Parque Nacional de Killarney – a Irlanda ainda mais verde!
Do ladinho de Killarney está o Parque Nacional de mesmo nome. Um luxo, já que desde 1981 é Reserva Mundial da Biosfera! É muito grande, são 10.289 hectares! E tem de tudo um pouco, castelos, montanhas lindonas, três lagos enormes e muito, mas muito verde! A maioria dos viajantes apenas passam pelo parque no percurso do “Ring of Kerry”. Um caminho circular de mais ou menos 170 km. O lugar vale uma visita mais longa, tem muita coisa para ver e fazer!
Se for em alta temporada, no verão europeu, prepare-se para estradas apinhadas por estes lados!Nossa primeira parada de carro foi o Ross Castle. Um típico edifício da Idade Média na Irlanda. Suas primeiras construções datam do século 15! Fica numa pequena península junto ao gigantesco Lago Lough Lane. Detrás do Castelo saem passeios de barco que chegam até o “Gap of Dunloe”. Snif snif nós não tivemos tempo de pegar o barquino, e olha que aquele solzinho e céu azulzinho eram uma promessa de um passeio uaUUU! Fica prá próxima! E fica a dica!
Pegamos outra vez o carro em direção à entrada do parque propriamente dita. Estacionamos e resolvemos caminhar em uma das muitas. Tudo bem sinalizado, e com opções para todos os gostos. Paramos no estacionamento da Torc Waterfall, aliás os parkings são gratuitos! No caminho várias quedas dá agua, a mais famosa Torc Waterfall. Subidinha, optamos pelo caminho mais longo e valeu a pena. A vista do Mucross Lake era tudo de bom. Chegamos até a Muckross House, construída em 1843. Dá para entrar tanto nesta casa como no Ross Castle (não é grátis), mas naquele momento nosso negócio era caminhar, e aproveitar o dia lindo.
Tomamos uma sopa na cafeteria-restaurante ao lado da Muckross House. Estivemos um tempo sentados rezando para ver uns cervos enormes que vivem no parque, mas parece que os bichos estavam dormidos :{ Uma pena, imagina dar de cara com um dos 850 cervos vermelhos, aliás a única manada desta espécie que resta no país! Para compensar a desolação pelo cervo, passamos na lojinha do parque 😉 e de volta à trilha, para pegar o carro. Parando apenas para babar em dois mirantes. Porque uma coisa que a Irlanda tem, é uma quantidade impressionante de mirantes , o que significa: de potenciais pontos de abestalhamento humano! Oh, natureza!
Site do parque: http://www.killarneynationalpark.ie/index.html
Posts relacionados:
Céus da Irlanda – “caminha suavemente, pois caminhas sobre meus sonhos”
Roteiro de Carro – de Doolin a Killarney, passando pelos Cliffs of Moher