Onde ver os campos de lavanda na Provence
Nem esperávamos ver os campos de lavanda. Como o verão demorou a dar as caras, a floração podia atrasar dias ou semanas. Mas que nada, vimos vários campos em diferentes momentos da viagem.
É certo que em alguns lugares, as lavandas ainda não estavam super roxas, mas sinceramente onde faltou cor, sobrou emoção e o aroma delicioso que ainda posso sentir só com fechar os olhos.
Índice
Quando ver os campos de lavanda na Provence
A primeira pergunta seria quando e não onde. Normalmente, a floração acontece de mediados de junho a agosto. Também varia dentro da Provence por região, como mostra o mapa do excelente site: Les Routes de Lavande.
Pelo mapa você pode ver que em alguns lugares a floração vai apenas até 15 de julho, enquanto em outros até 10 de agosto.
Onde ver os campos de lavanda – o site “Les Routes de la Lavande”
No site além da época da floração a cada ano, também existem itinerários para ver os campos. Um dos itinerários mais famosos se encontra no Plateau de Valensole, são 188 km, uma autêntica caça à lavanda perdida, que segundo o site se cumpriria em 2 horas e 54 minutos. É divertido, é como uma gincana, uma caça ao tesouro.
Onde ver os campos de lavanda – Plateau de Valensole
As primeiras lavandas que vimos estavam nas calçadas de Cassis. Olha só a minha alegria, neste momento nem imaginava o que vinha pela frente. campos intermináveis de cor roxa e rosa.
De Cassis fomos à Manosque para visitar a Fábrica da Occitane. De lá pegamos estradas secundárias para chegar a Moustiers Ste-Marie. Neste caminho vimos muitos campos. Apenas uma recomendação, escolha parar em lugares onde há espaços para carros. Muitas destas estradas sequer estão providas de acostamentos. Parar em qualquer lugar, nem que seja rapidinho, pode te render uma bela multa 🙁
Junto as lavandas ou lavandins, sim, porque descobri um mundo botânico nesta viagem, vimos uns campos cor de rosa enormente fotogênicos, que estou tentando descobrir o que eram, talvez espliegos. Se alguém souber, por favor me dê uma luz.
Encontrei um ótimo gráfico no site Cremitas Verdes, mas tenho que ser sincera, não posso afirmar ao 100% o que fotografamos, mas o que importa, foi muito emocionante 😉
Ponto de localização: coloque no GPS – Lavandes Angelvin (Route Manosque D6). Neste lugar, duas árvores solitárias fazem de fundo perfeito para as fotos. Na frente dos campos, um grande estacionamento e na temporada um posto de vendas de uma marca local, que vende sabonetes e óleos essenciais de lavanda.
Onde ver os campos de lavanda – de Moustiers Ste-Marie a Goult
Neste dia voltaram a aparacer campos enormes com as flores cor de rosa. Estávamos na D953, em direção a Goult. E nesta mesma estrada encontramos lado a lado, as lavandas com suas aparentes irmãs rosadas. Isto foi um pouco antes de chegar à cidade de Valensole, onde tomamos café da manhã. Também paramos diante de um campo de trigo ao lado das misteriosas flores cor de rosa.
Neste caminho vimos campos pontuados com flores vermelhas que pareciam saídos de uma tela de Van Gogh. Isto foi depois de passar por Valensole.
E bem próximo a Goult, numa propriedade vigilada por dois leões uns campos lindos. Estávamos na estrada de Goult a Bonnieux.
Pontos de localização: estrada D953 de Moustires-Sainte-Marie a Valensole (que é uma graça!). Depois a D6 até Manosque e a D900 até Goult. A propriedade com os leões fica na D36, demos com ela saindo de Goult em direção a Bonnieux (a terra do pão).
Onde ver os campos de lavanda – de Gordes a Isle Sur La Sorgue
No caminho do “Village de Bories” (que fica do lado de Gordes) a L’ isle-sur-la-Sorgue, outro campo lindo de morrer na D901.
Onde ver os campos de lavanda – Les Baux de Provence
Não eram campos, mas algumas lavandas que deixavam ainda mais deslumbrante a zona do Chateau. Esta cidade, que segundo a Natália, conta apenas com 18 habitantes foi uma das maiores surpresas da viagem!
Onde ver os campos de lavanda – Sault
A Natalia do Destino Provence, posta diariamente sobre a região, além de realizar ensaios fotográficos nos campos de lavanda. Veja a região de Sault, que eu não visitei, no instagram da Natália: https://www.instagram.com/destinoprovence/
Onde ver os campos de lavanda – a decepção
Tinha uma grande expectativa com o cenário da Abadia Notre-Dame de Sénanque. Tinha visto tantas fotos legais, que a decepção foi grande.
As lavandas estavam bem caidinhas. Mas até aí tudo bem, a natureza não se rege pelos nossos desejos. Mas o pior foram as placas ofensivas e as cercas que rodeavam as lavandas. Achei bastante desagradável que um centro religioso tivesse este tipo de atitude, quando a maioria dos campos comerciais permitem que as pessoas transitem pelas flores.
Nas placas advertiam que se alguma pessoa saltasse a cerca, a polícia seria chamada. Mas esta foi a minha experiência, pode ser que você vá até lá e adore 😉
Planejando sua viagem para Paris e para a Provence
Veja todos nossos posts: da PROVENCE e de PARIS
Busque e reserve seu hotel em: PARIS | CASSIS | MARSEILLE | MOUSTIERS SAINTE-MARIE | LUBERON| AVIGNON | NIMES | AIX-EN-PROVENCE | LES BAUX DE PROVENCE | SAINT-RÉMY-DE-PROVENCE . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
Videos da Provence – Programa “da lavanda perdida”
Vídeos em breve!