Roteiro Porto |Do café da manhã à foz do Douro
Roteiro Porto – Parte da manhã
Vamos para mais um Roteiro PORTO. Comece seu dia provando as torradas mais gordinhas que você vai comer na vida, no delicioso, bonito e muito barato Café Progresso ou no tradicional “Deu La Deu” em uma das entradas do Mercado do Bolhão.
Do Café Progresso você pode descer para conhecer uma das livrarias mais bonitas do mundo, a Lello, quem sabe subir a Torre dos Clérigos para ver a cidade desde cima. Mas isso tudo se você acordou meio cedo, senão do café parta direto para o Palácio da Bolsa e participe de um dos tours da manhã.
Para almoçar, o Cantinho do Avillez. O Chef Jose Avillez tem vários espacos em Lisboa, mas este é o primeiro que abre no Porto. Inclusive em Lisboa se encontra seu restaurante com 2 estrelas Michelin, o Belcanto. Aliás o primeiro em Lisboa a conseguir as 2 estrelas.
O lugar é uma graça, com uma decoração que remete a uma casa de comida das antigas, mas não se engane, cada detalhe está sumamente pensado, das xícaras de porcelana ao pratos pendurados na parede. Mas se quero destacar algo que me impactou além da comida, foi o atendimento nota 1000. Staff amável, tanto na hora que servem o menu do almoço como no jantar, onde o ticket médio é bem mais caro.
Segundo o próprio chef, o cardápio é português com influências de suas viagens pelo mundo, e seus pratos mais comentados são: peixinhos da horta com molho tártaro; as vieiras marinadas com abacate; os fígados de galinha salteados com compota de cebola e Porto; lascas de bacalhau, migas soltas, ovo BT e azeitonas explosivas; o risotto de cogumelos Portobello com toucinho fumado, parmesão e manjericão; o Hamburguer de Barrosa DOP com cebolada, foie gras e batatas fritas.
Fui duas vezes. No jantar a la carte, pedi vieiras salteadas com ovas de truta, risoto de espargos, açafrão e limão. E o Tom, lascas de bacalhau, migas soltas, ovos BT e azeitonas explosivas, os dois pratos eram divinos. De sobremesa dividimos: bolo de chocolate à CANTINHO com gelado de morango, que era fantástico.
No dia que almocei sozinha, conversei com uns clientes. Eles me comentaram que a sobremesa de avelã era de outro mundo.
No jantar gasto médio com couvert (que é uma delícia) + prato principal + bebidas alcoolicas + sobremesa dividida = 27€/pessoa.
Na hora do almoço oferecem um menu ótimo com couvert + prato principal + bebida (água, vinho, cerveja ou refrigerante) + café por 12,50€. Uma pechincha.
Site: http://cantinhodoavillez.pt/carta-porto/
Roteiro Porto – Parte da tarde
Depois deste manjar dos deuses, volte para aquela área da bolsa, mas desça um pouco mais para visitar uma igreja que vai te deixar de boca aberta, a Igreja de São Francisco.
De lá toque para a foz do Douro. Se estiver cansado pegue o bonde histórico marrom que passa junto à Igreja de São Francisco. O passeio é incrível, e o bilhete pode ser comprado diretamente com o motorista. Desça na parada final. Para a ver a foz do Douro e se o dia estiver bonito, um espetacular por do sol!
Este bonde é conhecido como Eléctrico 1. Parte a cada meia-hora do ponto em frente a Igreja de São Francisco, na Rua Infante Dom Henrique. Da parada final uma pequena caminhada ao lado do Jardim do Passeio Alegre (cheio de palmeiras enfileiradas) te levará ao lugar em que o Rio Douro se encontra com o Oceano Atlântico. O bilhete custa no bonde 2,50 euros cada trajeto.
Se tiver disposição, e quiser conhecer mais da margem do Douro. Caminhe até lá e volte com o eléctrico, foi o que eu e o Tom fizemos. Foi muito gostoso, 4,4 km planos, passamos por pontes e vimos um Porto pouco conhecido pela maioria dos turistas.
No caminho, um restaurante nos chamou atenção, praticamente pendia sobre o rio, o Casa d´Oro Ristorante e Pizzeria. Que abre de segunda a quinta-feira das 12:30 às 14:30 e das 20:00 às 23:00 horas. E na sextas, sábados e domingos das 12:30 à meia-noite. Já anotei prá próxima 😉
Assistimos o por do sol na foz, e pegamos o último eléctrico que naquele dia voltava para a ribeira. De outubro a março, o eléctrico 1 funciona de segunda a sexta-feira das 9:15 às 17:15. De sábado, domingo e feriados das 9:45 às 17:15 horas. De abril a setembro, todos os dias das 9:30 às 20:20 horas.
Por via das dúvidas, quando chegamos perguntamos ao motorista quando saía o último naquele dia.
Na volta, você ainda terá tempo de descer pela Ribeira, cruzar a ponte Dom Luis por baixo e comer uns bolinhos de bacalhau na Taberninha do Manell.
Planejando sua viagem para Portugal
Veja todos nossos posts de PORTUGAL
Busque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | AVEIRO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.