Quem foi El Greco – o cretense mais espanhol do século 16
Doménikos Theotokópoulos, nasceu em Creta no século 16. Neste momento, a ilha estava sob o domínio dos venezianos. Por isso, todos os cidadãos tinham uma espécie de “dupla cidadania”. El Greco escolheu Veneza para estudar. Naquele momento muitos pintores famosos estavam na cidade, entre eles Tiziano.
Foi no estúdio deste pintor que estudou e trabalhou até sua mudança para Espanha. O rei espanhol Filipe II estava construindo um enorme palácio, El Escorial. Seu primeiro trabalho em terras espanholas foi justamente uma tela para este edifício. Fixou residência em Toledo, cidade que até 1652 foi a capital do império.
El Greco, como ficou conhecido, certamente porque quase ninguém conseguia pronunciar bem seu nome, teve muito sucesso em vida. Seus quadros antecipam de certa maneira o barroco, que virá logo depois. Seus personagens estão imersos em ambientes sombrios e a luz apenas ilumina seus corpos.
Imagine que ele viveu em plena e dura Inquisição espanhola. Inclusive teria sido citado a comparecer frente a este tribunal. Por quê? Seus santos tinham o rosto de personagens da época, vivia com Jeronima, e de sua relação, nasceu um filho, e como eles não se casaram, o menino era considerado um bastardo! Todo este ambiente se sente em seus quadros.
Ele conseguiu algo muito difícil criar um estilo próprio. Depois de ver algum de seus quadros, é impossível que você não saiba quando está diante de outra obra de “El Greco”!!! Mas sobre como chegou a este estilo, é papo para o post de quinta-feira 😉
Você já viu nossos vídeos de arte no YouTube? Já fiz uma série explicando o Impressionismo e agora estou terminando o Guia do Museu d´Orsay, mais ainda vem muita coisa boa por lá 😉
Imagens: Quadros – “Espólio” | “Maria Madalena em Penitência” | “O Martírio de São Maurício| No site: http://www.wga.hu