste caso acho que seria o pedido por arraigo, então deverá comprovar que se encaixa em algum dos motivos que gerariam este “arraigo”;
          b) tem que estar legal, o tipo de visto ñ importa mas os motivos para o arraigo, e deverá comprovar que possui meios para se manter financeiramente na Espanha;

          Um abraço 🙂

          responder
          • Alexander

            E o que seria esse “arraigo”?

            obrigado!

          • Patricia de Camargo

            É o estabelecimento de laços emocionais ou laborais com o lugar, que possam ser comprovados.

            Um abraço

  6. Adriana Otero

    Olá
    Adorei seu site. Informações muito claras.
    Tenho dúvidas, será que pode me ajudar? Estou pensando em tirar a dupla nacionalidade, meu pai é espanhol. Tenho um filho de 11 anos e pelo que lí, pra mim e pra ele será mais “fácil”. Mas como seria pro meu marido? Somos casados há 14 anos e queremos morar lá. Outra dúvida: seria melhor eu pedir a dupla cidadania aqui, antes mesmo de viajar, ou pedir já depois de ter me mudado. Por favor, se puder me responda. Ainda não consegui resposta pra essas perguntas. Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Adriana, a parte da nacionalidade de descendentes eu ñ sei nada porque meu pedido foi diferente. Agora em relação ao teu marido, ele somente poderá pedi-la caso vocês vivam por aqui e por um tempo. E no caso dele, apenas poderá dar entrada quando já estiver residindo em Espanha. E imagino que ele somente poderá pedir quando você e teu filho já sejam espanhóis.
      Um abraço

      responder
  7. zenaide

    Estou no Brasil saiu minha nacionalidade mais Nao posso viajar. Será que posso jurar pelo consulado aqui em são Paulo?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Zenaide, desculpa mas nao poderei te ajudar, porque ñ realizei nenhum destes trâmites no Brasil 🙁
      Um abraço

      responder
  8. Karin

    Olá Patricia! gostei muito do seu blog! Pretendo morar um ano em Fuerteventura. Moro no Brasil e antes de ir à Espanha, eu pedirei o visto de longa duração (12 meses máximo) para que, após um ano, possa requerer a minha nacionalidade espanhola. Meu avô era espanhol. A primeira questão é: se após um ano morando na Espanha eu fizer o que você fez, por exemplo, agendamento de cita prévia, documentos, cita, juramento, etc. eu tenho necessariamente que “ficar esperando” em território espanhol? Em caso afirmativo, o meu visto terá vencido – o de longa duração concedido ainda no Brasil – e como ficarei “legal” na Espanha com todo esse tempo de espera? Dá para pedir a prorrogação, em território espanhol? O protocolo da cita prévia é suficiente? A segunda questão é a condição econômica a ser provada na entrevista propriamente dita. Como não estarei trabalhando, pois o meu visto de residência não permitirá, eu tenho que demonstrar um valor “x” na minha conta bancária, certo? como saber o valor pedido? Não encontro essa informação em nenhum lugar. Obrigada desde já. Felicidades e parabéns pelo seu passaporte “rojo”!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Karin, eu tinha um visto de estudante antes de me casar, e que podia prorrogar enquanto estivesse estudando por aqui, e sim se pedia a prorrogação aqui no que chamam “Extranjería”. Quando me casei ganhei um visto de cônjuge de cidadão europeu, que valia por 5 anos, e que podia ser prorrogado, pelo que não vivi tua situação. Como vc vai pedir a nacionalidade por uma via diferente, vc necessita esperar os 12 meses? Mesmo sendo por ascendente?

      Para provar minha condição econômica mostrei minha bolsa de estudos, eu era bolsista do Ministério de Industria, Turismo e Comércio da Espanha. Mas tenho uma amiga que mostrou seus rendimentos no Brasil, para comprovar que podia se manter na Espanha, que ela tinha um aluguel, apartamento, pensão, etc.

