Guias de Viagem e Arte

 
 
ago 26 2008

Uma catedral, muitos estilos …

A Catedral é enorme e não pode ser apreciada em sua totalidade desde da calçada, deve-se dar a volta ao redor do edifício para ver sua diversidade. E por que diversidade? Vejam só, ela foi construída em cima do que eram os restos de uma mesquita, e a primeira pedra foi colocada em 1262, mas levou séculos para estar pronta. Daí que você pode apreciar vários estilos artísticos, e é legal porque se vê claramente a diferença entre um e outro.

Só de portas, são 3: a românica, a gótica e a barroca. A Românica que foi a primeira a ser construída é a mais simples, depois se vê a evolução das figuras, tanto na exuberância como na própria anatomia. A porta gótica destaca os doze apóstolos, e em frente a esta porta se reúne o famoso Tribunal de Águas de Valencia, uma instituição medieval que se mantém até os dias de hoje. Este tribunal regula “de palavra” a irrigação dos terrenos agrícolas. Passear pela catedral pode levar uma ou duas horas, por que de que sirve olhar sem ver (não é mesmo?)?! O melhor é ir pouco a pouco, parando de vez em quando, tomando um tinto de verano, e se for um sábado apreciando o desfile de noivas que vão em busca de seus seres amados. 

Também não deixe de subir na torre, a vista é imprescindível para comprender a cidade, e também te ajuda a queimar as calorias de mais do almoço, porque são 207 degraus. As visitas à catedral podem ser realizadas das 10:30 às 13:00 e das 16:30 às 18:30. Valor da entrada: 3€.


Foto By Turomaquia_2008 (Porta barroca da Catedral).

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: