Guias de Viagem e Arte

 
 
jul 24 2014

Bate e volta desde Lisboa – Península de Tróia + Setúbal

Setubal e Península de Tróia - Portugal
Pouca gente relaciona um bate-e-volta à Lisboa com uma praia paradisíaca. Mas o certo que a menos de 50 quilômetros da capital você dá de cara com uma cidade que é uma graça, do seu porto pega um barco que num pif-paf te deixa na Península de Tróia. Pouco conhecida pelos brasileiros, mas que por si só já vale a viagem.

Como chegar
Um bate e volta que dá para fazer de transporte público. Pegue o metrô Linha Azul e desça no Jardim Zoológico. Lá está a estação Roma-Areeiro, de onde saem os trens da Fertagus para Setúbal. O trajeto leva mais ou menos 1 hora. Mas é daquelas viagens deliciosas, mesmo antes de sair de Lisboa, o trem funciona como um baita mirante do Bairro de Belém. Um panorama da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos, porque afinal cruzará por dentro da Ponte 25 de Abril. E ao final da ponte, o grande Cristo. Cada trajeto custará 4,35€. Há vários trens durante o dia, clique aqui para ver os horários.
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Da Estação de Setúbal até a Doca do Comércio são 2 quilômetros, nem perca tempo e vá de táxi. O trajeto ida e volta com o catamarã custa 6 6,55€.

Chegando em Tróia, de cara aparece uma sorveteria ótima, a Ice Gourmet (infelizmente minha amiga Isabel acaba de me comentar que fa sorveteria fechou!). E lindos restaurantes com terraços e um big hotel. Não deixem de entrar no lobby no Tróia Design Hotel para ver a obra “Cinderela” da artista portuguesa Joana Vasconcelos.
Joana Vasconcelos
De lá, devidamente paramentado com seu traje de banho e toalha pegue as passarelas de acesso à praias. Pare na curva, na “esquina” da península. Na maré baixa, dezenas de piscinas naturais aparecem naquele mar cristalino de areia branquinha. Relaxe com a Serra da Arrábida de fundo. Daqueles momentos em que a gente levanta as mãos para o céu e agradece!
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setubal e Península de Tróia - Portugal
Sei que vai ser difícil não mudar os planos e pegar um quarto por lá mesmo; mas seja forte e pegue o catamarã de volta à Setúbal porque o bate-e-volta ainda não terminou. Almoce um peixinho fresco e frito junto com os locais no Restaurante Casa Morena. Local simples mais delicioso, provem os carapaus, sardinhas e massacotes, e de entrada não perda o queijinho e vá de vinho verde.
End.: Praça Machado dos Santos, 18
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Depois do almoço, visite a Igreja do Convento de Jesus de Setúbal, de estilo gótico, considerada como um dos primeiros exemplos do estilo manuelino. Se você já visitou a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerônimos já conheceu esta forma de trabalhar a pedra, até dizem as más línguas que eles treinaram o estilo por aquí, antes de aplicá-lo em Lisboa.
Setubal e Península de Tróia - Portugal
A igreja foi desenhada pelo arquiteto Diogo Boitaca em 1494. Um dos preferidos da Casa Real na época e um dos primeiros a trabalhar no Mosteiro dos Jerónimos. O interior tem arcos, janelas e colunas torsas feitas em brecha da Arrábida (um tipo de pedra).
Horário: 3. ª feira a domingo das 9:00 às 13: 00 e das 14 :00 às 17:00 horas
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Passear pela cidade é uma delícia, e antes de retornar à Lisboa, uma última taça de vinho na Casa da Baía Setúbal. Onde também vendem souvenirs e produtos típicos, e funciona um posto de informação turística. O edifício do século 18 já foi residência de religiosas.
End.: Avenida Luísa Todi, 468
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
De lá para a Estação de trem para retornar à Lisboa. O melhor é descer na Estação Sete Rios/Jardim Zoológico, de onde sai a Linha Azul do Metrô. Prá quem vai estar de carro, o passeio pode passar por outras “paragens”, mas isto é tema para outro post 😉
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa
Setúbal - Portugal
Agradecimento: este post não seria possível sem o carinho dos amigos Isabel e Mário, moradores de Setúbal, que nos acolheram e nos levaram a todos estes belos lugares. Eu e o Tom adoramos vocês!
Setúbal - Bate e volta desde Lisboa

Veja todos nossos posts de LISBOA

Busque e reserve seu hotel em: LisboaSetúbal | Tróia. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um cupom de desconto\o/ Clique aqui, e escolha o cupom que melhor se adapta a seu estilo de viagem.

Evite filas, compre as entradas para os principais atrativos de Lisboa e também excursões, clicando aqui.

