Quebec por Betina Abrão
Temos uma nova correspondente no Canadá. É a Betina Abrão, turismóloga e fotógrafa. Neste primeiro post ela nos leva de visita à Quebec. Além de encher nossos olhos com suas fotos deliciosas, ela também nos contará em suas outras reportagens sobre sua vida de expatriada por aquelas bandas … Com a palavra, Betina Abrão…
Quebec é a capital da Província de Quebec, no Canadá, e para quem ainda não conhece, tenho só coisas maravilhosas para contar dessa cidade que foi o lugar que escolhi para morar faz 7 meses e que ainda pretendo ficar por muito tempo!
Bandeira de Quebec
Para começar vou falar um pouco dos principais pontos turísticos da cidade, mas com o tempo vou contando mais sobre minha experiência de vida aqui, das pessoas, dos detalhes do dia a dia dessa cidade fria (muuuuito fria no inverno), mas encantadora!
A parte antiga da cidade, chamada de “Vieux Quebec” foi declarada nos anos 80 patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. É lá que podemos encontrar parte das muralhas que foram construídas no século 17 e que foram parcialmente destruídas pelos britânicos na Guerra Franco-Indigena. A parte antiga da cidade está divida entre cidade alta e cidade baixa por uma colina, mas conectadas por escadas e por um elevador.
Place D’Youville, situada no Vieux Quebec
A cidade é uma mistura de modernidade e de muita historia. Apesar das temperaturas baixas, os moradores não são nem um pouco frios, muito pelo contrário. As pessoas são muito acolhedoras, simpáticas e gostam da idéia da cidade e da província de Quebec em geral estar aberta aos imigrantes. Para eles, é uma troca de experiências e de culturas, e isso com certeza faz muito bem para quem vem morar aqui!
A feuille d’erable, folha tipica do Canadá
Ao falar dos pontos turísticos da cidade, não posso deixar de mencionar o principal deles, o Château Frontenac, inaugurado em 1893. O castelo abrigava a antiga sede de governo de Quebec, mas logo depois se tornou um luxuoso hotel com um total de 650 quartos. É considerado um dos pontos turísticos mais fotografado do Canadá (quando vou passear por lá tenho que me segurar para não tirar mais fotos, porque é simplesmente
maravilhoso)!
Temos ainda o Morro do Parlamento, onde esta localizada a Assembléia Nacional de Quebec, a avenida “Grande-Allée”, repleta de bons restaurantes e lojas, muitos parques, igrejas, e para ser bem sincera, a cidade em geral já é um grande ponto turístico! A parte antiga da cidade é repleta de ruazinhas muito charmosas, exclusivas para pedestres.
Uma das coisas que mais me encantou nessa cidade, principalmente agora que passei pelo inverno, é que as pessoas aqui tem orgulho do lugar onde vivem e não deixam de aproveitá-lo por causa da baixa temperatura. A cidade tem muitos festivais, eventos ao ar livre, mesmo no inverno, e todos saem na rua (muito bem vestidos) e aproveitam, sem se preocupar muito com o frio!
Uma das atividades durante o inverno é conhecer o Hotel de Gelo, que fica a uns 20 minutos da cidade, onde simplesmente tudo é feito de gelo (inclusive as camas, cadeiras e copos)!! Algo realmente inacreditável!
Vale a pena conhecer, não tem como não se apaixonar por essa cidade!!!
Texto e Fotos: Betina Abrão