Roteiro a pé por Berlim – da Potsdamerplatz a Alexanderplatz
Vamos começar o dia em Potsdamer Platz. Se você for do tipo, café na veia, aproveite para tomar o segundo do dia. Ou tirar uma foto com a enorme girafa de Lego. A área ao redor da praça está repleta de bares e restaurantes, e muita arte pública.
Depois deste momento relax, estará pronto para a primeira sensação “soco no estômago”. Porque Berlim é assim como dizem os espanhóis, uma “de cal otra de arena”. Algo como “entre tapas e beijos”.
O Monumento em memória aos judeus assassinados em Europa é uma instalação, no sentido que você entra na obra e ela mexe com seus sentidos. São 2.711 estelas de concreto. Possuem diferentes alturas. O peso médio de cada uma delas é de 8 toneladas! É beem recente, construído entre 2003 e 2005.
Curiosidade: debaixo do monumento, em uma de suas esquinas se encontrava o bunker da residência oficial do monstro Goebbels, e o bunker do chefão estava a uns 200 metros mais ao sul.
Cuidado se estiver com crianças pequenas. O lugar é labiríntico. E como algumas estelas são bem altas, perder uma criatura de 2 a 4 anos por aqui não deve ser algo nada agradável.
Tome seu tempo, a próxima parada é a bela praça Gendarmenmarkt, com suas catedrais gêmeas! Entre elas, o teatro “Konzerthaus”. Onde se estreiaram obras de Goethe e tocou o compositor Franz Liszt.
Curiosidade: Nesta praça, Leonard Bernstein deu o concerto para celebrar a queda do Muro em 1989; e também foi aqui onde se festejou a saída das tropas russas em 31 de agosto de 1994.
Dá para subir numa das torres da Französischer Dom. De terça a domingo, das 10:00 às 18:00 horas.
De uma praça à outra. Na Bebelplatz outro monumento relacionado às atrocidades nazistas, levantado exatamente onde se queimaram 25.000 livros (10 de maio de 1933)! Conheci este lugar, graças à dica da Lu Tesch do Perrengueiros.
Da Bebelplatz verá a avenida Unter den Linden, seu traçado original remonta o século 16. Por ela passavam os cavalos que saíam do antigo Palácio de Berlim até Charlottenburg. Mas este aspecto elegante de boulevard nasce no século 17. Antes da guerra era a avenida mais aristocrática da cidade. A guerra e o muro tiraram a “vida” do lugar, que vem desde 1989 voltando a seus grandes tempos!
Ao final, do lado direito se ergue a espetacular Catedral de Berlim. Espetacular não é apenas uma palavra fácil, o edifício merece este qualificativo e outros mais. A cúpula é tão gigantesca que se vê desde várias partes da cidade! A igreja apenas foi consagrada em 1905, e sofreu danos estruturais na 2ª. Guerra. Para que tenha uma idéia, parte da cúpula foi atingida e caiu sobre o chão, que acabou destroçado. Somente em 1975 começaram os trabalhos de restauração. Está aberta a visitação.
Junto a Catedral, belas mulheres sentadas às margens do rio. Ou o lugar mais oportuno para dar uma de turistona 😉
Como estão as pernas? Ok? Continuamos para o oásis das compras eletrônicas e gastronômicas, a Alexanderplatz.
Junto à ela, a torre de telecomunicações, a Berliner Fernsehturm. Essa construção enorme e sempre presente nas suas fotos 😉 Que também forma parte desta Berlim pós-guerra, sua inauguração aconteceu em 1969. Na “bola” giratória dá para tomar um belo café-da-manhã, almoçar ou jantar.
Agora vamos às comprinhas 😉
– Para comprar umas delícias para comer no hotel ou levar para casa, vá no térreo da loja de departamentos, Galeria Kaufhof. São vários andares, mas devo admitir que apenas frequentei a seção gourmet.
– Para eletrônicos, na praça verá duas das grandes lojas do ramo na Europa, a Saturn e a Media Markt. Para entender como são estes gigantes, aqui em Las Palmas, não compro nada antes de dar uma passada nestas lojas!
O Media Markt está dentro do enorme shopping Alexa. Que conta com umas 180 lojas e 17 restaurantes. Dentro do Alexa, também encontrarão uma filial da Berlin Infostore, a loja oficial de souvenirs da cidade. Além das fast-shops espanholas, Zara e Mango. A sueca, H&M e a alemã (que adoro) Esprit. Para ver todas as lojas, abra este link, e vai clicando na planta, do lado direito aparece o nome das lojas.
Total da caminhada: 3,5 km
Para ver o mapa com detalhes, clique aqui.
Posts relacionados:
De Andy Wharhol a Wim Wenders
Posto de fronteira da antiga Berlim e encontro curitibano
PLANEJANDO sua viagem para ALEMANHA
Veja todos nossos posts da ALEMANHA, clicando aqui!
Busque e reserve seu hotel em: Dresden | Kassel| Frankfurt| Munique | Berlim | Dusseldorf | Colônia | ssim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
fotos: turomaquia_2010