Guias de Viagem e Arte

 
 
out 29 2012

sou Blogueira e produzo Conteúdo

sou Blogueira e produzo Conteúdo

Semana passada recebi um release do Ministério do Turismo sobre um projeto apoiado pela instituição. A idéia era revelar um Brasil pouco conhecido pelos brasileiros. O que aliás não se trata de nada inovador, já que os blogueiros brasileiros desenvolvem há anos conteúdo com este diferencial.

Aqui no Turomaquia temos uma série do Maranhão que é um dos destinos mais procurados no blog. E que ajudou a colocar no mapa turístico, locais pouco visitados por brasileiros. Com uma concentração acentuada de turismo internacional, como Atins.

E como fiquei sabendo desta transformação? A Pousada do Buna entrou em contato comigo comentando que começavam a receber cada vez mais brasileiros. Como não havia me identificado durante minha estância, eles perguntaram aos hóspedes como haviam descoberto o Buna, ao que respondiam, através do Turomaquia 🙂

Este trabalho de desvendar o Brasil não é exclusivo deste blog. Vem sendo arduamente desenvolvido pelo Ricardo Freire, Silvia Oliveira, Pedro Serra, Atila Ximenes, Jodrian Freitas, Alexandra Aranovich, Eliane Ceccon, Jana Calaça, Rapha Aretakis, Natália Gastão, Camila Navarro, Carol Wieser, Tiago dos Reis, Nivea Atallah, Érika Marques, Anna Bárbara, Rafael Carvalho, Jonathan Pádua, Júnior Gomes, e isto apenas para citar alguns blogueiros que nos últimos meses postaram ou se dedicaram a escrever sobre o Brasil. É claro que estou sendo injusta, porque somos um universo bem maior, e de antemão já peço desculpas àqueles que deixei de citar!

Porque lhes conto tudo isso? Porque no release que recebi constava como justificativa do projeto apoiado pelo MTur:
“A ideia surgiu por meio da observação do Portal XXX, sobre o que os membros da blogosfera de Viagem & Turismo publicam de forma em geral em seus sites. Muitos se prendem somente às informações institucionais que constam nos sites das secretarias de turismo, utilizando somente esse recurso para pouca divulgação das riquezas culturais e atrativas de nosso país, por isso, foi notado que a vivência em alguns destinos no Brasil incentivará ainda mais a divulgação e o fortalecimento do turismo.”

Este blog discorda totalmente desta afirmação. A maioria dos blogs brasileiros não trabalha desta maneira. O que acontece na blogosfera é que nos últimos tempos muitos sites foram criados, e se auto-denominaram blogs. O que está bem longe de ser verdade, já que trabalham simplesmente replicando notícias e releases enviados por assessorias de imprensa. O que em si não reveste nenhum problema, mas é claro que estes sites não trazem a essência do ato de blogar, que é algo muito mais pessoal, e na maioria das vezes resultado de vivências.

O leitor acostumado aos blogs, sabe distinguir alhos de bugalhos. Mas não podíamos deixar passar em branco nossa indignação. Até porque adivinhem com quem pretendem trabalhar os autores deste projeto? Com os blogueiros! O tempo é sábio, e colocará cada um em seu devido lugar!

foto: turomaquia_2009 (Obra “Two Seated on the Wall”, de Juan Muñoz. Fotografada no Museu Reina Sofía, durahnte exposição mográfica do artista espanhol).

Postado por Patricia de Camargo | Marcadores: