Guias de Viagem e Arte

 
 
set 23 2009

Passeios desde Barreirinhas – Lagoa Bonita

Diz aí, a primeira visão que se têm ao subir a duna neste passeio é de extasiar qualquer um, não é mesmo?!

Este é um dos passeios mais populares a partir de Barreirinhas. Começa assim: a toyota passa no hotel para te pegar. Faz uma parada, para quem quiser comprar água e algo de comer.

Cruzamos o rio Preguiças para a outra margem. São mais ou menos 40 minutos em trilhas bem justinhas. Chegamos no ponto a partir do qual, é perna prá que te quero. Duas subidas e aquela vista de embasbacar. É um dos mirantes naturais mais bonitos dos Lençois Maranhenses. Desfrute.


Primeira subidinha …


Segunda subidinha, atrás do Tom …

A descida também é linda. Primeira parada: a Lagoa Bonita, que é gigante. E a cor da água? Estilo Caribe. Uns tons de azul e verde incríveis. A areia branquinha. Algo onírico. Apesar dos 36 graus, não sinto calor. Um ventinho torna tudo ainda mais delicioso. O banho na lagoa revigora todo o corpo.

 

O nome do passeio é Lagoa Bonita, mas ledo engano se você pensa que acaba na dita cuja. Na, na, na … é só o começo de uma caminhada de paisagens umas mais lindas que as outras.

O percurso é circular e no final da tarde vamos nos aproximando daquele primeiro ponto mais alto onde começamos o passeio. Agora é a hora de desfrutar do por-do-sol nos Lençois Maranhenses. A profusão de cores é das mais impressionantes. A areia vai tomando uma tonalidade de branco mais branco. As lagos mais distantes parecem mais escuras, e o contraste entre este branco rainha e o verde musgo choca a retina. Lembro da cena da “Cidade dos Anjos” quando todos os anjos se dirigem à praia para ver o final do dia. Da mesma maneira todos os viajantes se dirigem a este ponto. É mais gente do que em outras partes do parque, mas nem me importo, é tudo tão gigantesco, tem espaço para todo mundo. Oxalá, mais gente pudesse estar aqui assistindo tudo isto!

O sol se vá,  é difícil deixar de olhar aquela paisagem. Mas temos que descer e pegar a toyota de volta. Somos os últimos a sair, e atolamos no meio do caminho. Surreal, temos que empurrar o carro, que pesa uma tonelada. Ainda bem que atolamos perto de uma casa, os moradores nos ajudam. Suamos feito loucos, e levou seu tempo sair da enrascada (risos). Voltamos à Barreirinhas, mortos de fome. Antes de tomar banho para jantar, que tal uma boquinha?! Aceita um “baiano”?

Dicas:

  • O preço médio do passeio é R$ 45,00.
  • Compre algo de comer e beber antes do passeio, onde eles param é mais caro. Tem um supermercadinho ótimo na praça principal.
  • Tem uma geladeirinha no carro para colocar tua bebida, mas quando chega a hora da caminhada você tem que carregar, por isso leve uma mochila.
  • Cuidado na trilha da toyota para não levar um arranhão de um galho.
  • Faça o passeio de tarde, menos calor e mais espetáculo.
  • Vá de roupa de banho por baixo e com roupa fácil de tirar e vestir, porque assim poderá entrar em qualquer lagoa que tiver vontade.
  • Muito protetor solar, porque o vento faz com que você não sinta que o sol está te queimando.
  • Se estiver em grupo, alugue uma toyota só para vocês, foi o que a Malu fez quando esteve por lá.

Quer receber mais dicas de viagem ou ficar sabendo quando saem os próximos posts?
Então curta nossa página no Facebook, clicando aqui.
Siga o nosso Twitter @turomaquia.
Veja nossas fotos no Instagram – Turomaquia.

fotos: turomaquia_2009