Quem é ele? Esse tal de Renascimento
Os primeiros passos do Renascimento
Giotto e os artistas do chamado Gótico Internacional foram pouco a pouco aproximando-se da natureza. Queriam pintar ou esculpir aquilo que viam.
- O primeiro passo era observar a natureza, observar a anatomia humana.
- Mas para poder transmitir através da tela ou da pedra o que viam, necessitavam utilizar alguns “truques”, como por exemplo na pintura a utilização da perspectiva, um método para dar a ilusão do tridimensional em uma tela que era bidimensional.
- Também precisavam de um material que proporcionasse mais tonalidades de cor, daí venho a pintura a óleo.
- E na falta de uma “escola” anterior, voltaram seus olhos aos modelos clássicos greco-romanos, não só aos objetos artísticos, mas também à sua literatura e filosofia.
As grandes mudanças do Renascimento
Quando estes artistas começaram a estudar a anatomia humana e a filosofia grega que falava sobre o homem, ocorreu uma grande mudança. Passamos de ver o mundo através das lentes do teocentrismo, com Deus no centro do Universo. Para vê-lo por meio de um modelo antropocêntrico, onde o homem é a medida de todas as coisas.
Ok, você pode estar falando, mas e daí, qual é o resultado prático disso? Quando o homem reconhece sua própria importânica necessita transmiti-la ao mundo, de alguma maneira deixar marcadas suas digitais. Muitos vão começar a contratar pintores para realizar seus retratos. Este gênero estará em voga no Renascimento. Mas quanto mais conhecido for o pintor, melhor será. Assim, os artistas começaram a assinar suas obras. O artista ganhou certo status social!
Por outro lado, para melhorar o aspecto dos retratos se estudou a anatomia humana. Este fato aproximará o artista renascentista das ciências. Ele vai querer saber mais e mais sobre as coisas, a ponto de ser experto em diferentes temas. A este homem múltiplo se conhecerá como o homem renascentista. Um exemplo clássico? Da Vinci. Pintou, esculpiu, trabalhou como arquiteto, inventou armas para as guerras, foi estrategista militar, etc.
Ufa, e isto é só uma geral deste movimento que marca um novo paradigma para a humanidade. Não é a toa que nele estiveram: Masaccio, Donatello, Da Vinci, Rafael, Michelangelo, Brunelleschi, Boticelli, só prá começo de conversa …