Vale a pena comprar o Japan Rail Pass?
Índice
Japan Rail Pass – sempre vale a pena?
Daquelas perguntas que me fazem: por que você não comprou o Japan Rail Pass? Simples, para meu roteiro não valia a pena!
Tem certeza? Sim, tenho certeza. Mas para os sem fé do mundo, mostro os números.
Gastei com transporte:
Dentro de Tóquio: U$ 60,06
Ônibus Tóquio – Kioto – Tóquio: U$ 101,04
Dentro de Kioto: U$ 28,36Total gasto com transporte: U$ 189,46
O Japan Rail Pass mais barato para 7 dias custa U$ 255,00. Minha viagem foi de 15 dias, para este tempo o passe sai por U$ 406,00.
Mesmo com o passe teria gasto com alguns meios de transporte em Tóquio. Algumas linhas que usei do metrô não pertencem à companhia do passe, a JR Pass.
Japan Rail Pass – quando vale a pena?
Como não comprei o Japan Rail Pass acabei não tendo a experiência do trem rápido. Não era uma prioridade para mim, mas se for para você, compre sem pestanejar.
E se quiser andar de trem rápido, não tenha dúvida que o passe é de longe a melhor opção para sua viagem. Os bilhetes separados dos famosos “shinakansen” são bem caros.
Para você ter uma ideia, um trajeto Tóquio – Kioto custaria no trem rápido por volta de 13.910 ienes, ou seja, U$ 122. Apenas um trajeto!
O passe também vale a pena se você for fazer um itinerário por mais destinos no país. Minhas cidades-base foram apenas Tóquio e Kioto. Os trens e ônibus que usei para os bate e voltas eram baratos ou não estavam incluídos no passe.
Se quiser calcular se vale comprar o Japan Rail Pass para seu itinerário, utilize o site Hyperdia, para calcular os preços dos transportes.
Japan Rail Pass – as condições do uso do passe
De acordo com o site oficial do passe, este é o procedimento que você deve seguir para utilizar o Japan Rail Pass:
No Japão
Deverá trocar seu voucher pelo passe em quaisquer dos escritórios da JR, para isso deve estar com o passaporte.
Não precisa ativar o passe no mesmo dia da troca, terá que ativá-lo nos seguintes 30 dias.
Preciso pagar para reservar assentos?
Deverá reservar assentos em alguns trens, mas não precisará pagar por isso. Para usar o passe sempre deverá estar com o passaporte, que poderá ser solicitado pelo pessoal da estação.
Veja como é um ticket de reserva de assento:
Depois de comprar, posso cancelar o passe?
Pode pedir reembolso dentro do prazo de 1 nao após a compra, desde que não tenha sido utilizado. A taxa para a realização do reembolso e de 10% do valor do passe.
Japan Rail Pass – compra do passe no Japão
O passe devia ser comprado sempre no país de origem do turista. Porque é para estrangeiros e não para japoneses.
Mas a modo de projeto até 31 de março de 2018 também pode ser adquirido no Japão por pessoas com passaporte que não tenham sido expedidos pelo Japão, ou seja, estrangeiros.
O passe é mais caro do que se for comprado antes da viagem, em seu país de origem. Mas é uma opção prá quem esqueceu deste tema ou está realizando uma viagem de última hora.
Japan Rail Pass – vocabulário essencial
Planejando a viagem ao Japão
Veja todos nossos posts do JAPÃO
Busque e reserve seu HOTEL em: TÓQUIO | KIOTO. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Veja os escritórios oficiais do passe no Brasil, clicando em: http://japanrailpass.net/area_06.html
Site oficial: http://japanrailpass.net/en/index.html (site de onde retirei o vocabulário essencial para viajar de trem).
A viagem ao Japão em Vlogs
Icons made by Freepik from http://www.flaticon.com