Passeando por Floripa
E por que se chama Joaquina? Por uma história meio lenda, meio realidade. Joaquina foi uma rendeira do século XVIII, que ensinava sua arte à outras mulheres e também preparava comida aos pescadores. Uma mulher conhecida e querida pelos moradores, que num belo dia tecendo na praia foi tragada pelas ondas do mar! Bonita e melancólica história! Mas existe uma outra “história”, que o nome vem da Sra. Joaquina, casada com um português que era proprietário de terras da região. Sei lá, a primeira é mais poética …
Esta praia começou a ficar conhecida nos anos 1970, e já rodou o mundo em imagens pelos campeonatos de surf e pela prática do sandboard (surf de areia) em suas dunas gigantes. Aqui descobrimos a força do vento sul, dá uma olhada no video …
Depois passamos pela Praia dos Ingleses, pela Lagoinha do Norte e acabamos vendo o pôr-do-sol (por sinal lindo) na Ponta das Canas, aonde se inicia Canasvieiras, e terminamos o dia em Jurerê internacional.
Um lugar que não tivemos tempo de ir foi a Lagoinha do Leste, que é considerada uma das mais bonitas da ilha, mas que apenas se chega através de trilhas que saem de Pântano do Sul (uma hora de caminhada) ou de Matadeiro (duas horas e meia a três de caminhada). Vejam umas fotos de Eduardo Cavasotti …
Foto do site Santa Catarina Brasil
Leia também:
De Desterro a Florianópolis – Uma visita à capital catarinense
Ponte Hercílio Luz – Cartão postal de Florianópolis
Destaque do post:
Praias de Florianópolis
Praia da Joaquina
Roteiro por Floripa
Fotos: turomaquia_2005
Eduardo Cavasotti
Santa Catarina Brasil
Joaquina Rosa – Marco Cezar
Video: turomaquia_2009
Tags Technorati: Joaquina, Praias de Florianópolis, O que fazer em Florianópolis