Roteiro de Carro pelo Norte da Espanha – De Santander a Potes (Picos de Europa)
Prá começo de conversa já aviso aos navegantes, desfruta-se muito mais deste roteiro no verão. Uma oportunidade de visitar o menos óbvio para turistas que cruzam o Atlântico em direção à Espanha. Mas destinos super cruzados pelos nacionais e outros europeus.
Pegue o carro em Santander. Nós optamos pela loja do aeroporto, porque terminaríamos nossa viagem por lá, e nosso voo saía do Aeroporto de Santander para as Canárias.
Primeira parada a tão somente 30 quilômetros do aeroporto: Santillana del Mar, ainda em Cantábria. A jóia medieval tem um centro histórico quase inteirinho fechado para pedestres. Já visitei também no inverno quando os preços da hospedagem são beeem baratos, e a neblina forte pela noite enche de mistério esta beleza em pedra.
Antes de entrar no centro histórico, visite o museu de um patrimônio da humanidade, Altamira. Fica a dois quilômetros e conta com um amplo estacionamento.
Almoce por Santillana, e volte à estrada, 105 quilômetros te separam da segunda parada: Teleférico de Fuente Dé. Mas antes disso entrará em outra “comunidade autônoma” – o Principado de Astúrias, e estará nos arrededores de um parque nacional, Picos de Europa. Quando isso acontecer notará certa dor no pescoço, porque estará todo o tempo fazendo malabarismos para abarcar com teu olhar as imensas montanhas que surgirão do nada diante do espelho da frente do carro.
Relaxe, vá lento. Primeiro porque estará em uma estrada secundária, e depois porque as curvas serão infinitas. Daquelas estradas que merecem ser chamadas de cinematográficas.
O Teleférico de Fuente de Dé foi projetado nos anos 1960, e inaugurado em 1966, e te levará ao coração dos Picos, de onde nascem um montão de caminhos reais, ou seja, trekkings alucinantes com diversos graus de dificuldade. São 753 metros de subida, chegando aos 1.074 metros de altitude.
Aqui quem manda são as condições climáticas. Ventou muito, choveu ou nevou forte, o teleférico deixa de funcionar. Não é barato o bilhete de ida e volta (16€) mas é daqueles passeios que te dão a sensação de atingir o nirvana. É fácil (mesmo na alta estação) encontrar um espaço em que estará sozinho e imerso no silêncio.
Para quem curte caminhar, o melhor é dormir duas noites em Potes e dedicar um dia inteiro para a estação superior de Fuente Dé. Lá em cima tem um bar-restaurante e uma loja de souvenirs, mas para quem for caminhar, recomenda-se trazer lanche e água.
Eu fui em agosto, alta temporada e super verão, mas lá em cima fazia frio. Claro que minha roupa não era a mais adequada para o passeio. Do teleférico 24 km te separam do hotel em Ojedo, do ladinho de Potes, o aconchegante Infantado.
A – Aeroporto de Santander / B – Santillana del Mar / C – Teleférico de Fuente Dé / D – Ojedo
Quer receber mais dicas de viagem?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
imagens: turomaquia_2011 e Google Maps