Guias de Viagem e Arte

 
 
fev 03 2009

Documentos para nacionalidade espanhola – duvidas 1

Tenho recebido algumas perguntas sobre a questão da nacionalidade, e acho melhor respondê-las todas diretamente no blog, porque muita gente pode ter as mesmas dúvidas.

Necessidade de legalização dos documentos

Uma pessoa passou pelo blog e disse que perguntou em um registro civil espanhol e lhe disseram que os documentos expedidos no Brasil não precisavam ser devidamente legalizados. Eu acho estranho que digam isso, já que o nosso país não assinou o Acordo de Haia e portanto, os documentos nacionais somente são válidos em outros países após a legalização. Leitor, pense no seguinte, quem sabe aceitem teus documentos em algum registro civil espanhol sem a legalização, mas depois estes documentos vão para uma central em Madrid, e eles podem pedir para repetir documentos ou até te pedir mais documentos, e inclusive que realize a legalização. Isto fará com que teu processo seja ainda mais lento!Outra coisa, alguém pode informar que não precisa, mas na hora que você vai entregar os documentos, outra pessoa realize a conferência e não os aceite.O trâmite no Brasil não é nenhum bicho de sete cabeças, é apenas:
1) reconhecer firma da pessoa que assina o documento, isso é bem fácil. Por exemplo no caso da certidão de nascimento, no mesmo cartório podem realizá-la.
2) Enviar para a legalização de documentos em Brasilia, ou ir a um dos escritórios existentes em Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e agora por via postal em São Paulo. Para ver os endereços das representações do Ministerio de Relações Exteriores entrem no seguinte link:
http://www.itamaraty.gov.br/index.php?lang=pt-BR

Eu mandei para Brasilia, e eles me devolveram tudo certinho, é um serviço bastante eficiente.

Já quando você chega na Espanha deve passar o documento pelo Ministerio de Assuntos Exteriores, para tanto deve pedir uma “cita previa” através da página:
http://citaprevia.maec.es/citaprevia/
A página é muito fácil, por exemplo, eu testei hoje, e eles me dariam horário no próximo dia 17, e posso escolher a hora.

Em nenhum dos dois países se paga para legalizar os documentos.

Veja que no site do Ministerio de Justiça se fala da necessidade de legalização –

Documentos que han de acompañar a la solicitud en todo caso:

  • Tarjeta de residencia o certificado de la inscripción en el Registro de
  • Extranjeros, en caso de ser nacional de los países de la Unión Europea o de otros estados parte en el Acuerdo sobre el Espacio Económico Europeo.
  • Pasaporte.
  • Certificado de empadronamiento, en su caso.
  • Certificado de nacimiento del interesado debidamente legalizado o apostillado y traducido, en su caso.
  • Certificado de antecedentes penales del país de origen debidamente legalizado apostillado y traducido, en su caso, o certificado consular de buena conducta. Ni el certificado de antecedentes penales ni el consular de buena conducta será necesario si se solicita la nacionalidad para menores de edad.
  • Documentos acreditativos de los medios de vida para residir en España.
  • El certificado de antecedentes penales expedido por el Registro Central de Penados y Rebeldes, ya no ha de ser aportado por el interesado. La Dirección General de los Registros y del Notariado está autorizada, tras la reforma de la
  • Ley de Registro Civil a recabarlo de oficio, sin necesidad de consentimiento del interesado.Otros documentos que quiera aportar el interesado, o que sean requeridos por el Encargado del Registro Civil y que guarden relación con el expediente. Otros documentos que le soliciten en el Registro Civil.

