Guias de Viagem e Arte

 
 
set 09 2010

Programa grátis em Dublin

Dublin não pode ser classificada como uma cidade barata. Em muitas atrações se paga de 6 a 8 euros pela entrada, um pouco no estilo Paris. Mas poucas capitais européias oferecem tantos grandes museus por 0,00€. Isso mesmo, grátis!

Na maioria dos museus dublinenses não se paga para entrar. Como em Londres não estamos falando de museus provincianos ou de interesse mais local. São instituições com obras ultra interessantes e que em alguns casos também oferecem grátis audio-guias ou atividades para crianças.

Museu Arqueológico - Dublin - Irlanda

O primeiro que visitamos foi o Museu Arqueológico, que ajuda a entender a Irlanda. Sabe aquelas perguntas básicas: de onde vieram? o que faziam? Depois veio a National Gallery of Ireland, que na planta baixa oferece uma visão dos pintores irlandeses e na planta superior uma aula de história da arte ocidental. Claro que quase chorei ao estar frente a frente com a obra de Caravaggio, e ainda ver um Velázquez que não tinha a menor idéia de sua existência, Picasso, Goya, Rembrandt, Emil Nolde, isso só para citar alguns, e tudo a custo ZERO!

National Gallery of Ireland
National Gallery of Ireland

Nossa última visita foi ao Hugh Lane. Um centro de arte moderna e contemporânea, que além de conservar uma bela coleção com direito a impressionistas, te permite entrar na intimidade da criação de um artista. Um dos meus momentos mais belos da viagem.

Hugh Lane - Irlanda

É claro que eu vou destrinchar cada um destes museus, hoje foi só um aperitivo. Na tua viagem à Irlanda tenta incluir ao menos um deles. Para aqueles que fogem das multidões, outra motivação: nada de hordas de turistas. Paz e tranquilidade, o que eu acho até meio triste. Já que são locais que deviam estar mesmo é abarrotados de gente!

fotos: turomaquia_2010
imagem folheto: National Gallery of Ireland