Guias de Viagem e Arte

 
 
out 06 2013

Um prato perfeito para o outono europeu: cocido madrileño

Este post faz parte da Blogagem do Outono Europeu, uma série de posts que o Turomaquia, juntamente com outros blogs brasileiros de cidades europeias, estará publicando.

Numa comparação bem grosseira, o cocido é a feijoada espanhola. Cada região tem o seu, o que muda é o que leva cada um. A maioria dos cozidos espanhóis tem como ingrediente principal o garbanzo (nosso grão-de-bico) e até agora só conheci uma exceção, a fabada asturiana, que leva feijões brancos.

Por aqui ninguém come grão-de-bico em salada. Ele é o rei dos pratos “de cuchara”, daqueles que é melhor comer com colher ? É possível encontrá-lo em menus durante todo o ano, mas é complicado comê-lo nos 35 graus do verão. É um prato pesado, perfeito para quando o friozinho começa a se fazer mais presente.
Cocido Madrileño
Foto de Salvatore G2

Tal qual a feijoada, cozinha-se por muito tempo um montão de ingredientes, além do grão de bico, leva repolho, cenouras, batatas, morcilha, galinha, mocotó, chouriço, ponta de presunto ibérico, toucinho e macarrão cabelo de anjo. Além de uma espécie de bolinho frito feito com migalhas de pão dormido, ovos, bacon, salsinha e alho.

Parece que leva tudo, né? Como todo prato de origem humilde, a intenção era essa, colocar na penela tudo que sobrava na cozinha e que desse sustância. E olha que o dito tem história, mais o menos se tem notícia do “moço” desde o século 17 e sua origem é judaica.

Já provei várias vezes e posso te dizer que é um prato com caráter e delicioso. E o legal é que não se serve tudo junto, fazem em 2 ou 3 passos:
1) primeiro, a sopa. Resultado das 3 (ou mais) horas em que os ingredientes ficaram cozinhando na panela enorme.
2) o grão de bico com as verduras e batatas;
3) e por fim, as carnes.
Restaurante Casa Carola - Madrid
Foto de Pablo Monteagudo
Cocido Madrileño
Foto de Javier Lastras

Em alguns lugares servem juntos os passos 2 e 3. Eu prefiro separados para saborear mais cada ingrediente. É uma comida fantástica para longas conversas regadas com um bom vinho tinto.

Dica turomaquia: quer comer um bom cozido em Madri e com estilo? Nas quartas-feiras, na hora do almoço (13:00 às 16:00 horas) suba até a terraza do Hotel Wellington. E desfrute por 23€, do cocido madrileño + água + vinho ou cerveja + sobremesa.
Hotel Wellington Madrid

Quer ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

Para ver os demais posts da Blogagem do Outono Europeu, visite:
Conexão Paris – hummm cogumelos e trufas
Londres para Principiantes – acompanha uma receita 🙂