Roteiro pela Grécia – O que fazer na Grécia
O que fazer na Grécia
Tenho uma amigona, que me perguntou sobre quanto tempo seria o ideal para uma viagem à Grécia. É super complicado responder a esta questão. Vamos supor que você pensa dedicar entre 10 e 15 dias para conhecer este país cheio de surpresas.
O melhor é começar mesmo por Atenas, não somente porque a maioria das pessoas chega através do aeroporto, mas para visitar os sítios arqueológicos que vão te introduzir a cultura grega clássica e as posteriores invasões. Fique ao menos 3 dias em Atenas, é uma delícia de cidade! Alugue um carro e visite Delfos e Meteora, você não vai se arrepender, para este passeio são necessários de 3 a 4 dias. Ok, se tiver que escolher entre uma ou outra, sem dúvida nenhuma vá a Meteora, porque é simplesmente alucinante!
Se tiver mais um ou dois dias, na volta desça ao norte e visite o anfiteatro grego melhor conservado do mundo – Epidauro e a bela cidade de Nauplia. Necessitaria como um dia a mais de carro.
Depois embarque para as ilhas. As fundamentais ou melhor dito, aquelas que estão marcadas na memória coletiva do viajante são: Mikonos, Santorini, Rodes e Creta, mas são muitas mais e cada uma com sua diversidade e originalidade. Se esta é teu primeiro roteiro pela Grécia, quem sabe deveria escolher entre estas mais famosas, e deixar as menores para uma segunda visita.
Você pode visitá-las de ferry, barco rápido ou avião. Esta última opção é (claro!) a mais rápida, mas também mais cara, e bota caro nisso! O ferry demora, mas é até confortável, e o barco rápido é uma excelente opção para ir entre ilhas. Outra opção são os inumeráveis cruzeiros que saem do Pireus, o porto de Atenas. Existe até companhia low-cost de cruzeiros – a Easy Cruises (infelizmente esta companhia fechou!). Oferece cruzeiros desde 214€, de 4 noites a cruzeiros de 14 noites por 770€. Alguns itinerários passam por território turco. (Atualização: a Easy Cruises já não está operando!).
Se você quer conhecer por conta e tem apenas 5 dias, escolha como máximo 2 ilhas, e se tem uma semana quem sabe poderia arriscar 3 ilhas. Ficar menos de 2 a 3 dias em cada ilha é muito estressante, e você apenas passa os olhos pelo lugar. As ilhas não estão tão perto umas das outras.
Se vai a Mikonos, famosa por suas vida noturna, não deixe de fazer um passeio à ilha museu de Delos. Ninguém mora nesta ilha, literalmente toda a ilha é um museu. Em todas as ilhas é fundamental alugar um carro ou moto para se locomover. Os ônibus em muitas ocasiões não são regulares e não chegam a alguns lugares recônditos mais especiais.
Minha Grécia fundamental ou minha primeira aproximação à Grécia seria:
3 dias – Atenas
¾ dias – Delfos/Meteora
8 dias – 3 ilhas, escolheria: Mikonos, Santorini e Creta, ou apenas duas para desfrutar mais, levando em consideração que Creta é enorme.
Se tivesse um ou dois dias a mais no continente iria a Nauplia e Epidauro; e mais alguns dias para as ilhas, continuaria visitando apenas três ilhas, mas talvez faria duas das superstars e escolheria uma menor e mais inexplorada.
Destaque do post:
Roteiro por Grécia
Sugestão de visita à Grécia
Leia também:
O que fazer em Creta
Mais perto do céu: um passeio pelos mosteiros de Meteora
Santuário de Delfos: dicas de visita
Ilhas Gregas: Como chegar – Porto Pireus
O que fazer em Atenas – 48 horas (parte II)
O que fazer em Atenas – 48 horas (parte I)
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
Fotos: turomaquia_2008
Imagens: Easy Cruises