Documentos que han de acompañar a la solicitud en determinados casos

  • Autorización judicial para actuar en representación del menor o incapaz, si se solicita la nacionalidad para un menor o incapaz.
  • Certificado de nacimiento de los hijos menores de edad, si los hubiere.
  • En caso de que se solicite la nacionalidad por matrimonio con español, deberá aportar certificado de nacimiento del cónyuge y certificado de matrimonio, que deberá estar inscrito en el Registro Civil español.
  • En caso de haber nacido fuera de España y alegar ser hijo o nieto de español/a de origen, deberá aportar además: Certificado literal de sus ascendientes españoles (el de su/s progenitor/es español/es y, en caso de tratarse de nietos, además, el de su/s abuelo/s).
  • En caso de ser viudo/a de español/a deberá aportar, además del certificado de matrimonio inscrito en el Registro Civil español, certificado literal de nacimiento del cónyuge y certificado de defunción.
  • En caso de haber estado sujeto legalmente a la tutela, guarda o acogimiento de un ciudadano o institución españoles, deberá además aportar: copia de la resolución judicial que determine la tutela o documento de la autoridad competente de la Comunidad Autónoma en esta materia.
  • En caso de tratarse de solicitantes que no ejercitaron oportunamente la facultad de optar, deberán aportar además: la documentación que acredite que pudo en su día ejercitar el derecho de opción.

– Brasileira casada com espanhol que não vive na Espanha
Ainda estou verificando esta questão, mas aparentemente não é possível pedir a nacionalidade se o casal não reside em Espanha. Para tanto teria que residir por um determinado período no estado espanhol. Até porque o trâmite se chama nacionalidade por residência baseada em matrimônio. E tudo indica que teria que viver ao menos um ano em Espanha antes de entrar com o processo de nacionalização.

Destaque do post:
Documentos para nacionalidade espanhola
Legalização de documentos em Espanha
Nacionalidade por matrimônio

Instagram-banner
Leia também:
Documentos para nacionalidade espanhola
Documentos para nacionalidade espanhola – Parte 2

Imagem: http://www.amnistiacatalunya.org/edu//humor/dudh/15-maximo.GIF

Tags Technorati: , , ,

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

50 Comentários

  1. Anonymous

    OI, VC ESQUECEU DE COMENTAR QUE DEPOIS DE LEGALIZAR EM BRASILEIRA, ANTES DE MANDAR PRA ESPANHA TEM QUE PASSAR PELO CONSULADO DE ESPANHA NO BRASIL.QUANDO DOCUMENTO CHEGA AKI TEM QUE TER 2 SELOS, UM DO MINISTERIO E OUTRO DO CONSULADO.EU ME CASEI NA ESPANHA, POR LEI, COM UM ANO DE CASADO PODE PEDIR NACIONALIDADE. O TEMPO CONTA APARTIR DO RECONHECIMENTO DO CASAMENTO NA ESPANHA.QUANDO SE RECEBE UN LIVRO DE FAMILIA, APARTIR DESSE MOMENTO, 1 ANO.

    responder
  2. Patricia de Camargo

    OI, você tem toda razão, eu tinha comentado sobre os carimbos em um post anterior:http://www.turomaquia.com/2008/06/documentos-para-nacionalidade-espanhola.htmlValeu pela visita e espero tua ajuda sempre!!!

    responder
  3. Danilo

    ¿La traduccion de los documentos debe realizarse en que momento?

    responder
  4. Patricia de Camargo

    Danilo,Enviei os documentos ao Ministerio, depois ao Consulado, e então traduzi na Espanha, se necessitar eu posso te passar uma excelente juramentada, e então legalizei os documentos no Ministerio na Espanha.Seria: Ministerio Brasil – Consulado Espanhol no Brasil – Tradução Espanha com juramentada – Legalização Ministerio EspanhaAmbos ministerios não cobram, o consulado me cobrou pelos carimbos.

    responder
  5. Anonymous

    oi, gostaria de desse mais riquesa de detalhes no processo, quais documentos devem ser traduzidos aki…. estou no brasil, qual o procedimento a ser feito aki e na espanha, minha mae mora ai.anaraquel_enfermeira@hotmail.com

