Roteiro Urubici – O que fazer
Saímos no dia 28/04 de Curitiba com destino a Urubici – SC, mas não tínhamos pressa em chegar. Para curtir o caminho resolvemos parar em Blumenau por dois motivos: pra conhecer a loja de fábrica da Hering e pra almoçar numa churrascaria chamada “Na Moita”.
Chegamos em Urubici no final da tarde. Chovia muito e fomos direto para a pousada curtir o “nosso” chalé com lareira. O chalé é para 5 pessoas e possui cozinha equipada. Fizemos nossos três jantares lá mesmo, até porque assim economizamos e passamos menos frio…hahaha
No domingo (29/04), fomos surpreendidas por um café da manhã que era simplesmente maravilhoso. Os produtos são todos elaborados na pousada, por isso o pessoal lá acorda cedo, às 5 horas.
Após o café seguimos em direção à cidade, já que a pousada fica a 17 km do centro de Urubici. O primeiro lugar que visitamos foi o Morro da Igreja, quando chegamos fazia 7 graus, o vento estava cortante, mas a paisagem é certamente recompensadora!
Na mesma estrada está a cachoeira Véu de Noiva, e vale a pena visitá-la, especialmente por ter um fácil acesso, sendo necessário apenas 5 minutos de caminhada e no lugar ainda existe um restaurante e sanitários.
Seguindo nosso caminho, paramos nas pinturas rupestres que não são algo assim esplendoroso, aliás, a parada pra mim serve mais como mirante para a Cascata do Avencal. Que visitamos após uma breve parada no Belvedere (mirante) de onde se vê a cidade inteira.
A Cascata do Avencal pode ser vista de cima onde há dois mirantes, e por baixo. Os mais aventureiros encaram uma caminhada de 15 minutos em cima das pedras do rio (está seco) para chegar até o lago formado pela cascata.
Pra finalizar o dia com chave de ouro fomos até o Morro do Campestre, também conhecido como Morro da Cruz. Apesar de estar em uma propriedade particular e ter porteira, basta abrir e entrar. Fomos até onde o carro aguentava, pois de uma curva em diante havia algumas erosões, então deixamos o carro e seguimos a pé por aproximadamente 800 metros. A subida é fácil. Em 20 minutos chegamos ao topo do morro, onde há uma pedra furada e uma vista espetacular!
Já estava começando a escurecer então voltamos pro “nosso” chalé para fazer uma bela macarronada com vinho.
texto e fotos: Malu Poli_2012AT: de Curitiba a Urubici, passando por Blumenau percorremos aproximadamente 477 km.