Templo Sensoji – O que ver em Tóquio #1
Índice
Templo Sensoji – o templo mais antigo de Tóquio
Visita obrigatória na capital. Como deixar de lado o templo budista mais antigo de Tóquio? O templo está consagrado à Deusa da Misericórdia. Porque foi neste lugar, junto às margens do Rio Sumida, que 3 pescadores (entre eles, dois irmãos: Hinokuma Hamanari e Hinokuma Takenari) teriam encontrado a estátua de Kannon.
Para que todos pudessem admirar a deusa, ergue-se o templo. Sua construção foi finalizada em 645. O coitado passou por muita coisa, e claro que o que se vê não é tão antigo. Uma de suas vicissitudes foi uma tal de Segunda Guerra Mundial 🙁
Templo Sensoji – Porta Kaminarimon
Dá para chegar ao Templo de Sensoji por outro lado, mas não faça isso! Entre pela Porta Kaminarimon, que além de ser linda e fotogênica, é um símbolo do bairro de Asakusa e de Tóquio.
No centro da porta de 4 metros, uma grande lanterna vermelha onde aparece escrito o nome da porta. Na parte debaixo da lanterna, um dragão talhado em madeira. E de cada lado as divindades que guardam o templo. Fujin, o Deus do Vento e Rajin, o deus do Trovão.
Atravessando a porta, verá outros dois deuses, dois dragões, que aqui aparecem em sua forma humana. Eles também são vigilantes do templo: Tenryu e Kinryu.
Templo Sensoji – Nakamise Dori
Passando a porta, você entra na Rua Nakamise. Eu acho super interessante a forma como o budismo se relaciona de forma natural com o dia a dia dos fieis. Uma baita rua comercial com 90 lojas de souvenirs e comidinhas conduz ao salão principal do templo.
Muitas lojas vendem “yukata”, que são uns kimonos mais “casuais” feitos de algodão. Esta rua tem séculos de antiguidade \o/ Reserve no mínimo 30 minutos para ela. Mas já te aviso que você pode passar muito mais tempo por aqui! A tentação é grande com dezenas de degustações gratuitas de doces e salgados.
Também verá muitos “hachimakis”. Um pano branco com escritos vermelhos que os kamikases levavam na cabeça com os símbolos de “Hisso” = venceremos!
Compre ou prove os antigos e tradicionais “biscoitos” kaminari-okoshi feitas de copos de arroz, amendoim e outras sementes misturadas com açucar. Uma espécie de torrone de arroz. Eu provei e aprovei 😉 É algo do tempo em que Tóquio nem era Tóquio, e sim Edo. Dizem que seu nome vêm de “establecer um nome ou uma casa”, por isso eram super procurados!
Templo Sensoji – Porta Hozomon
Esta era a antiga porta principal do templo. Ela também possui suas figuras-guardiães. Esculturas de dois lutadores de sumo: Kitanoumi e Myobudani Kiyoshi.
Templo Sensoji – Os rituais
Primeiro, vá até onde estão os incensos queimando e com a mão leve a fumaça para seu corpo. Principalmente para aquelas partes que sofram alguma doença ou dor.
Depois vá até uma “fonte” com formato de dragão (temizu-ya) para se purificar. Pegue uma espécie de grande concha com a mão direita, encha-a de água e jogue esta água sobre a mão esquerda. Depois faça o mesmo com a outra mão. Então, coloque um pouco de água na mão esquerda e faça uma espécie de bocejo e a cuspa. Com isso você limparia todo seu corpo. Depois volte a purificar a mão esquerda e para terminar, limpe o cabo da “colher” e o devolva em seu lugar.
O ritual mais “divertido”: ver tua sorte! Nas laterias, verá uma espécie de caixa com palitos de madeira. Pense em algo que gostaria de saber, chacoalhe esta “caixa” e retire um palito e busque nas caixinhas o símbolo que você tirou e veja sua sorte. Se a sorte for ruim, “prenda” o papel numa espécie de painel ao lado da mesa onde ficam os palitos, para assim tentar reverter esta “má sorte”.
Importante, antes deste ritual deposite 100 ienes nas mesa, você verá o lugar adequado!
Templo Sensoji – Salão principal Hondo ou Kannon-do
Pelo que eu entendi apenas se pode entrar na parte exterior deste salão. No dia que fomos havia um ritual sendo levado a cabo na parte interior, mas pouquíssimas pessoas se encontravam no lado de dentro. Você verá em breve no vlog deste dia 🙂
Você deve estar se perguntando sobre a estátua de Kannon. Ela está neste salão, mas não está exposta ao público 🙁
Templo Sensoji – Outros recintos
O templo na verdade compreende outros recintos como o pagode de 5 andares e outros salões. Vale a pena caminhar um pouco pelos jardins e arredores.
O lugar exato onde se encontrou a estátua de Kannon é marcado pelo Salão Komagatodo, que apenas abre no dia 19 de cada mês.
Templo Sensoji – Informação prática
Como chegar: pegue uma das seguintes linhas Asakusa Line, Ginza Line, Tobu Line ou Tsukuba Express e desça em ASAKUSA.
Horários: abre todos os dias de novembro a fevereiro das 6:30 às 17:00 horas. De março a outubro das 6:00 às 17:00 horas. Este é o horário do templo em si, mas dá para entrar nas ruas do complexo durante o dia todo. Nós fomos mais tarde e vale a pena voltar com a tranquilidade da noite para ter uma perspectiva diferente do lugar.
Este templo recebe 20 milhões de visita /ano!
Templo Sensoji – Para planejar sua viagem a Tóquio
Veja todos nossos posts do JAPÃO, clicando aqui!
Busque e reserve seu hotel em:
Tóquio| Kyoto. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.