Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 16 2017

Catedral de Roma – a primeira igreja católica do mundo | O que ver em Roma #9

Catedral de Roma – a igreja de todas as igrejas

Isso mesmo, a Basílica di San Giovanni in Laterano é considerada a igreja-mãe, porque é a mais antiga de todas! Já foi a sede oficial do Papa, que é o Bispo de Roma, e daí que seja a Catedral da cidade.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma – de quando é e este nome?

A igreja original foi a primeira oficial construída pelo catolicismo. É do século IV. O nome vem dos donos do terreno onde se construiu a igreja, os Laterani. Que foram “expropriados” por Neron. Depois o lugar passou a Constantino, que doou à Igreja Católica para que se construísse a primeira basílica romana. O Palácio de Laterani virou a “casa” do Papa e foi assim por 1.000 anos. No século 14 o Papado se trasladou ao Vaticano.

No século 16, o Papa Sisto V mandou demolir grande parte dos edifícios Lauterani 🙁 A basílica sobreviveu, mas como havia sofrido com terremoto e incêndios, foi reconstruída no século 17 por Borromini. Portanto, predomina o barroco.

Em 1980 ganhou o título de “Patrimônio Mundial da Humanidade”.

Catedral de Roma – não deve perder

Antes de entrar preste atenção na fachada vemos João Batista + João Evangelista + Jesus + outras figuras do Antigo Testamento. São enormes, medem 7 metros de altura! As esculturas são do século 18.

1 . Os mosaicos incríveis do chão. São do século 15, dizem que teriam sido desenhados por Miguelangelo.
2. Após à primeira coluna à direita se conserva um fragmento de um afresco de Giotto. Considerado o pai da perspectiva. Ou melhor, o artista que voltou a utilizá-la.
3. Junto ao seguinte pilar verá o Monumento a Silvestre II, que segundo a lenda urbana 🙂 sua e range quando um Papa está prestes a morrer!
4. O baldachino gótico, que é onde se reza a missa.
5. As enormes portas de bronze da fachada que procedem do Foro Romano! Mais precisamente da Curia do Senado Romano.
6. Debaixo do baldaquino dizem que se encontram dois relíquias: as cabeças de São Pedro e São Paulo. Eu não vi, quando visitei a igreja estava sendo ministrada uma missa e não pude aproximar-me do altar.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma – Escada Santa

Em frente à basílica se encontra a Scala Santa. A escada pela qual subiu Jesus Cristo para ser julgado na Sexta-Feira Santa. Ela foi trasladada do Palácio de Poncio Pilatus para este edifício no ano 326.

Se você quiser subir a Escada Santa, deve fazê-lo de joelhos.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma – ao seu redor

Triclinium: está do lado esquerdo se você está na frente da basílica olhando para a rua. Foi o que sobrou da “casa” dos papas. O que se vê são mosaicos da sala de banquetes.

Batistério: antigamente o local de batismo estava fora da igreja em si, num edifício próprio conhecido como batistério.  O de San Giovanni tem planta otogonal e provavelmente nele tenha sido batizada a mãe de Constantino, Santa Elena. Apresenta uma piscina em seu interior, porque as pessoas emergiam n`água para receberem o batismo.

Obelisco: com 31 metros de altura é o mais alto da cidade. Foi levado do Circo Máximo para a frente da igreja pelo Papa Sisto V.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma e arredores – Informação prática

Como chegar: o jeito mais fácil é de metrô. Pegue a linha A e desça em San Giovanni.

Horários:
Basílica, das 7:00 às 17:30 horas

Scala Santa e Santa Sanctorum
Para entrar na Capela Privada dos papas (Santa Sanctorum) paga-se 3,50€. Os horários de visita são os seguintes: de segunda a sábado das 9:00 às 12:40 e das 15:00 às 16:30 horas.

Batistério: das 9:00 às 12:00 e das 16:00 às 17:00 horas.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Site oficial: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_giovanni/index_it.htm

Catedral de Roma e arredores – na série “il dolce far niente”


Chamada video 2

Catedral de Roma e arredores – Planejando a viagem

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

imagens: turomaquia e http://it.dbpedia.org/resource/Basilica_di_San_Giovanni_in_Laterano/html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • O ano começou assim com esta cara de temporal, mas parece que logo, logo vai abrir sol 😉 Prá ser justa com a situação, estou neste momento vivendo uma linda, louca e motivante primavera! Brigaduuuu 🙏
  • Alerta laranja nas Ilhas Canarias por vento e temporal. Coisas da natureza 😉 Espero não sair voando durante minha ginástica kkkkk

#canaryisland #grancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria
  • Que hambúrguer minha gente: carne de primeira + tomate seco + um bom pedaço de muçarela + pesto + rúcula. O nome mais que adequado: La vida es Bella 🍔🍟 #criar 6/359

#laspalmasdegrancanaria #triana #200gramos #hamburguer #foodporn #canaryisland #grancanaria
  • Meu companheiro no Top100Arte desta semana. Acho que todo mundo em algum momento da sua vida se sentiu tal qual o personagem desta ponte! Para saber mais, clique no link da bio ou vá ao meu canal do YouTube: Patricia de Camargo.

#Top💯Arte #historiadaarte #munch #expressionism #arte
  • Entre 1870 e 1906, Cézanne trabalhou o tema dos banhistas. Foram mais de 200 desenhos, gravuras e telas a óleo. Por que ele pintou este tema? Por que Cézanne é tão importante para história da arte? Isso e muito mais no novo vídeo  do TOP100Arte de hoje no YouTube: Patricia de Camargo ou clique no link da bio 👈

#arte #cezanne #posimpressionismo #artemoderna #historiadaarte #Top💯Arte
  • Uma rua qualquer de Las Palmas 🌴🌴🌴 que acaba no mar #criar 5/360

#lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland

Follow Me!