Um presépio enorme de areia junto ao Atlântico
Na Espanha é bem comum encontrar presépios juntos às árvores de Natal. Tanto que nas lojas há seções especializadas só nas figurinhas do “belén”.
A tradição dos “beléns” teria surgido lá no ano de 1223 quando São Francisco de Assis teve a idéia de encenar o nascimento de Jesus e assim explicá-lo de forma didática aos cidadãos de sua paróquia. O que acabou virando um costume, e se estendendo pela Europa na Idade Média. Mas é só com a chegada do Renascimento, que os presépios começam a ser montados nas casas, claro que inicialmente apenas nos lares da nobreza.
Onde eu moro, além de estar presente nas casas, também se vê junto ao mar. Enorme e todinho feito de areia por grandes artistas. Além da cena do nascimento, a cada ano escolhem outras passagens importantes pré Jesus.
Este ano a que mais me impactou foi a “Anunciação” de Vadim Gryadov. Uma releitura chocante do momento em que um anjo desce à terra para avisar Maria que ela espera o filho de Deus.
O anjo mais parece um deus pop com uma melena esvoaçante. E entre ele e Maria existe uma tensão, quase um desejo. Uma releitura artística e com um resultado emocionante. Eu que sou a louca das anunciações, me apaixonei!
AT: A chuva forte e com vento destruiu algumas partes do belén 🙁 Mas ainda assim vale a pena a visita!
Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2013
Site oficial do Belén de Arenas: http://www.belendearena.es