Santuario de Delfos: dicas de visita!
Índice
O que fazer em Delfos: visitar o Santuário de Apolo
Acordamos cedinho para visitar a antiga Delfos. Por quê? Todos os dias muita gente visita o santuário de Delfos. E além da multidão, no verão faz um calor do demônio, o vento te salva um pouquinho, mas não deixe de levar uma garrafinha d´água. Por isso acorde cedo e chegue antes das massas de turistas que escolhem visitar Delfos através dos inúmeros pacotes de um a três dias que saem diariamente de Atenas.
E não pense que esta é uma forma cômoda de vir para cá, porque os grupos praticam uma espécie de jogging de monumento, no final do dia já nem devem sequer lembrar de tudo o que viram ou quem sabe, devem sofrer aquela síndrome causada pela exposição prolongada à beleza, a síndrome de Sthendal.
Traje adequado para visitar um sítio arqueológico
Não vá ao santuário de sandalinha de dedo mesmo que o calor convide a este tipo de vestimenta, porque é tudo de terra batida, e com o vento, o bicho pega. Da mesma maneira, meninas de plantão, deixai em casa os vestidinhos e saias que se levantam até com um suspiro!
Para aproveitar mais a visita, o melhor é levar teu próprio guia ou comprar um em espanhol na lojinha do museu (também em inglês e italiano), porque quase não tem nada explicando o que se vê e a maioria dos cartazes estão em grego e inglês, sob o sol e com uma letrinha pouco convidativa.
Copie e imprima nosso Guia Completo de Delfos, clicando aqui..
Um sítio arqueológico e Dois santuários
Na verdade o sítio arqueológico de Delfos se forma com dois santuários, o de Apolo e o de Atenea. Comece pelo mais impressionante e bem conservado, que é o Santuário de Apolo, que fica atrás do Museu de Delfos. Ao passar pela entrada, você começara a reconhecer as reconstruções e os locais que estavam as peças que visitou no dia anterior no museu.
Santuário de Apolo
A primeira construção à tua direita será a Ágora Romana. E depois dela, entrará no antigo recinto sagrado de Delfos. Passando por diversos locais onde se encontravam os edifícios que guardavam os tesouros de cidades ou de povos famosos.
De repente alcançara o Tesouro dos Atenienses, que foi reconstruído para que os visitantes possam compreender como eram tais edifícios. Na verdade, pense assim: era uma espécie de casa dos tesouros, tudo aquilo que um povo ou cidade mandava de presente ao oráculo era colocado neste local e no seu entorno.
Ao final da Via Sacra se vislumbram os restos do Templo de Apolo. Na verdade, o que vemos são os restos do quarto templo construído, o primeiro era do século VII a.C e o que podemos ver hoje é uma construção de mais ou menos 330 a.C.. Tinha que ser gigantesco!
É neste local que se encontraram as inscrições dos sete sábios da Grécia Antiga, entre elas a super famosa: “Conhece-te a ti mesmo”.
Anfiteatro
Depois do Templo, outra construção impressionante é o anfiteatro construído em 400 a.C.. É um dos melhores conservados na atualidade! Tinha capacidade para cerca de 5.000 pessoas. Como era muito frequentado, nos seus muros se gravavam decretos e atas que tinham que ter publicidade, como por exemplo, a alforria dos escravos.
Do anfiteatro se tiram umas fotos incríveis de parte do santuário e das montanhas que circundam este entorno único. Por sinal, uma curiosidade, você sabia que o sítio arqueológico de Delfos é Patrimônio Mundial da Humanidade?
Estádio
Depois de um pequeno descanso, não desista da subida, visite o estádio, onde se realizavam competições de atletismo, principalmente corrida. A primeira construção se realizou no século V a.C. ,e mais tarde se colocaram as arquibancadas para o público.
Santuário de Atenea
Agora deve descer, cruzar a estrada, andar um pouco mais em direção contrária à cidade. Para chegar ao Santuário de Atenea e ao ginásio.
Se o Santuário de Apolo está mal sinalizado, aqui é até difícil encontrar a entrada! Mas não desista, munido do teu guia ou do teu espírito mais aventureiro e desbravador, passará mais alguns bons momentos.
A primeira construção é o ginasio, do qual sobrou pouco para contar história. O ginásio não erá só um lugar onde os gregos iam para colocar-se em forma. Era muito mais do que isso, era o local onde os jovens (os, nada de As) recebiam os ensinamentos por assim dizer “escolares”. E também os militares. Dizem as más línguas que eram nestes lugares onde os meninos tinham suas primeiras aventuras amorosas.
Continuando o passeio, encontrará os restos do santuário propriamente dito de Atenea. Veja que legal o edifício circular que era chamado de Thólos. Ate hoje não se sabe ao certo para que serviam os thólos, ou seja, qual era sua função.
Planeje sua viagem para a Grécia AQUI!
Veja todos nossos posts da GRÉCIA
Busque e reserve seu hotel em: ATENAS | SOUNIO | DELFOS | METEORA | SANTORINI | MIKONOS | CRETA| ZAKINTHOS . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Mapa do Santuário de Apolo
Destaques do post:
O que ver no Santuário de Delfos
Dicas práticas para a visita ao Santuário de Delfos
Fotos: turomaquia_2008