Trinity College: Entre lágrimas e a força dos Jedis!
Entramos na Universidade de Dublin, mais conhecida como Trinity College. Inesperadamente não chove e o céu azul anuncia a maravilha em todos os sentidos que seria o dia. O campus é lindo, muito verde, prédios antigos e modernos. Começamos a buscar a famosa biblioteca. Primeiro atrativo na Irlanda com fila, mas tudo organizado e rápido. Ao lado da bilheteria, uma loja enorme. Estamos tão ansiosos que preferimos entrar de uma vez por todas.
Uma sala enorme de exposição desvenda o “Livro de Kells” e outros quatro importantes manuscritos que estão na Biblioteca. Painéis enormes explicam como era vida nos mosteiros, os locais que deram “a luz” a estes livros. Detalham o processo de produção, desde as folhas até os desenhos mais ricamente decorados. É espantoso pensar que o Livro de Kells provavelmente tenha sido o projeto de vida de sete homens: 4 escribas e 3 ilustradores.
O caminho naquela sala de paredes negras vai aumentando a expectativa. Afinal estamos falando de livros com mais de 1000 anos ?!!! Então se sobe uma pequena rampa e entramos numa sala menor, ainda negra e com uma vitrine horizontal ao meio. Sala que é providencialmente chamada Tesouro.
Uma pequena multidão. Muitos e muitos cotovelos diante de 4 livros. Ninguém fala, apenas olha, olha e olha. Perplexos porque aqueles livros falam de um mundo tão diferente, sem imprensa, onde cada palavra foi habilmente “desenhada”. As cores são vibrantes, tudo é ainda mais lindo do que esperava. Não posso resistir, choro. É difícil abandonar aquele lugar. Vou e volto diversas vezes. Mas outra experiência me espera.
Subimos por umas escadas e chegamos à biblioteca em si, à enorme sala que abriga mais de 200.000 livros dos séculos 15 a 19. Outra emoção, estou entre a história e a estória. Todos aqueles livros, tantas idéias e por outro lado também me sinto um jedi!? A “Long Room” que inspirou a George Lucas, tem este cheiro do tempo bem vivido. Estilo neoclássico, madeira escura, me sinto tão pequena. Em cada compartimento, antigas escadas para alcançar os livros que estão nas prateleiras mais altas. As escadas correm em pequenos trilhos. Na parte vertical das estantes, o alfabeto facilita a busca. Em cada falsa coluna, um grande homem zela pelos livros, ou de forma mais poética convida a entrar e desfrutar. Me sento em um dos bancos centrais. Como não posso fazer fotos, tento reter o máximo de informação visual, quero levar tudo aquilo comigo, e depois de duas horas saio meio zonza, e entre suspiros penso: “Que a força me acompanhe”!
Informações práticas:
A exposição e a biblioteca abrem de:
Segunda a sábado das 09:30 às 17:00 horas
Domingos (de abril a outubro) das 12:00 às 16:30 horas
(de maio a setembro) das 09:30 às 16:30 horas
Tarifa: 9€
Site: http://www.bookofkells.ie/
Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2010
imagens interiores: http://www.bookofkells.ie/