    responder
  6. Anonymous

    Tengan muy buenos dias.En mi desesperacion por conseguir informacion relacionada al apostillado encontre su blog y me parace el lugar mas aprpopiado para informase debidamente sobre estos ytramites burocraticos.Espero que escribiendo me puedan ayudar a resover o aclarar y despejar mis dudas.Mi novia es de Brasil, yo soy de la Republica de El Salvador. Nosotros decidimos hemos tomado la decision de contraer matrimonio civil y religioso. Nuestros planes eran casarnos la ultima semana de mayo de 2010, mas no contabamos con tanta burocracia juridica y diplomatica. Ahora no sabemos si nuestro sueno de casarnos se vea empanado por tudos esos requerimientos.Comento un poco mi caso. Mi novia vive en brasil, ella es viuda. Yo consulte con algunos de mi pais pero mas parece que viven en la ignorancia misma. Unos dicen una coisa y algunos estan completamente perdidos. Yo pregunte que documentacion de mi novia se necesitan en mi pais para poder casarnos. Ellos pidieron la documentacion siguiente….Copia de Documentos de Identificacion, siendo estos pasaporte y cedula de identidad. Ademas pidieron su cartorio de nacimiento y dijeron que debe ser apostillada. Luego me pideron un acta de defunsion de su antigo marido para compomprobar su viudez de forma legal, diciendo que esta tambien debe venir apostillada. Ahora mi regunta es…Realmente es necesario el apostillado………Que docuementos deben ser debidamente apostillados para que una brasilena pueda casarse en otro pais que no sea brasil……En el caso de ella quee s viuda, debe comprobarse con algun documento y debe este ser apostillado……Que personas o instituciones tienen facultad legal para realizar apostillados.Agradeceria me ayuden a ayuden a aclarar un poco mi situacion.

    responder
  7. Patricia de Camargo

    Mario, entiendo tu desesperación, yo he pasado por lo mismo. Te comento las cosas que sé. Brasil no ha firmado el Acuerdo de la La Haya, entonces todos los documentos deben ser apostillados. Los documentos son apostillados por el Ministerio de Relaciones exteriores en Brasilia (algunos estados tienen suicursal), tu envias los documentos por correo y te lo devuelven en un mes, o un mes y medio. Para España, después de pasar por el Ministerio, tuve que sellar los documentos en el Consulado Español en Brasil.Es normal que pidan en certificado de defunción y la partida de nascimento, piensa que ellos no conocen a tu novia, yo tuve que presentar una declaración hecha en notario y firmada por dos testigos que decían que yo era soltera.Intentes no agobiarte, estos son tramites burocraticos en todos los lados. Tengo un post en el cual hablo del apostillado en Brasil.SaludosPatricia – Turomaquia

    responder
  8. Priscila Santos

    Oi, Patrícia!Adorei seu blog! Parabéns pelo conteúdo! ;)Gostaria de saber quanto custa a tradução juramentada aí na Espanha. É cobrada por página ou por palavra?Gracias.Priscila

    responder
  9. Patricia de Camargo

    Priscila, o normal é cobrar por palavra. Mas normalmente no orçamento a tradutora leva em consideração o número de documentos a traduzir para passar um orçamento. Se você quiser o e-mail de um excelente tradutora em Madrid, me envia um e-mail para: turomaquia@gmail.com, que te passo o contato.Lembre, que em muitos casos a tradução deve ser realizada na Espanha!beijos

    responder
  10. Anonymous

    Oi Patricia. Eu casei no Brasil c/ um espanhol e agora moro em Londres.Pretendo me mudar para Barcelona qual o procedimento para pedir meu visto de residencia e para registrar meu casamento em Espanha? Muito obrigada Ana

    responder
  11. silvane

    ola sou brasileira casada com un espanhol, mais meu marido nao mora na espanha o que faco para pedir a nacionalidade? ja somos casados desde 2008, e temos 2 filhos e livro de familia, silvane

    responder
    • Patricia de Camargo

      Silvane, para poder pedir a nacionalidade vc tem que estar morando em Espanha. A nacionalidade se chama nacionalidade por residência, e daí teu motivo: matrimônio. Sem estar empadronado por aqui, ñ pode dar entrada no pedido. Seus filhos sim, porque seria outro tipo de pedido.
      Um abraço

      responder
  12. Michele Aparecida Lopes

    Michele bom dia,,para pode ter nascionalidade,por parte de meus bisavos nascido em Malaga que presizo para começa.obrigado

    responder
  13. Priscila

    Olá Patricia, obrigada pela informaçao tao clara e precisa no seu blog, realmente se agradece. Meu caso é o seguinte: solicitei cita faz 2 anos quando morava em Barcelona, meu marido espanhol veio trabalhar em Londres e estaremos por aqui pelo menos 1 ano mais. Tenho que entregar os papéis agora em outubro, entao aí que vem o dilema… Demoraram 2 anos para que eu possa entregar os papéis e nao quero ter que pedir outra cita e ter que esperar 2 anos mais. Como temos vínculos na Espanha e nossa temporada nao é permanente em Londres, pode ser que eles aceitem meu pedido para a nacionalidade? Obrigada.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Priscila, acho que vc ñ terá problemas, mas é apenas um achar, porque como a residência se chama por residência ñ sei como eles vao proceder no teu caso. Desculpa, e depois me conta como foi!

      responder
      • Priscila

        Obrigada Patricia! Por motivos de falta de tempo e pela incerteza se eles aceitariam, resolvi nao apresentar os documentos agora!
        Obrigada!

        responder
  14. Priscila

    Olá Patricia, postei um comentário ontem mas nao o encontro 🙁

    responder
    • Patricia de Camargo

      Priscila, estou viajando e com vários problemas de conexao, por isso estou demorando um pouco na resposta e moderaçao dos comentários.

      responder
  15. jaquelinee

    Quero tirar uma dúvida, meu marido tem a vó paterna nacionalisada Espanhola,mas ele nunca foi e nem tem como residir pelo menos 1 ano n Espanha para fazer a sua cidadania. A minha pergunta é a seguinte:

    Ele pode ter a dupla cidadania?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Jaqueline, como meu processo foi por residência, ñ sei nada de nacionalidade por antecedentes, desculpa 🙁

      responder
  16. Rafa

    Gostaria de saber se eu posso estar retirando meus papeis através do meu filho que é Espanhol? Atualmente vivemos no Brasil e sempre tenho que estar indo na Espanha …

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rafa, desculpe mas o meu pedido foi diferente, e não sei responder com segurança tua questão. Imagino que a resposta seja não, que o que se podia pedir é “reagrupación familiar” para que pudesse viver na Espanha, mas ñ para ter a nacionalidade.
      Um abraço

      responder
  17. valéria

    Minha filha teve direito a nacionalidade espanhola por nascimento. ela foi registrada no consulado brasileiro depois e a trouxemos para o Brasil. Quero que ela vá estudar em Espanha ela precisa de quê? e até quando ela continuará coma nacionalidade espanhola?

    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Valéria, infelizmente ñ posso te ajudar porque não sei se ela tem direito, e em caso positivo, qual seria o procedimento 🙁 Porque meu pedido estava relacionado com matrimônio + residência prévia no país.

      Para estudar ela tem que entrar com um pedido de visto de estudante no Consulado Espanhol no Brasil.
      Um abraço

      responder
  18. Paula

    Oi Patricia!

    Já nos falamos rapidinho via comentários sobre assuntos “bloguisticos” e decidi te importunar um pouquinho pq acho que só vc, nesse mundo de informações desencontradas na internet, poderá me ajudar. 🙂

    Estou me mudando para Barcelona em agosto com meu marido. Eu tenho cidadania espanhola e ele não, mas nosso casamento é reconhecido no consulado (temos o livro de família e tudo).

    O que me deixa de cabelo em pé, e que deve ter te deixado tb por tudo que eu já li no seu blog, é o desencontro de informações na internet e até mesmo nos consulados. Fico chocada com a má vontade das pessoas que trabalham lá e simplesmente nnao checam nenhuma informação.

    Pois bem, minha dúvida é a seguinte. Se vc souber/puder me responder, te agradeço muito, muito, muito!

    *Vc sabe se meu marido precisa apresentar algum visto no aeroporto ou só o livro de familia é suficiente? (vamos passar 1 ano lá).
    *Para meu marido fazer o NIE, mais algum documento é necessário além do livro de família? Vc sabe se a certidão de antecedentes criminais validada/juramentada/etc seria imprescindível?

    Enfim, mil desculpas por estar te pedindo essa ajuda. Os funcionários do consulado já me responderam essa pergunta de formas diferentes e agora estou super insegura…Por exemplo, primeiro ninguém me falou sobre a certidão de antecedentes criminais, depois disseram que ela poderia ser solicitada..ai ai…

    Se puder me ajudar, agradeço demais!

