Guias de Viagem e Arte

 
 
out 13 2009

Passeios desde Atins: Revoada dos Guarás

Depois de um dia preguiçoso em Caburé, queríamos atividade. Contratamos nosso primeiro passeio nos Atins. O Buna chamou o Irmão. Lá vamos nós de barco. Primeira parada para apreciar o encontro do rio Preguiças com o Oceano Atlântico. O Tom e a Manuela aproveitaram para banhar-se no Rio Preguiças. Depois de uns 40 minutos retornamos ao barco, agora era o momento de presenciar a revoada dos pássaros, entre eles os belíssimos guarás.


Os pássaros passam o dia em uma pequena ilha e migram para outra no por-do-sol, para descansar. O Irmão sabia exatamente onde se posicionar. Quanto mais camuflados estivéssemos, mais chances teríamos de ver os pássaros de perto. Se eles percebem a presença humana, voam mais alto.


A revoada dos guarás

Barco junto aos manguezais. O problema foi o seguinte: outros dois barcos estavam colocados bem no meio do rio, assim os primeiros bichos se assustaram e voaram bem alto. Mesmo assim era legal, mas complicado de apreciar a forma e a cor daqueles viajantes.


No nosso ponto camuflado, com a lua de vizinha

De repente olhei para a Manuela e começamos a rir, mas sabe aquela risada contida de quem não pode dar bandeira, era muito engraçado. E sabe por que ríamos tanto? O tal lugar perfeito de observação era também a casa de muitos e muitos mosquitos. Nós tínhamos que nos coçar sem fazer muito barulho ou muito movimento. E numa destas tentativas foi quando olhamos para trás e demos com um espetáculo incrível, o por do sol no Preguiças. Cada cor, e aquela mistura das nuvens que eram brancas e começavam a tingir-se de vermelho. E o céu? Parecia estar fervendo. Praticamente, deixamos os pássaros de lado e curtimos aquela bola enorme vermelha até que ela entrasse n´água.

Quando isto aconteceu, os outros dois barcos se foram, e aí os pássaros começaram a voar mais baixo, mas já estávamos em êxtase com a despedida do sol. Foi um momento relax total.

Retornamos à pousada, e após uma ducha dos deuses, fomos comer no Restaurante do Irmão. Uma delícia! A caipirinha então, nem se fala! E diz aí, se não foi um dia perfeito: compartilhei um por-do-sol e a revoada dos guarás com gente super do bem e terminamos brindando com umas caipirinhas nem amargas, nem doces, no ponto. Aliás como todo aquele dia! E isso que nem imaginávamos que o dia seguinte seria ainda melhor!

Informação prática:
Passeio encontro+revoada
O passeio começa por volta das 16:00 horas e termina mais ou menos às 19:00 horas.
Tarifa: R$ 20,00 p/pessoa.

Restaurante do Irmão
Bem no meio do povoado, não deixe de provar a caipirinha. Comemos sanduíches e batata frita, sem contar as bebidas! A conta: R$ 22,00. Uma boa pedida quando você está cansado de peixe, camarão, e está com uma vontade louca de algo mais parecido com um lanche.

Para ler todos os posts da viagem ao Maranhão, clique aqui.

Destaque post:
Passeios desde Atins
Lençois Maranhenses

fotos: turomaquia_2009