Guias de Viagem e Arte

 
 
out 18 2018

Onde morou Fernando Pessoa | O que ver em Lisboa

Onde morou Fernando Pessoa | Casa Fernando Pessoa Lisboa

Sendo nativa do português, sinto que Fernando Pessoa também é um bocadinho meu 😉 Mas acreditando que o mundo é uma coisa só, quem não se identifica com ele?

Então imagina a emoção de entrar em seu último lar. Em 1920, ele se mudou para o primeiro andar (lado direito) desta casa no número 16 da Rua Coelho da Rocha.

Nela viveu seus últimos 15 anos, esta foi sua casa de número 18 \o/

Na década de 1980, a casa estava em frangalhos. A Prefeitura de Lisboa a comprou, antes que fosse demolida. Sim, a coisa estava feia. Praticamente foi reconstruída. Daqueles anos de Pessoa, apenas sobraram a fachada, as escadas que levam ao primeiro andar e as divisões do apartamento da família.

Os objetos que vemos na visita já eram de propriedade municipal e encontraram o melhor lugar do mundo para serem expostos.
Onde morou Fernando Pessoa

Onde morou Fernando Pessoa |Como é a visita

Na entrada você recebe um folheto que deve ser devolvido na saída, ele te guiará pela casa.

A visita em si começa no 3o. e último andar, na Sala Multimídia. Um lugar para passar muito tempo, dado a avalanche de informação que se pode encontrar, em formato de texto, audio, videos, fotos e jogos.

Para você ter uma leve ideia, eles escanearam a biblioteca particular do Fernando Pessoa, dá para ver as notas que ele realizou nos livros. A cronologia completa da vida e obra com fotos; extratos de vídeos. Neste “sonhatorio” se escutam continuamente os poemas. Os jogos são divertidos e instrutivos.
Onde morou Fernando Pessoa
Também se veem alguns objetos, como sua carteira de identidade.
Onde morou Fernando Pessoa

Onde morou Fernando Pessoa | a emoção de ver sua máquina de escrever

Ao descer ao primeiro andar, já que no segundo se encontra o auditório, mais objetos e uma reconstrução do seu quarto com vários objetos originais e simbólicos:
– a cômoda onde teria escrito na noite de 8 de emarço de 1914, três dos seus grandes poemas:
+ “O Guardador de Rebanhos”, assinado por Alberto Caeiro;
+ “A Chuva Oblíqua”, o único que assinou como Pessoa;
+ “Ode Triunfal”, assinado por Álvaro de Campos”.
Onde morou Fernando Pessoauma de suas máquinas de escrever;
– o único quadro para o qual posou quando tinha 24 anos. Obra de Rodrigues Castañé;
– junto à entrada do quarto, sua enorme estante.

Pessoa fez referência à cômoda em uma carta que escreveu ao amigo e crítico literário Adolfo Casais Monteiro. Nela também conta que naquele 8 de Março de 1914 (além dos poemas citados) foi quando criou seus heterônimos.

“Num dia em que finalmente desistira — foi em 8 de Março de 1914 — acerquei-me de uma cómoda alta, e, tomando um papel, comecei a escrever, de pé”.

Onde morou Fernando Pessoa
Onde morou Fernando Pessoa
Antes de descer para ver obras de arte relacionadas com a figura de Pessoa, espreite pela varanda essas obras. Uma visão diferente.
Onde morou Fernando Pessoa
Já no térreo, entre as obras, destaque para a realizada por José de Almada Negreiros, amigo e também um dos fundadores junto com Pessoa da revista Orpheu. O quadro de 1

Onde morou Fernando Pessoa | Casa Fernando Pessoa Lisboa

954 foi uma encomenda do restaurante “Irmãos Unidos, no Rossio.

Uma curiosidade, em 1964 o pintor realizo uma “réplica” desta pintura a pedido da Fundação Calouste Gulbenkian. Mas neste novo quadro inverteu a imagem.

No térreo também se encontra uma biblioteca especializada na figura do escritor e em poesia mundial.

O mais recente dos documentos a integrar o acervo da Casa Fernando Pessoa por doação da família, em Maio de 2016, é a folha onde o escritor registou a sua última frase «I know not what tomorrow will bring»*, no dia 29 de Novembro de 1935, véspera da sua morte.

Casa Fernando Pessoa | Informação prática

Horário: de Segunda a Sábado, das 10:00 às 18:00 (última entrada: 1 7:30). Fecha nos seguintes dias: 1 de Janeiro, 1 de Maio e 25 de Dezembro.

Entrada: 3€, eles tem uma interessante parceria com a Fundação José Saramago. Mediante apresentação de bilhete de ingresso na FJS, a entrada neste outro museu custará apenas 1€, para tanto o visitante deve visitar a Fundaçao Saramago até 10 dias após a visita na Casa Fernando Pessoa.

Site: https://casafernandopessoa.pt/pt/cfp

* Eu não sei o que o amanhã irá trazer

Mecenas do post: Celia Regina Bocci da Silva

Planejando sua viagem para Portugal

Planejamento ViagemVeja todos nossos posts de PORTUGAL

Planejamento ViagemBusque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | AVEIROSINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada

Planejamento ViagemLembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.

A visita a Casa Fernando Pessoa, combina com …

Almoço no Mercado de Ourique. Café + doce na Aloma, cuja história remonta a 1943 ou na Padaria da Esquina.
Onde morou Fernando Pessoa -Pastelaria Aloma