    OBS:Fuxiquei mil comentários, mas não encontrei essa situação. Se vc já tiver respondido essa dúvida para alguem antes, me perdoa? 🙂

    Mil beijos!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Paula, como é diferente do meu caso, ñ tenho absoluta certeza. Eu já morava na Espanha legalmente como estudante quando casei, e para tanto, tive que pedir um visto no Consulado Espanhol ainda no Brasil. Na Espanha, para vir trabalhar ou estudar tem que sair com o visto do país de origem; e eu acredito que teu marido também teria que pedir um visto, e com este visto em mãos chegar na Extranjería e solicitar o NIE. Meu “achismo” também se baseia neste artigo: http://www.exteriores.gob.es/Consulados/SAOPAULO/es/InformacionParaExtranjeros/Paginas/VisadosDeLargaDuracion.aspx

      Em relação à certidão de antecedentes, eu só precisei para o processo de nacionalidade, mas como tudo isso muda muito, é bem complicado afirmar uma coisa ou outra 🙁

      E realmente, quem devia saber resolver estas questões, não sabe. Vc já foi no Consulado em Sampa?

      responder
  19. Kelly Garcia

    Boa tarde, Sou bisneta de espanhol (sei que por neste caso não tenho direito à nacionalide), porém também sou irmã de espanhol pois meus irmão nasceu na Espanha e tem a nacionalidade, seria possivel eu conseguir a nacionalidade através dele???
    Obrigada

    responder
  20. Amanda

    Boa tarde Patricia,gostria de saber q requesitos vou precisa para pedir a nacinaludade para minha filha de 18 anos q mora no brasil.Tenho a nacinalidade espanhola e tenh uma filha q mora ai no brasilQueria saber se vc mi podi ajuda!! sei q posso pedir a nacinalidade para minha filha antes q ella fice masir de 21 anos mas nao sei q documentos preciso para poder tramita a nacinalidade dela-Mi ajude porfavor
    obigado por esta aqui responde nossa perguntas!1
    um abrazo desta a espanha

    responder
  21. elise

    Olá Patrícia, tudo bem?
    de uns tempos pra cá sou uma assídua frequentadora do seu site.
    Primeiramente parabéns, todas as informações contidas são muito difíceis de
    serem encontradas e compartilhadas… 😉
    Espero que você possa me ajudar….
    minha namorada possui dupla cidadania brasileira/espanhola, este ano ela
    vai passar uma temporada na frança e eu tenho grande interesse em fazer um
    curso de linguas lá. A priori pensamos em nos casar no brasil, mas o
    consulado da espanha de São paulo é extremamente confuso e vago. É
    impossível entender todos os processos burocráticos se as informações mudam
    continuamente.
    Logo, pensamos em casar na espanha, mas eu gostaria de levar tudo
    encaminhado daqui.
    minha primeira dúvida: você acha que rola casarmos na espanha e residir na
    frança?
    a tradução juramentada não precisa ser realizada no brasil, certo? posso
    conseguir uma tradução na europa, corrreto? vc se casou no brasil ou na
    espanha?
    você precisa estar casada há na um ano para dar entrada na cidadania, neste
    um ano de espera, você é considerada ilegal no país? você possuia algum
    visto?
    obrigada

    😉

    responder
    • Patricia de Camargo

      Elise, antes de casar eu tinha a residência por estudos, eu fazia doutorado. Então eu já estava legalizada, porque o tema do casamento aqui pode demorar para marcar a data, porque como uma das partes é estrangeira, eles tem um trâmite especial para verificar se não é casamento apenas por conveniência. Eu ñ me lembro exatamente quanto tempo demoraram para marcar minha data, e tive que levar uma declaração de dois brasileiros dizendo que me conheciam e que eu não era casada por lá, e esta declaração, e reconhecer firma das assinaturas.

      Depois que vc casa, você pode pedir a residência, te dão um NIE, uma entidade de estrangeiro como conjuge de um europeu, e daí podem viver dentro da UE sem problemas na maioria dos países, alguns países estão colocando algumas regras por causa da crise. Este NIE tem validade de 5 anos, o que dá tempo suficiente para vc solicitar a nacionalidade, mas neste caso acho que teria que estar residindo na própria Espanha, mas não tenho certeza, ou se vale a residência em qualquer país da UE.

