Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 18 2017

Batistério de Florença – Contando histórias através dos mosaicos – O que ver em Florença

Chegar à Praça da Catedral de Florença, Duomo em italiano, é algo chocante. De repente, entre ruas apertadinhas, aparecem três construções de mármore branco, vermelho e verde: a catedral, a torre (campanário) e o batistério. Ao invés de construir apenas um edifício com todo o necessário, naqueles tempos medievais em Itália se construíam três.
Batistério de Florença

Veja todos nossos posts de FLORENÇA

Busque e reserve seu hotel em Florença, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Batistério de Florença

Batistério de Florença – uma das jóias mais antigas da cidade

O mais antigo dos três edifícios é o Batistério de São João. Foi construído sobre um antigo templo pagão romano,  quando ainda era outra a Catedral que estava em frente, e se chamava Santa Reparata.

Este primeiro batistério provavelmente era bem parecido ao atual, inclusive com esta forma octagonal. Esta forma representa o “oitavo dia”, o tempo do Cristo Ressuscitado. Como este era o lugar onde se realizavam os batizados, refere-se a este oitavo dia no qual se passa da morte à uma nova vida ao lado de Cristo sem aquele pecado original.
Batistério de Florença
No século XI o batistério foi sendo reconstruído e se utilizaram materiais de outras construções pagãs para enriquecê-lo, como por exemplo os mármores. O resultado final foi tão esplendoroso com uma cúpula incrível. Que o batistério passou a ser motivo de orgulho para os cidadãos, e chegou a ser citado por Dante em sua “Divina Comédia”.

Tudo isto se entende principalmente ao colocar os pés dentro do batistério e levantar nosso ollhar para a cúpula repleta de mosaicos, algo inacreditável!
Batistério de Florença
Batistério de Florença

Batistério de Florença – seus mosaicos de inspiração bizantina

Estes mosaicos do século XIII contam diferentes histórias, como se vê na figura se vêem cenas do Juízo Universal até as de Maria e Cristo. No início muitos cristãos eram contra a utilização destas imagens, mas acontece que veio o Papa Gregório, conhecido como “O Grande”, e afirmou que “ a pintura pode ser para os analfabetos o mesmo que a escritura para os que sabem ler”.

Como a maioria das pessoas eram analfabetas, as imagens das igrejas representavam verdadeiros livros abertos que todos podiam compreender! Imagina entrar em algo tão grandioso, e dar de cara com esse diabo no Inferno comendo todo mundo, quer algo mais educativo que isso?!

Batistério FlorençaBatistério Florença

Batistério de Florença – Antes da visita

A entrada para o complexo do duomo custa 15€ e inclui: catedral + batistério + subida à torre (campanário) + museu + cripta + subida cúpula da catedral + cripta. A entrada vale por 48 horas, que começam a contar desde o primeiro uso.

Os horários dos monumentos são diferentes e podem variar por temporada, para verificá-los, visite o site oficial, onde também pode comprar o bilhete do complexo: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/organizza-la-visita
Batistério de Florença

Para saber mais sobre o batistério, leia: http://turomaquia.com/batisterio-de-florenca-dos-mosaicos-as-festas/

Para saber mais sobre o museu, que reabriu em outubro de 2015, veja o post da Deyse: http://passeiosnatoscana.com/2015/11/14/o-novo-museu-do-duomo-de-florenca/

Madri - Guia do Prado
Guia Louvre
Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

imagens: turomaquia_2010_2013 e do site oficial: https://www.ilgrandemuseodelduomo.it/organizza-la-visita

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dica de Sevilha: café da manhã na tradicional “La Campana” fundada em 1885. O lugar é bonito, gostoso e oferece uma boa relação custo x benefício . Gastamos 13,10€ por 2 sucos de laranja natural, 2 cafés e 2 mistos. 
Também é um ótimo lugar para comer um doce tradicional ou comprar um presente gostoso 😉

Abre todos os dias das 8:00 às 22:00 horas.

#sevilha #lacampana #ondecomersevilha #espanhalovers
  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte

Follow Me!