A foto de todas as revistas de turismo sobre Irlanda: Kylemore Abbey
Havia visto a estampa em revistas de turismo. Aliás, as fotos do lugar me fizeram desejá-lo. Nem precisei de mais motivação, bastava com estar diante daquele castelo junto a um grande lago. No dia anterior, quando íamos à Clifden passamos rapidamente por ele, mas de longe, devidamente reservado em sua tranquilidade. Agora era diferente, somente o lago estava entre ele e eu. Fiquei parada, impotente diante daquela paisagem. Queria ficar mais, mas sabe lá o que é viajar de carro, um mundo de posibilidades …
Clique aqui e imprima nosso GUIA de VISITA de Kylemore Abbey. Gratuito!
O primeiro que visitamos foi o castelo, afinal foi ele que nos fez colocar Conemara no roteiro, bendito castelo! O casal Mitchell e Margaret Henry compraram a propriedade de 13.000 acres por 18.000 libras. No lugar de uma casinha para eventuais pescadores de estação construíram seu castelo, entre 1867 e 1871.
Imagina acordar e dar de cara com este visual, laguinho, montanhinhas, muito verde, tudo num remanso de paz?!!! Entrei e fiquei imaginando os filhos do casal correndo por aqueles corredores, os jantares oferecidos na imponente mesa de jantar. O castelo na época do casal contava com 70 habitações com todas as comodidades conhecidas e modernas. Eles tinham seu próprio subministro de eletricidade e água à pressão. E pasmem, seu próprio corpo de bombeiros! O Mitchell era um cara que pensava no entorno, tanto que seu corpo de bombeiros ajudava todo a comunidade. Grande parte de suas terras, em 1902 estavam arrendadas a 130 agricultores, e ele construiu uma escola para dar educação aos filhos destes agricultores. Comprometimento social no comecinho do século 20.
Sabe aquele velho jargão, que dinheiro não traz felicidade? Pois é, o casal foi ao Egito, a Margaret contraiu uma doença e faleceu em 1874. Mitchell que era um homem apaixonado mandou construir uma igreja em sua homenagem. Uma catedral gótica em miniatura!
Você pensa que nisto ficam os atrativos do lugar?? Na-na-na-naaaaaaaaaa, um micro-ônibus nos leva aos jardins de Kylemore. Os Henry construiram este jardim vitoriano de 6 acres junto com o castelo. Era a menina do olhos do Mitchell, possuía uma tecnología super avançada para a época, 1.538 metros de encanamentos distribuiam água quente por todo o terreno. Vinte e uma estufas de cristal, jardineiro-chefe que residia no local junto a seus asistentes.
Nem pegamos o ônibus para voltar à entrada, necesitávamos silêncio e paz para assimilar tudo aquilo … Isso porque nem imaginávamos o que havia na curva do caminho da estrada para Galway …
Leia também:
Roteiro de carro pela Irlanda: de Donegal a Clifden
Slieve League – um dos precipicios mais altos da Europa
Donegal: uma parada entre dois caminhos
fotos: turomaquia_2011