Pozo Izquierdo – meca do Windsurf
No sudeste de Gran Canaria se encontra um dos melhores locais do mundo para a prática do Windsurf – Pozo Izquierdo. Muito envergonhada tenho que confessar que não conhecia este lugar de renome internacional. Resolvimos este pequeño “defeito turístico” ontem. Sábado já viu né?! Saímos meio tarde, afinal ninguém é de ferro. Depois de uma noite de sexta de maratona de séries.
Quarenta quilómetros na estrada principal da ilha – a GC-1, chegamos ao amplo estacionamento da praia. A estrada está bem sinalizada. É bem fácil chegar, até para uma desorientada como eu!
Pensa comigo: se o lugar é ultra mega blaster para o Windsurf imagina o vento que deve fazer por lá. Só que escolhemos um dia totalmente atípico. O mar parecia uma piscina. Ventava, mas nada do outro mundo. Claro que terei que voltar, até porque em julho acontece uma etapa do Campeonato Mundial, e dizem que é o ambiente é o que há!
Descobrimos um esporte que eu nunca tinha ouvido falar – SUP. ou Paddel Surf. Uma plancha enorme e uma espécie de remo. Vi videos que quando há ondas, os caras surfam com este remo?! Imagina a força no braço que um tem que ter. Fiquei com vontade!
Por curiosidade, o nome da praia vem de um poço de água doce que está ao lado. O lugar já viu nascer diversos campeões mundiais de windsurf. Entre eles, o dinamarquês Bjorn Dunkerbeck. Sua família mudou-se para Gran Canaria quando ele tinha 3 anos, e ele foi o responsável por colocar no mapa do windsurf a Pozo!
Como o vento por estas bandas é forte, aqui se encontra o maior parque eólico da ilha. Estes moinhos modernos. Junto ao Centro Internacional de Windsurf, o Instituto Tecnológico de Canárias.
Como ninguém é de ferro, resolvemos “tapear” um pouco no Restaurante El Viento. Numa ponta da praia, com umas janelas enormes para todo aquele “Atlântico”. Comemos de maravilha, uma focacia vermelha com rúcula, e uns bolinhos de peixe dos deuses acompanhados por umas batatinhas que não eran de pacote não, fininhas e quentinhas. Tom não podía beber foi de suco natural de laranja. Provei uma clara com laranja, normalmente tomo a cerveja com limão, mas sabe que gostei também desta variação. Aprovada! Conta: 19,70€ Aceitam cartão de crédito.
Depois era voltar para casa, no meio de bastante kalima (lembram? a areia do Saara que vem com o vento). O sábado ainda reservava El Corte Inglês, sorvete na praia de Las Canteras com os amigos e o último filme de Woody Allen – “Midnight in Paris”.
Informação prática
Se você vier para cá, o que acha de um pouco de turismo ativo? Umas aulas de windsurf? Neste site dá para ter uma ideia dos preços das aulas e do aluguel dos equipamentos. Também alugam o necessário para a prática do SUP!
Posts relacionados:
Passeio Volta à Ilha – Gran Canaria
Outlet na Espanha – Las Terrazas
Descobre um segredo – Gran Canaria
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Viaje com a gente no Google+ – google.com/+TuromaquiaViagens
Inscreva-se no nosso canal no YouTube, e seja o primeiro a ver nossos videos Turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.
fotos: turomaquia_2011