Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 16 2017

Catedral de Roma – a primeira igreja católica do mundo | O que ver em Roma #9

Catedral de Roma – a igreja de todas as igrejas

Isso mesmo, a Basílica di San Giovanni in Laterano é considerada a igreja-mãe, porque é a mais antiga de todas! Já foi a sede oficial do Papa, que é o Bispo de Roma, e daí que seja a Catedral da cidade.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma – de quando é e este nome?

A igreja original foi a primeira oficial construída pelo catolicismo. É do século IV. O nome vem dos donos do terreno onde se construiu a igreja, os Laterani. Que foram “expropriados” por Neron. Depois o lugar passou a Constantino, que doou à Igreja Católica para que se construísse a primeira basílica romana. O Palácio de Laterani virou a “casa” do Papa e foi assim por 1.000 anos. No século 14 o Papado se trasladou ao Vaticano.

No século 16, o Papa Sisto V mandou demolir grande parte dos edifícios Lauterani 🙁 A basílica sobreviveu, mas como havia sofrido com terremoto e incêndios, foi reconstruída no século 17 por Borromini. Portanto, predomina o barroco.

Em 1980 ganhou o título de “Patrimônio Mundial da Humanidade”.

Catedral de Roma – não deve perder

Antes de entrar preste atenção na fachada vemos João Batista + João Evangelista + Jesus + outras figuras do Antigo Testamento. São enormes, medem 7 metros de altura! As esculturas são do século 18.

1 . Os mosaicos incríveis do chão. São do século 15, dizem que teriam sido desenhados por Miguelangelo.
2. Após à primeira coluna à direita se conserva um fragmento de um afresco de Giotto. Considerado o pai da perspectiva. Ou melhor, o artista que voltou a utilizá-la.
3. Junto ao seguinte pilar verá o Monumento a Silvestre II, que segundo a lenda urbana 🙂 sua e range quando um Papa está prestes a morrer!
4. O baldachino gótico, que é onde se reza a missa.
5. As enormes portas de bronze da fachada que procedem do Foro Romano! Mais precisamente da Curia do Senado Romano.
6. Debaixo do baldaquino dizem que se encontram dois relíquias: as cabeças de São Pedro e São Paulo. Eu não vi, quando visitei a igreja estava sendo ministrada uma missa e não pude aproximar-me do altar.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma – Escada Santa

Em frente à basílica se encontra a Scala Santa. A escada pela qual subiu Jesus Cristo para ser julgado na Sexta-Feira Santa. Ela foi trasladada do Palácio de Poncio Pilatus para este edifício no ano 326.

Se você quiser subir a Escada Santa, deve fazê-lo de joelhos.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma – ao seu redor

Triclinium: está do lado esquerdo se você está na frente da basílica olhando para a rua. Foi o que sobrou da “casa” dos papas. O que se vê são mosaicos da sala de banquetes.

Batistério: antigamente o local de batismo estava fora da igreja em si, num edifício próprio conhecido como batistério.  O de San Giovanni tem planta otogonal e provavelmente nele tenha sido batizada a mãe de Constantino, Santa Elena. Apresenta uma piscina em seu interior, porque as pessoas emergiam n`água para receberem o batismo.

Obelisco: com 31 metros de altura é o mais alto da cidade. Foi levado do Circo Máximo para a frente da igreja pelo Papa Sisto V.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo

Catedral de Roma e arredores – Informação prática

Como chegar: o jeito mais fácil é de metrô. Pegue a linha A e desça em San Giovanni.

Horários:
Basílica, das 7:00 às 17:30 horas

Scala Santa e Santa Sanctorum
Para entrar na Capela Privada dos papas (Santa Sanctorum) paga-se 3,50€. Os horários de visita são os seguintes: de segunda a sábado das 9:00 às 12:40 e das 15:00 às 16:30 horas.

Batistério: das 9:00 às 12:00 e das 16:00 às 17:00 horas.
Catedral de Roma - a primeira igreja católica do mundo
Site oficial: http://www.vatican.va/various/basiliche/san_giovanni/index_it.htm

Catedral de Roma e arredores – na série “il dolce far niente”


Chamada video 2

Catedral de Roma e arredores – Planejando a viagem

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

imagens: turomaquia e http://it.dbpedia.org/resource/Basilica_di_San_Giovanni_in_Laterano/html

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!