Semana Santa em Las Palmas de Gran Canaria – Espanha
A Semana Santa em Las Palmas é intensa. São muitas as procissões, às vezes várias no mesmo dia. Uma das mais tradicionais é da Sexta-Feira Santa: a das Mantilhas, que acontece desde 1928. Nela saem os tronos do Santíssimo Cristo e da Nossa Senhora das Dores. As duas imagens são obras do famoso escultor canário Luján Pérez, realizadas no século XVIII.
Normalmente as procissões levam o nome do trono ou da imagem que carregam, e no caso de que sejam vários tronos ou imagens, daquele que se considere como principal. Esta é conhecida como das mantilhas, porque as mulheres vestem as tradicionais mantilhas brancas canárias.
A procissão sai e retorna à catedral ao som da Marcha Fúnebre de Chopin. Durante o percurso pelo centro histórico reina o absoluto silêncio, que vez ou outro pode ser interrompido por uma zaeta. Um canto de amor e fé ao Cristo ou à Dolorosa. Começa às 11:00 horas e seu percurso dura uma hora e meia.
Ontem tentamos revê-la, mas chegamos um pouquinho tarde. Curtimos o ambiente do local. Ficamos sentados observando as pessoas em um banquinho na praça da catedral. O tempo justo para sair correndo para a casa da sogra, onde nos esperavam “pimientos de piquillo rellenos de bacalao”! Por isso as fotos são do nosso arquivo.
Leia também:
Um domingo por Vegueta
fotos: archivo_turomaquia_2003