Para entender o que foi o expressionismo – Neue Nationalgalerie
Comecei a seleccionar as fotos deste museu, e rememorando aquela visita, lembrei da barbaridade que era aquela coleção. Sem nenhum desperdício. Era um passo, e um “dio santo!”, outro, e a boca aberta, mais um, e saía um “Uau!”.
Cheguei ao museu motivada por suas obras expressionistas. O expressionismo é o contra-ponto do impressionismo. Nasceu na Alemanha antes da Primeira Guerra Mundial, e foi ficando mais duro (se era possível) com o absurdo do conflito. Se no Impressionismo se joga com a luz, no Expressionismo a bola da vez é a cor. Utilizada como meio para mostrar o que está por detrás do objeto, da paisagem e para mostrar a alma dos retratados.
Mas o Neue Nationalgalerie tem mais minha gente. Incrível! Tem surrealismo, construtivismo, e deixando de lado os “ismos” que dão nó na cabeça. Falemos de nomes como Mondrian, Dalí, Max Ernest, Munch, Picasso e Brancusi.
Índice
Museu para entender o expressionismo – O que não devo perder
Uma coleção de expressionismo deste nível é difícil de ver fora da Alemanha. Os museus tem um ou outro quadro, mas aqui você vai ter uma idéia global da potência deste movimento. Que foi tão importante quanto o impressionismo.
É agressivo, as cores são violentas, os temas não são suaves. Escancaram as incoerências humanas. As telas gritam nossos pecados. Você até pode não querer levar um poster de alguma obra para decorar tua casa, mas não vai ficar indiferente.
O museu é relativamente pequeno. A coleção se expõe no sotão, reserve ao menos uma hora para flainar pela sala, e tente não se impactar e surpreender pela gigantesca tela que vai te receber na primeira sala, que eu não vou colocar foto por aqui, para não estragar este primeiro contacto ao vivo e a cores 😉
Museu para entender o expressionismo – Quando ir
Fecha na segunda-feira. Terça, quarta e sexta-feira abre das 10:00 às 18:00 horas; na quinta das 10:00 às 22:00 horas; e no sábado e domingo das 11:00 às 18:00 horas.
Museu para entender o expressionismo – Como chegar
Está bem pertinho da Potsdamer Platz. Para ir de transporte púlico:
U-Bahn: U2 (Potsdamer Platz)
S-Bahn: S1, S2, S25 (Potsdamer Platz)
Ônibus: M29 (Potsdamer Brücke); M41 (Potsdamer Platz Bhf / Voßstraße); M48, M85 (Kulturforum); 200 (Philharmonie)
Museu para entender o expressionismo – Quanto custa
A entrada geral custa 10€, a reduzida 5€. Pode ser comprada, por exemplo, por estudantes. Menores de 18 anos tem entrada gratuita.
Museu para entender o expressionismo – Aceita algum passe
Um dos melhores passes europeus, o Museum Pass Berlin.
Museu para entender o expressionismo – Que serviços oferece
Um charmoso café do lado da entrada da coleção; uma livraria-loja; serviço de audio-guia e guarda-volumes.
Museu para entender o expressionismo – Pode fotografar
End.: Potsdamer Straße 50
Site: http://www.smb.museum/smb/sammlungen/details.php?objID=20
Veja todos nossos posts de BERLIM
Busque e reserve seu hotel em Berlim, clicando aqui. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Nem pense em viajar sem seguro, a gente facilita as coisas te oferecendo um desconto de 15% \o/ Clique aqui, e para ganhar o desconto neste 2016, coloque o código: AFILI2016.