Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 09 2017

Ara Pacis – um monumento à paz ao estilo romano | O que ver em Roma #8

O que será este monumento? Está em Roma protegido por um edifício especialmente criado para ele pelo arquiteto Richard Meier. Tchan, tchan, tchaaaan … É o famoso Ara Pacis. Ficou na mesma!?
Ara Pacis
Ara Pacis - Roma

Os romanos utilizam a arte para fazer propaganda do estado. Quando ganhavam batalhas construiam um arco do triunfo ou uma coluna. Este altar foi mandado fazer pelo Senado Romano para comemorar a paz alcançada por Augusto nos reinos, após vencer os rebeldes na Hispania (atual Espanha) e na Gália (atual França). E também para mostrar a grandeza de Roma.

É todo de mármore e repleto de relevos. Mais ou menos no meio tem uma faixa que divide em duas partes a fachada. Na parte superior vários relevos representam está Pax Augusta, e na parte inferior os motivos são decorativos com temas vegetais. Este altar data de 13/9 a.C. Mostra o apogeu da arte do relevo romano. As figuras são realistas e cheia de detalhes!

Graças a um dos relevos da fachada temos uma instantânea da família de Augusto, onde só falta o próprio Augusto que se encontra mais a esquerda. Todos eles estão na procissão para agradecer as vitórias romanas, a ela se seguiam o sacríficio de animais em honra aos deuses (imagem abaixo).

Para vê-lo? Museu Ara Pacis, em Roma. Abre todos os dias das 9:30 às 19:30. Fecha nos dias 01/01; 01/05 e 25/12. A entrada custa 10,50€.

Glossário
relevo – tirar do material para formar figuras que sobressaem da superfície. A diferença com a escultura, é que nesta se pode dar à volta ao objeto artístico. No relevo a figura se encontra aderida a uma superfície.

Site museu: http://www.arapacis.it
Para saber mais sobre todo o império romano, visite: http://www.imperivm.org

Ara Pacis

Veja todos nossos posts da ITÁLIA

Busque e reserve seu hotel em ROMA, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

Para comprar as entradas dos principais atrativos da cidade, clique aqui, e evite filas de até 2 horas de pé \o/

Imagens:
https://www.flickr.com/photos/13706945@N00/
Museu Ara Pacis
http://www.imperivm.org

Guia de Museu | Guia Galeria degli Uffizi

Siga o Turomaquia no Instagram

Instagram

  • Dia de muita felicidade. Encontrei casualmente um leitor do blog na exposição do Guernica. O Francisco foi tão gentil, que alegrou ainda mais meu dia. Que teve Picasso, uma exposição incrível do crítico de arte brasileiro - Mário Pedrosa e 3 restaurantes que em breve vou postar prá vocês 😉
  • O café da manhã foi nesta lindura dentro do Museu Reina Sofía. Café + pão com tomate e azeite + pequeno suco de laranja = 5€.
.
#nubel #museoreinasofia #gastronomia #restaurante #museum #madri #españa
  • Em Madri #aeroporto #aeropuertodebarajas #españa
  • Sabendo das últimas no Aeroporto de Atenas. Em algumas horas, Madrid. E amanhã tem exposição especial do Guernica no Museu Reina Sofía 😎
.
#turogrego #athensairport #greece #airport #gameofthrones #time
  • Atenas, simplesmente Atenas. Para as pessoas legais, que não enganam, não roubam suas ideias, desejo que ao menos uma vez na vida venham para esta cidade, que cidade! 
Monte Licabeto visto da Acrópole.
#turogrego #atenas #greece #acropole #acropolis #licabeto
  • As cariatides reinando sobre Atenas. Na verdade, estas são réplicas, as originais estão protegidas da poluição e deterioração lá no Museu da Acrópole 🏛
.
#acropolis #greekart #cariatides #atenas #turogrego #openairmuseum #greece

Follow Me!