ROTEIRO PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira – Parte 1
O PETAR é um dos parques mais antigos do Estado de São Paulo. Conhecido como “Parque das Cavernas” foi umas das minhas escapadas do ano passado!
Saí de Curitiba às 19 horas. Peguei a Regis Bittencourt com destino a cidade de Jacupiranga. De lá uma estrada de pista simples até Iporanga, aproximadamente a 190 km de Curitiba, onde está localizado o Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Após passar a cidade de Iporanga são 16 km de estrada de chão, em bom estado, até a pousada onde fiquei, a da Diva.
Já tinha agendado por telefone e e-mail com a pousada o passeio do dia seguinte. De manhã, fiz a Trilha do Rio Betari com entrada na caverna Água Suja e de tarde bóia cross. Quando terminei o café, o guia já me esperava (é obrigatório contratar um guia!). Deixei o carro no estacionamento, perto de onde se faz o registro de entrada no parque, e comecei a caminhada de 7,2 km até as cachoeiras das Andorinhas e do Betarizinho.
A trilha, apesar de considerada nível médio e com duração de 4 horas é tranquila. Durante o percurso tem que molhar um pouco as pernas pra atravessar o rio. Primeiro fomos às cachoeiras que estão no final da trilha. Onde paramos para fazer o lanche e na só na volta entramos na Caverna Água Suja, onde se caminha por aproximadamente 800 metros.
Deixei as coisas (tudo, não dá nem pra levar máquina fotográfica) na Pousada, peguei a bóia e fui descer o rio de bóia cross. Esta atividade dura aproximadamente 1:30 a 2 horas. Há uma parada para relaxar e curtir o rio. Atividade altamente recomendada!!!
Após tomar um banho, resolvi ir até Iporanga pra dar uma volta e tomar uma caipirinha. Acabei não só tomando uma deliciosa caipirinha de lima, como também comendo uma batata assada (parece frita) com queijo, outra delícia!
Roteiro – Parte 2 (com todas dicas práticas de onde ficar e quanto se gasta)
Para ver hotéis em Iporanga, clique aqui.
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
texto e fotos: Malu Poli_2011