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2012

14 Comentários

  1. Renata

    Lindo! Lindo!
    Será que o mês de agosto ainda é momento oportuno para este passeio? Irei para Portugal neste período e gostaria de saber…

    Obrigada

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renata, agosto é ideal, é super verão! Vai amar! Na volta passa aqui e me conta o que achou deste passeio 🙂

      responder
  2. Alexandra Avelar Camargo

    Ai Portugal!!! Tudo é lindo por lá. Fiquei encantada com essa praia, já vai para a lista! Bj

    responder
  3. Renata

    Patricia, mais uma dúvida: sábado ou domingo é um bom dia para esse passeio? Pergunto pelo fato de ter lido em algum lugar que muitas coisas fecham, principalmente aos domingos…

    Ah, adoro o blog!!! 🙂

    Depois passo aqui pra compartilhar minha experiência.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Renata, como vc vai em agosto não acredito que tenha problemas mesmo no domingo. Por via das dúvidas, coloca ele no sábado. Brigaduuuuu pelo elogio 🙂

      responder
    • Tânia Barreira

      Renata e Patricia,

      desculpem meter-me na conversa, mas em Agosto sendo o mês tradicional de férias em Portugal, estes sitios ainda terão é mais actividades e mais pessoas, por isso não me parece que tenha problemas por encontrar locais fechados, pelo contrário, acho que vai encontrar é locais lotados principalmente ao fim de semana.

      responder
      • Patricia de Camargo

        Tânia, pode ser meter quando quiser, a gente agradece 🙂
        beijos

        responder
  4. Geraldo Silveira

    Oi, Patricia
    Estarei em Lisboa de 16 a 19 de setembro e queria dedicar um dia a este roteiro que você indicou. Você acha que estará quente o suficiente para praia e banho de mar? Obrigado.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Geraldo, provavelmente sim. Mas vc sabe que o nosso tempo está doido varrido! Eu arriscaria! na volta se tiver um tempinho, passa aqui, e conta como foi!

      responder
  5. Lia

    Se eu tivesse visto o post mais cedo! Estou em palmela, poderia ter ido em troia …

    responder
  6. Natalia Bella

    Olá Patricia! Em dezembro irei para Portugal realizar um estágio em Setúbal, não sei se você conhece a cidade. Minha dúvida é: sair do aeroporto e ir para a cidade que fica cerca de 40km de Lisboa. Dizem que táxi sai muito caro, qual o melhor transporte para utilizar, como faço sair do aeroporto e ir para alguma rodoviária? Agradeço se puder esclarecer minha dúvida.

    responder
    • Patricia de Camargo

      Natalia, dá prá ir de ônibus e de trem. Quando eu fui, utilizei o trem. Dá uma olhada na parte do post: Como chegar.

      Você pode pegar o metrô desde o aeroporto, ou quem sabe prá ti seja mais prático pegar a Linha 2 do Aerobus que vai te deixar em Sete Rios onde fica uma das estações onde para o trem que vai direto para Setubal: http://www.yellowbustours.com/pt/cidades/lisboa/aerobus-transporte-de-autocarro-do-aeroporto-de-lisboa/ Assim não tem que ficar trocando de linha de metrô, e o ônibus te deixa na estação de onde sai o trem!

      responder
  7. Yasmin

    Oi Patrícia! Vou para Portugal em dezembro. Você acha que vale o passeio a Península de Tróia mesmo no inverno? Amo seus posts!! Obrigada!

    responder
    • Patricia de Camargo

      Yasmin, demorei para responder porque estava pensando. Putis é difícil, porque se estiver frio mas sem chuva, acho que vale. Mas já fui em dezembro para Lisboa e peguei bastante frio e chuva, neste caso, decididamente não vale a pena. Ainda vou escrever, mas ñ sei se antes da tua viagem, coloca na tua programação o Mercado da Ribeira, é muito legal, tem um montão de lugares legais para comer, e dá para ir caminhando desde a Praça do Comércio. E brigaduuuu por ser minha leitora 🙂

      responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia 14 de dezembro, caçamba! Depois que passei dos 30, parece que os anos aceleraram seu ritmo de passagem 🤔

Este lugar da foto, foi um dos mais incríveis que conheci neste 2017.
.
#greece #voidokiliabeach #peloponeso #happiness😊
  • Hoje o mar não está prá peixe 🦈🐳🐋🐬🐟🐡
.
#lascanterasbeach #beachlife🌴🌞🌊🏄👌💁 #canaryisland #laspalmasdegrancanaria #españa
  • Kyoto e seus rituais budistas. Por uma vida mais zen ou ao menos uma semana de paz e amor prá todos nós 🙏
.
#kyoto🇯🇵 #budismo #zen #japan🇯🇵 #templo
  • Um domingo maravilhoso prá vocês 😍🤸💏 Foto by Ale Avelar
  • O encontro no @masp_oficial de dois grandes: Anita Malfatti e Pablo Picasso. .
#arte #masp #historiadaarte #picasso #anitamalfatti
  • Dia preguiçoso e lindo por aqui. Porque hoje na Espanha é feriado, dia da Constituição 💃
.
#españa #lascanterasbeach #laspalmasdegrancanaria #canaryisland #feriado

Follow Me!