Roteiro Patagônia – Parte Argentina #1
Em dezembro de 2017 estive em El Calafate, El Chaltén e Torres del Paine. Foram 2 semanas de viagem incríveis que agora vou contar tudo tim tim por tim tim aqui no Turomaquia. Com vocês meu Roteiro Patagônia.
Roteiro Patagônia: Buenos Aires + Chegada El Calafate
Sai de Curitiba no dia 11/12 para Buenos Aires. Como meu voo para El Calafate partia na manhã (06:30) do dia 12/12, tive que dormir em Buenos Aires. Fiz todas as reservas de hotel pelo Booking.
Em Buenos Aires procurei um hotel que fosse perto do Aeroparque e escolhi o Hotel Omega. O hotel é bem simples mesmo, achei a cama bem molenga e como é comum na Argentina, o banheiro não tinha box. Então tinha que passar um rodo depois de cada ducha 🙁 Custou 28 dólares quarto duplo privativo. Tem café da manhã, mas começava às 7:00 e eu tinha que estar no aeroporto às 5:00, portanto, não sei dizer se é bom.
Chegando em El Calafate fui direto pegar meu transfer com a Ves Patagonia. Já havia pagado a metade do serviço (transfer ida e volta, navegação e minitrekking) pela internet, então tinha que pagar o restante.
A van me deixou no Glaciar Perito Moreno Hostel, que eu já tinha reservado antecipadamente. Paguei 147 dólares para 3 diárias em quarto privativo duplo com banheiro privativo. Esse hostel fica um pouco longe do centro (15 minutos de caminhada), mas é muito legal. É super limpo e tem uma cozinha bem equipada, oferece café da manhã simples, mas gostoso (pão, bolo, café e chá). Em alguns horários é um pouco barulhento, mas nada que chegue a atrapalhar o sono.
Resolvi procurar um lugar pra comer e fui ao La Lechuzita, pois tinha hamburguer com fritas e bebida por 220 pesos (44 reais). Gostei bastante, portanto fica a dica pra comer na avenida principal, bem no centro da cidade.
Roteiro Patagônia: Trekking Perito Moreno
Dia 13/12, apesar de ter pedido pra fazer a navegação por primeiro, me colocaram no Minitrekking por causa do tempo que estava bom. O ônibus passou para me pegar às 8:00 no hostel, direção: Parque Nacional dos Glaciares. O parque fica a 80 km da cidade, num percurso de aproximadamente 1 hora e 30 minutos, com belos visuais do Lago Argentino e das montanhas.
Chegando no Parque é preciso pagar 500 pesos, que não estão incluídos em nenhum dos passeios. Este valor deve ser pago em DINHEIRO. Também é necessário levar lanche, pois o tour dura o dia inteiro. Quando chegamos na portaria do parque, o guarda entra no ônibus e pergunta de que país a pessoa é e recolhe o dinheiro, poucos minutos depois volta com o ingresso com o nome do seu país impresso, achei sensacional!
Chegando lá, o ônibus para no estacionamento na parte de cima das passarelas e ai que você se depara com o famoso Perito Moreno \o/ Você terá 1 hora e 30 minutos para curti-lo livremente à distância, caminhando nas passarelas, antes de caminhar em cima dele.
E assim você vai descendo em direção ao estacionamento, na parte inferior das passarelas, vendo algumas parte do Perito Moreno que caem e fazem um barulhão. Há vários mirantes e bancos, dá até pra parar comer admirando o glaciar.
Chegando no estacionamento, tem um café, que foi o ponto de encontro do grupo para continuar com o tour. Entramos no ônibus e seguimos para o porto, de onde saiu nosso barco para o outro lado do lago onde começou o minitrekking.
O percurso de barco dura entre 15 e 20 minutos, chegando do outro lado tem uma pequena casa que eles chamam de “refúgio” onde há mesas e lugar para deixar as mochilas, ou seja, leva-se para o minitrekking aquilo que seja extremamente necessário como água e máquina fotográfica.
Partindo do “refúgio” caminha-se pelo bosque até uma margem onde o guia divide o grupo em inglês e espanhol e explica sobre a formação do glaciar. Depois disso, é hora de colocar os grampões e curtir o minitrekking.
Roteiro Patagônia: Navegação entre glaciares
O dia 14 amanheceu chuvoso, mas era o dia da navegação. O ônibus passou no hostel um pouco mais cedo, às 7:00 da manhã, pois o embarque em Puerto Bandeira, que fica a 43 km da cidade, começa às 08:30 e o barco zarpa às 9:00. Chegando no porto, fila para pagar a entrada no parque de 500 pesos, em DINHEIRO.
O catamarã é grande, fechado e com vidros grandes, tem cafeteria e três andares que você pode subir pra tirar fotos. Esse passeio também dura o dia inteiro, então deve-se levar um lanche. Você não desce do barco.
Durante o passeio, é possível ver bem de pertinho vários icebergs, alguns glaciares menores e dois famosos: o Upsala, que é o maior de todos, mas não se pode chegar muito perto, e o Spegazzini que tem as paredes mais altas de gelo e que se chega bem pertinho.
Roteiro Patagônia: onde comer
Procurando, achei um lugar bom e barato para comer: Doña Mecha. Servem alguns pratos como sanduíche de milanesa, pizza e empanadas. Neste dia comi o sanduiche de meio metro. Isso mesmo, 50 centímetros de sanduíche, que dá pra duas pessoas ou de 25 cm que dá para 1 pessoa. Na minha opinião dá até pra 2. Tudo isso por 170 pesos.
Curiosidade: nessa época do ano escurece às 22 horas!
Roteiro Patagônia: planeje sua viagem
Veja todos nossos posts da: ARGENTINA e CHILE
Busque e reserve seu HOTEL em: BUENOS AIRES | EL CALAFATE | EL CHALTÉN | TORRES DEL PAINE. Apenas clique duas vezes sobre cada destino. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é daqueles itens mais que necessários em uma viagem. Qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.