Restaurante em Madri – Estado Puro
Resolvi visitar este restaurante de tapas em Madrid porque li sobre ele em várias reportagens, também está em um montão de sites de gastronomia e de dicas de restaurantes em Madrid. E por que tanto alarde? Primeiro porque é do chef Paco Roncero, que tem uma estrela Michelin e é discípulo de Ferran Adrià.
Em uma revista Glamour em uma reportagem sobre este restaurante lhe perguntaram …
“O que tem as tapas de Paco Roncero que não tenham as dos demais bares?
São tapas (petiscos) bastante estudadas, feitas com muito carinho e com a melhor matéria-prima do mercado. Assim de simples. Minha idéia era pegar as receitas de toda a vida e fazê-las de novo, mas com algo de atualização. A verdade é que o mundo da tapa sempre me gostou e de uma forma ou de outra estive muito vinculado a ele”.
Na mesma revista lhe perguntaram quais seriam as recomendações do chef, e ele respondeu: “croquetas de jamón, ensaladilla rusa, mejillones tigre, patatas brava alioli y bombas de carne”.
Croqueta de jamón = bolinho, croquete de presunto
Ensaladilla rusa = salada russa
Mejillones = mexilhão
Patata brava = um tipo de corte batata mais gordinho.
Então depois do Reina Sofia fui diretamente para lá, decoração não podia ser mais espanhola, várias peinetas no teto e também como identidade do restaurante.A peineta está no guardanapo, no porta-vasos, no cardápio, … enfim é a marca do lugar. Mas ele mistura uma idéia meio americana de fast-food na decoração, no fundo do salão uma ilustração que parecia saída diretamente de uma revista dos anos 50 sobre o american style of life.
O serviço é amável sem agoniar ao cliente. Comi duas sugestões do chef, uma croqueta de jamón, impressionante. Crocante e sequinha por fora, e úmida e cheia de jamón por dentro. E a ensaladilla rusa acompanhada por biscoitinhos salgados, se quiser peça para trocar por pão, que eles trocam numa boa. A ensaladilla tinha uma espécie de espuma de maionese de tão leve que era, outra delícia.
Tomei uma coca-cola, e destas boas em garrafa de vidro. A conta me saiu, como vocês podem ver (idéia de colocar conta by Ricardo Freire) 8,55€. O lugar não podia ser mais privilegiado, basicamente em frente ao Prado, é só atravessar o Paseo Del Prado e em frente ao Thyssen, em frente à Praça do Netuno. E como comi bem, e fiquei satisfeita, achei o preço legal, e muito melhor que pagara 6,50 por um menu do MacDonalds, aqui entre nós! Altamente recomendável a vista ao Estado Puro!
Também vende um azeite com a marca do chef, as garrafas variam entre 9 e 12 euros, e em breve vão vender molhos caseiros, livros de receitas e souvenirs. Abre todos os dias das 11:00 às 01:00/2:00 (depende do movimento) e somente no domingo não abrem à tarde.
O restaurante fica no Hotel NH, na Plaza de Cánovas del Castillo, 4 (tel. 913-302 400). Apesar de estar no hotel, tem entrada pela rua, como vocês podem ver e tem umas mesas fora para curtir o movimento madrilenho.
Destaque do post – Aonde comer em Madri
Fotos: turomaquia_2009