Guias de Viagem e Arte

 
 
out 29 2009

Paco de Lucía: se ouve por aqui

“Aos seis, sete e oito anos, a relação entre Paco e o violão era um reflexo da relação entre Paco e seu pai. Era uma forma de comunicação, um diálogo sem palavras entre pai e filho, um diálogo no qual o primeiro explicava o difícil que era a vida em Andaluzia e o essencial que era subir os degraus que conduziam a um futuro melhor, enquanto que o segundo respondia dizendo: .Não te preocupes, estudarei sem descanso.O interesse do jovem pelo violão, era algo natural ou imposto pelo pai? Paco diz: Ocorreu de um modo natural. Foi algo que já estava presente na minha família quando eu nasci … meu pai, meu irmão … Eu sou o caçula da família. Assim que quando fui consciente pela primeira vez de ser um ser humano, já tinha as mãos sobre um violão. Já conhecia o compasso, já sabia tocar”.

Com este texto, Paco Sevilha introduz um dos grandes artistas da música tradicional espanhola: Paco de Lucía. Homem de 24 discos próprios e com centenas de participações especiais em outros projetos. Quem não lembra de sua participação no clássico filme:“Carmen” de Carlos Saura? Um homem humilde que soube mostrar ao mundo todo a força desta música que nasce das entranhas do povo espanhol, o flamenco.

Seu nome está bastante relacionado com o cinema. Recentemente, tocou “Entre Águas”. na premiada “Vicky Cristina Barcelona”, de Woody Allen. Neste video, fiz uma montagem onde se escuta de fundo a Paco de Lucía, e na outra sequência, o filme “Carmen”, de Carlos Saura, onde o artista forma parte do elenco. Escolhi uma cena mítica que apresenta diferentes facetas do flamenco, uma sequência mágica!

Destaque post:
Música Espanhola
Paco de Lucía

Carmen

texto: Site Oficial Paco de Lucía
montagem videos: turomaquia_2009