Guias de Viagem e Arte

 
 
jan 27 2011

As boas surpresas da Fitur 2011

Um convite a um mundo de sonhos. Um convite a guardar um segredo. Cruzei a entrada daquele stand branco repleto de travesseiros. Travesseiros com imagens de céu, de bosques, de mar. Afinal viajar é cumprir o sonho de estar frente a frente com aquela praia de água azul-esverdeada, de ser abraçado pelo frio mar do Pacífico, de sentir na língua aquele chocolate belga perfeito se derretendo.

Fitur 2011

Neste clima de sensações, Galícia me oferecia seus mais recônditos segredos, e ao mesmo tempo pedia que eu mantivesse a boca fechada. Tem coisa mais gostosa do que ter a impressão que um lugar que você vai é único, é só teu!

Fitur 2011

O stand tinha lá seus problemas de acabamento, mas o conceito surpreendia. Totalmente diferente do ano anterior, em que tudo girava em torno ao Xacobeo, ao Ano Santo.

Nem tão longe, outro mundo de fantasia. A fantasia de um homem de carne e osso: Cervantes. Era como se entrasse no mundo de sua criação universal, de seu Dom Quixote. Na entrada, um cartaz estilo “procurados de filme de faroeste”, anunciava: Buscam-se Quixotes, Dulcinéias e Sanchos. Um convite a realmente formar parte de tudo aquilo. De moinhos de vento que pareciam derreter-se; de nuvens em formatos de cabras. O stand era aconchegante,  talvez pela meia-luz, talvez porque dentro todos temos um louco genial, e a identificação era imediata.

Fitur 2011
Fitur 2011 Fitur 2011

A terceira surpresa veio da mão dos portugueses. A estrutura do stand era a mesma do ano anterior, mas a idéia deu um giro. Saíram os famosos como Cristiano Ronaldo, e entraram fotografias de bacalhau, de pastéis de belém. Só de relembrar me dá água na boca. Pisando na calçada que lembra Copacabana, desfruto do “Taste Portugal”. A cada duas horas a apresentação de um novo manjar. Só que não é o dar comida por dar. Presentes estão os donos dos vinhedos, que comentam seu produto, respondem perguntas. Como na degustação que participei dos vinhos verdes do Norte de Portugal.

Fitur 2011
Fitur 2011
Fitur 2011 Fitur 2011
Fitur 2011

Cada detalhe remete ao tema principal, e ao slogan: “O melhor peixe do mundo”. E como todo mundo está cansado de saber: “O diabo mora nos detalhes”. Precisa dizer mais?!

Fitur 2011

Posts relacionados:
Quero ver meu Brasil Brasilerio, não um estereótipo fake – Fitur 2011
E por onde vão os tiros no turismo mundial? – Reflexões sobre a Fitur 2011
Bilbao: a história de uma transformação

fotos: turomaquia_2011
Para ver os videos dos stands, clique no nome de cada destino: Portugal, Castilla-La Mancha e Galícia.

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores:

3 Comentários

  1. Anonymous

    Obrigado pelo carinho com que vocêescreve sobre Portugal.Boas viagensManuel Pacheco

    responder
  2. Luciana Bordallo Misura

    Muito legal esse estande da Galicia! Genial. E as comidas portuguesas…ai…amo! Como pode o Brasil que tem tantos talentos na publicidade e design ter um estande tao fraco? Nao da pra entender…

    responder
  3. Patricia de Camargo

    Manuel, foi um país que me cativou, e em termos d epromoção turística nos últimos anos estão trabalhando de uma forma inovadora, o que é difícil nesta tão competitiva "indústria"!Luciana, realmente é difícil de entender a falta de criatividade do setor público brasileiro!beijos

    responder

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Esta é a Nova Iorque florida que me deparei numa viagem que realizei nas primeiras duas semanas de maio. Linda demais 💕💕💕 #newyorkflowers #beautifulstreet #centralparkmoments #estadosunidos #novaiorque
  • Qual é seu ponto favorito do Central Park em New York? Eu acho lindo de morrer,  o lugar onde fica uma das maiores fontes da cidade, a Bethesda. 
Também conhecida como "Anjo das Águas", foi o primeiro trabalho de arte pública encomendado a uma mulher. Neste caso, a artista Emma Stebbins, que desenhou a fonte em 1868, sendo inaugurada em 1873.

A gente vê um anjo de bronze de dois metros e meio de altura que carrega um lírio e com a outra mão abençoa a água. Tem um referência bíblica ao evangelho de João que fala de um anjo que abençoa a piscina de Bethesda, conferindo-lhe poderes de cura. 
Debaixo do anjo vemos 4 querubins que representam a pureza, a saúde, a temperança e a paz.

É legal chegar junto à fonte cruzando por debaixo das arcadas da Bethesda Terrace, criada em 1860, um desenho de Jacob Wrey Mould. Debaixo dos arcos costumam se apresentar músicos, já vi um concerto melhor que o outro.

A fonte se encontra mais ou menos no meio do parque na altura da rua 72.

#bethesdafountain #centralpark #newyorklovers #mulheresnaarte #emmastebbins
  • Novo post-guia no www.turomaquia.com 🤛🏼 Espero que vocês curtam 🥰 🎶 Teardrop - Massive Attack (era o tema de abertura da série “House”. #moma #arte #artemoderna #museumguide #newyork
  • No Brooklyn todo mundo curte tirar esta foto na rua com a Manhattan Bridge de fundo. É só ir nas esquinas da rua Washington com a Front. Depois da foto, aproveita e faz uma boquinha no gostoso e barato Front Street Pizza 🍕 que na verdade é famoso por esta massinha recheada da foto 😉

#manhattanbridge #novaiorque #ondecomerbrooklyn #fotonewyork #beautifulstreet
  • O que será que elas estavam falando sobre uma das obras mais importantes de Picasso?! Eu não sou muito curiosa, mas adoro escutar o que o pessoal comenta no museu sobre as obras de arte. Não é para julgar, é para “ver” com os olhos do outro 👁👁 #moma #picasso #museumlovers #arte #historiadaarte
  • Junto ao Museu do Prado, vemos a escultura de Murillo. Ele foi um pintor barroco que colocou na tela a doçura das meninas, dos anjos, das virgens. 
Nasceu em Sevilha em 1618 e faleceu em 1682.

#murillo #barroco #arte #madri #arthistory

Follow Me!