O que fazer no Porto – Visitar o surpreendente Palácio da Bolsa
Minha última ida ao Porto foi para acompanhar o Tom numa viagem de trabalho. Enquanto ele passava mais de 8 horas na Universidade do Porto, eu vagava pelas ladeiras e planícies da cidade. Ter 5 dias para “namorar” o Porto, fez com que a cidade confiasse mais em mim e me mostrasse um cantinho mais divino que o outro. Entrei em qualquer grande monumento que cruzasse meu caminho e foi assim que casualmente entrei no enorme Palácio da Bolsa.
Na outra visita, mais rápida, nem passou pela minha cabeça deixar tempo para o edifício sede da Associação Comercial do Porto. Diga lá, você teria deixado??? Pois é, mas como nem tudo que reluz é ouro, aqui o ditado é ao revés, o prédio que parecia ser uma chatice, reluz e como reluz 😉
O edifício é do século 19, e por isso é neoclássico, que é uma retomada dos valores greco-romanos, mas com a incorporação da tecnologia da época. Antes aqui se encontrava um mosteiro que ardeu em chamas.
Como é a visita ao Palácio da Bolsa no Porto
As visitas são todas guiadas, então quando você compra o bilhete deve escolher o idioma e o horário em que vai realizá-la. Esperei uns 20 minutos, aproveitei para entrar na lojinha e para ver o panorama da cidade desde o balcão elevado do edifício.
Caminhando pelos arcos ogivais que decoram os enormes corredores já percebi que a visita prometia. Vi salas recobertas de afrescos enormes, habitações com tetos dourados e pisos de madeira totalmente encaixada como mosaicos. E por falar em madeira, a Sala das Assembleias Gerais é daquelas “me engana que eu gosto”, você vai pensar que está cercado de madeira por todos os lados, mas estará imerso em uma imensa ilusão de ótica 😉
Você sabia que Gustave Eiffel desenhou 4 pontes em Portugal? No Palácio da Bolsa você vai visitar a sala onde ele trabalhava durante sua estadia no país.
Tudo lindo maravilhoso, mas quando você chegar no Salão Árabe, seu coração vai disparar sem controle, a beleza tem esse poder. Ninguém pode suspeitar que uma associação comercial abrigue uma maravilha daquelas, inspirada na Alhambra (Granada/Espanha). Elementos geométricos banhados em dourado com detalhes coloridos te envolvem, me senti como num aquário de conto de fadas, isso sim, pisando madeiras nobres como pau-rosa ou mogno.
A guia era ótima e nos deixou ali em silêncio por vários minutos, e quem disse que alguém queria sair de lá?! Atualmente a sala recebe concertos, chefes de estado, reis e rainhas.
A visita finaliza no Pátio das Nações, que corresponde ao espaço do antigo claustro do mosteiro e ostenta 20 brasões dos países com os quais, no momento da sua construção, Portugal mantinha relações de comércio e amizade.
Impressionante o que se descobre quando não se realiza um turismo maratoniano, quando se dá um certo tempo para a cidade perder sua timidez e se mostrar com toda sua beleza diante dos seus olhos.
Quando ir, quanto custa e como chegar ao Palácio da Bolsa – Porto
De abril a outubro abre todos os dias das 9:00 às 18:30; e de novembro a março, todos os dias, das 9:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:30 horas. As visitas se realizam em português, espanhol, francês e inglês. Para marcar a visita online, clique em: http://www.palaciodabolsa.com/turismo/marcacao-de-visitas
A entrada custa 8,5€; maiores de 65 anos e estudantes pagam 5€; crianças de até 12 anos tem entrada gratuita.
Não há parada de metrô perto do palácio da Bolsa, a mais próxima é a de São Bento, mas dá para ir caminhando tranquilamente, são apenas 650 metros de muita beleza. Aconselho que desça pela Rua da Flores, para cair na Rua de Ferreira Borges.
O Palácio fica do ladinho da Igreja de São Francisco, então o combo Palácio + Igreja combina à perfeição, e ainda dá tomar um vinho verde na Ribeira ou quem sabe almoçar ou jantar no DOP, do Chef Rui Paula ou no Cantinho do Avillez.
Planejando sua viagem para Portugal
Veja todos nossos posts de PORTUGAL
Busque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
imagens: turomaquia_2014