      E sim, devia estar na Espanha durante todo o período no meu caso, porque meu pedido era de nacionalidade por residência, assim se fosse embora e me chamassem ñ teria direito. No teu caso que é outro tipo de processo não sei dessa obrigatoriedade 🙁

      Um abraço

      responder
      • Karin

        Obrigada Patricia. Sim, meu avô é espanhol de origem e a regra é que os netos tenham de morar 1 ano na Espanha. Essa lei surgiu em 2007, creio, para incentivar os mais jovens a morarem na Espanha. Quanto a residir na Espanha “enquanto espero” todo o trâmite, a coisa muda de figura. Terei de tomar outras decisões. Mudando de assunto e apenas para contribuir com outra informação: quero acrescentar que eu havia pensado em obter visto de estudos (idioma) para fazer algo durante a estadia dos 12 meses. Porém, o estudo sem que envolva atividade investigativa não é motivo para concessão da nacionalidade. Somente o estudo com pesquisa, um mestrado, por exemplo, dará o direito. Vi que você teve uma pergunta de estudante que quer ficar um ano, com os pais financiando a estadia. Ela tem avô espanhol. Eu penso que deve ser pesquisado melhor as condições para concessão da cidadania. Obtive algumas informações, embora resumidas, numa página http://www.parainmigrantes.info. Abraços.

        responder
  9. maria guimarães

    Olá, minha vó nasceu na Espanha , COMO FAÇO PARA ter dupla cidadania?
    obrigada,
    Maria

    responder
  10. marcia

    vive,12 anos na espanha…….fui pareja de echo.de um espanhol durante uns 9 anos,,,tudo documentado por notarios….com matricula consular e por ultimo residencia y trabajo….total:::de tanto calvario resolvi vir embora e deixar tudo,,tive um filho espanhol com meu conjugue.vivo no brasil,,,meu filho ja completou 18 anos….assim que vim embora depois de alguns meses meu ex conjugue me informa que recebeu uma notificacao por correios sobre minha nascionalidade!!!pensa!!!minha residencia JA ATE CADUCOU….

    responder
  11. Dani

    Vive a 9 anos na España,fui pareja de un espanol sem filhos..minha nacionalidade ficou pronta desde 2013 ,tenho minha tarjeta caducada… por causa de saude ñ voltei ,gostaria de voltar dentro de uns meses para resolver isso alguem sabe me informar se posso conseguir algum permisso de regresso …Gracias

    responder
    • Patricia de Camargo

      Dani, ñ entendi uma coisa, vc jurou bandeira e pegou o documento da nacionalidade?

      responder
  12. Douglas Garcia

    Ola!
    Só uma informação para a Karin, netos de Espanhois , caso o pai ou a mãe já tenha a nacionalidade de origem, vc tem direito de residência e trabalho na Espanha!

    responder
    • Juliana

      Oi Douglas, tudo bem?! ESte é o meu caso. Você poderia explicar melhor?? Como assim “netos de Espanhois , caso o pai ou a mãe já tenha a nacionalidade de origem, tem direito de residência e trabalho na Espanha!”?? Obrigada

      responder
  13. Victor Domingues

    Ola

    Ouvi dizer que na hora de obter a nacionalidade o juiz faz um teste composto por diversas perguntas orais e se caso vc não tiver sucesso, sua nacionalidade é cancelada…isso e verdade?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Victor, a partir de agora sim haverá um teste para obtenção da nacionalidade, mas isso é recente, vai começar a ser aplicado agora e ainda há outra novidade, vão começar a cobrar pelo pedido.
      Um abraço

      responder
  14. Dri Chiari

    Ola, venho acompanhando seu blog ha algum tempo.
    Minha duvida para a juntada de docs para a cidadania de meu pai ja q é filho de espanhois, não estou conseguindo a certidao de nascimento de minha avó que nasceu em Almeria.
    Vc tem alguma dica de como consegui-la? obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Dri, infelizmente não posso te ajudar porque meu processo de nacionalidade espanhola foi por residência, mil perdões!

      responder
  15. jaile pereira de almeida

    Ola tenho uma duvida sou casado com uma brasileira com nacionalidade espanhola,resido em Elalamo ela tem contrato de trabalha conta no banco tem todos os documemtos e eu tenho livro de família enpadronamento seguro salude q documentação mais falta para dar entrada no meu NIE se alguém sabe me informar eu agradeço obrigado….

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jaile, para dar entrada no NIE é só ir na Extranjería com estes documentos e entrar na fila dos cidadãos casados com comunitários, a fila é bem menor e o NIE tem validade de 5 anos.

      Um abraço

      responder
  16. Joao Domingos

    Hi por favor gostaria d saber depois do juramento d bandeira em espanha Madrid quanto tempo Es requerido pra obteres o Bilhete e passaporte ou tratas no mesmo dia q juras a bandeira
    Obter por residencia obrigado

    responder
    • Patricia de Camargo

      Depois de jurar a bandeira, você pode ir à autoridade policial para fazer o passaporte. A maioria das comunidades autónomas requer que se peça hora para isso, portanto o prazo depende de cada lugar solicitado.
      Um abraço

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!