Guias de Viagem e Arte

 
 
mar 17 2017

Templo Sensoji – O que ver em Tóquio #1

Templo Sensoji – o templo mais antigo de Tóquio

Templo Sensoji
Visita obrigatória na capital. Como deixar de lado o templo budista mais antigo de Tóquio? O templo está consagrado à Deusa da Misericórdia. Porque foi neste lugar, junto às margens do Rio Sumida, que 3 pescadores (entre eles, dois irmãos: Hinokuma Hamanari e Hinokuma Takenari) teriam encontrado a estátua de Kannon.

Para que todos pudessem admirar a deusa, ergue-se o templo. Sua construção foi finalizada em 645. O coitado passou por muita coisa, e claro que o que se vê não é tão antigo. Uma de suas vicissitudes foi uma tal de Segunda Guerra Mundial 🙁



Templo Sensoji – Porta Kaminarimon

Dá para chegar ao Templo de Sensoji por outro lado, mas não faça isso! Entre pela Porta Kaminarimon, que além de ser linda e fotogênica, é um símbolo do bairro de Asakusa e de Tóquio.

No centro da porta de 4 metros, uma grande lanterna vermelha onde aparece escrito o nome da porta. Na parte debaixo da lanterna, um dragão talhado em madeira. E de cada lado as divindades que guardam o templo. Fujin, o Deus do Vento e Rajin, o deus do Trovão.

Atravessando a porta, verá outros dois deuses, dois dragões, que aqui aparecem em sua forma humana. Eles também são vigilantes do templo: Tenryu e Kinryu.
Templo Sensoji

Templo Sensoji – Nakamise Dori

Passando a porta, você entra na Rua Nakamise. Eu acho super interessante a forma como o budismo se relaciona de forma natural com o dia a dia dos fieis. Uma baita rua comercial com 90 lojas de souvenirs e comidinhas conduz ao salão principal do templo.

Muitas lojas vendem “yukata”, que são uns kimonos mais “casuais” feitos de algodão. Esta rua tem séculos de antiguidade \o/ Reserve no mínimo 30 minutos para ela. Mas já te aviso que você pode passar muito mais tempo por aqui! A tentação é grande com dezenas de degustações gratuitas de doces e salgados.

Também verá muitos “hachimakis”. Um pano branco com escritos vermelhos que os kamikases levavam na cabeça com os símbolos de “Hisso” = venceremos!
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Compre ou prove os antigos e tradicionais “biscoitos” kaminari-okoshi feitas de copos de arroz, amendoim e outras sementes misturadas com açucar. Uma espécie de torrone de arroz. Eu provei e aprovei 😉 É algo do tempo em que Tóquio nem era Tóquio, e sim Edo. Dizem que seu nome vêm de “establecer um nome ou uma casa”, por isso eram super procurados!

Sensoji Temple - O que ver em Tóquio
Templo Sensoji

Templo Sensoji – Porta Hozomon

Esta era a antiga porta principal do templo. Ela também possui suas figuras-guardiães. Esculturas de dois lutadores de sumo: Kitanoumi e Myobudani Kiyoshi.

Templo Sensoji – Os rituais

Primeiro, vá até onde estão os incensos queimando e com a mão leve a fumaça para seu corpo. Principalmente para aquelas partes que sofram alguma doença ou dor.

Depois vá até uma  “fonte” com formato de dragão (temizu-ya) para se purificar. Pegue uma espécie de grande concha com a mão direita, encha-a de água e jogue esta água sobre a mão esquerda. Depois faça o mesmo com a outra mão. Então, coloque um pouco de água na mão esquerda e faça uma espécie de bocejo e a cuspa. Com isso você limparia todo seu corpo. Depois volte a purificar a mão esquerda e para terminar, limpe o cabo da “colher” e o devolva em seu lugar.
Templo Sensoji
O ritual mais “divertido”: ver tua sorte! Nas laterias, verá uma espécie de caixa com palitos de madeira. Pense em algo que gostaria de saber, chacoalhe esta “caixa” e retire um palito e busque nas caixinhas o símbolo que você tirou e veja sua sorte. Se a sorte for ruim, “prenda” o papel numa espécie de painel ao lado da mesa onde ficam os palitos, para assim tentar reverter esta “má sorte”.
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Importante, antes deste ritual deposite 100 ienes nas mesa, você verá o lugar adequado!

Templo Sensoji

Templo Sensoji – Salão principal Hondo ou Kannon-do

Pelo que eu entendi apenas se pode entrar na parte exterior deste salão. No dia que fomos havia um ritual sendo levado a cabo na parte interior, mas pouquíssimas pessoas se encontravam no lado de dentro. Você verá em breve no vlog deste dia 🙂

Você deve estar se perguntando sobre a estátua de Kannon. Ela está neste salão, mas não está exposta ao público 🙁
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Templo Sensoji – Outros recintos

O templo na verdade compreende outros recintos como o pagode de 5 andares e outros salões. Vale a pena caminhar um pouco pelos jardins e arredores.

O lugar exato onde se encontrou a estátua de Kannon é marcado pelo Salão Komagatodo, que apenas abre no dia 19 de cada mês.
Templo Sensoji
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Templo Sensoji – Informação prática

Como chegar: pegue uma das seguintes linhas Asakusa Line, Ginza Line, Tobu Line ou Tsukuba Express e desça em ASAKUSA.

Horários: abre todos os dias de novembro a fevereiro das 6:30 às 17:00 horas. De março a outubro das 6:00 às 17:00 horas. Este é o horário do templo em si, mas dá para entrar nas ruas do complexo durante o dia todo. Nós fomos mais tarde e vale a pena voltar com a tranquilidade da noite para ter uma perspectiva diferente do lugar.
Sensoji Temple - O que ver em Tóquio

Este templo recebe 20 milhões de visita /ano!

Templo Sensoji – Para planejar sua viagem a Tóquio

Veja todos nossos posts do JAPÃO, clicando aqui!

Busque e reserve seu hotel em:
Tóquio| Kyoto. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.