      Beijos

      responder
  22. DEBORA BUENO

    DEBORA

    OLÁ PATRÍCIA TUDO BEM?

    Eu sou bisneta de espanhos,tanto do lado materno,com paterno,meus avós maternos,são filhos legítimos de espanhóis,e meus avós do lado paterno,também são filhos legítimos de espanhóis,bom meus pais tiraram pela lei de memoriaI, CIDADANIA ESPANHOLA, DE ORIGEM,EU TERIA DIREITO EM IR AO CONSULADO PARA TIRAR A CIDADANIA,SENDO QUE JÁ TENHO 41 ANOS.

    responder
  23. Carolina

    Bom dia,
    Estou cada dia mais confusa com o processo de nacionalidade española por matrimonio.
    Estou de férias no Brasil e como já resido na Espanha, solicitarei os documentos. Quando fiz os documentos para casar, o tramite foi:
    Enviei os documentos ao Ministerio de Relacoes exteriores no Brasil
    Fui ao consulado español no Brasil e colocaram os selos e me indicaram uma tradutora e na época disseram que só poderia ser com esta tradutora.
    Traduzi os docs com a pessoa indicada.
    Voltei ao Consulado español e colocaram mais selos
    Voltei a Espanha e entreguei a documentaçao completa.

    Desta vez pensei em fazer o mesmo, porém essa tal tradutora indicada pelo consulado nao está atendendo por ests días. Como ví os comentarios acime, pensei que poderia traducir na Espanha? É isso ?? Depois de traducir na espanha, necessito algum carimo mais???
    Muito obrigada se puderem esclarecer.
    Obrigada Carol

    responder
    • Patricia de Camargo

      Carolina, quando eu fiz, os documentos deveriam ser traduzidos na Espanha, meu trâmite foi:
      – Ministério das Relações Exteriores Brasil
      – Consulado Espanhol – Brasil
      – Tradutora – Espanha
      – Ministério de Asuntos Exteriores na Espanha

      Um abraço

      responder
  24. Rosangela maria

    Hola

    Gostaria de uma informação tenho nacionalidade espanhola e tenho dois filho de menor gostaria de saber se tem como solicitar a nacionalidade espanhola deles ai no brasil.sem eles teren  que vim prá espanha qual os documentos fazem falta aonde poso solicitar ai no brasil..

    responder
    • Patricia de Camargo

      Rosangela, como você adquiriu sua nacionalidade? Por nascimento ou por residência?

      responder
  25. Shirley Monteiro

    fiquei empadronada 1 ano na Espanha logo em seguida me casei com espanhol mas desde entao vivemos em Suiça( 2 anos e 9 meses). Posso pedir a nacionalidade por casamento?

    responder
    • Patricia de Camargo

      Shirley, eu acho é achismo mesmo, que vc teria que viver 1 ano após o casamento na Espanha para poder solicitar a nacionalidade.

      responder
  26. Paulo Celso Degelo

    Estou no Brasil. Minha esposa e filha de Espanhol(falecido) residente no brasil. Quais os documentos necessários para conseguir cidadania espanhola que devo entrar aqui no brasil.

    responder
  27. Gabriele

    Olá, gostaria de tirar uma dúvida.
    Minha mãe é casada com um espanhol, consigo legalização no pais através dela? Se sim, como?

    responder
  28. MARCIO BARBOSA

    EU VOU FAZER SÓ A DUPLA NACIONALIDADE DO MEU FILHO QUE É MENOR , POR FAVOR ME DE UMA LUZ , SOMOS BRASILEIROS INCLUSIVE ELE , VIVEMOS 10 ANOS AQUI , QUAL DOCUMENTAÇAO SERÁ EXIGIDA ?

    OBRIGADO

    MARCIO

    responder
  29. Leir

    Olá qnto custa para traduzi 4 documento para de português para espanho duas menores para tarjeta de residência

    responder
    • Patricia de Camargo

      Leir, faz muito tempo que não traduzo nada por isso não posso te dizer quanto custaria a tradução 🙁

      responder
  30. Marissol

    Gente, alguém poderia me ajudar preciso preencher os formulários para dar entrada na dupla cidadania mas não entendo nada do que esta escrito alguém por favor fala Espanhol…..

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!