O que ver em Atenas | Grécia
O que ver em Atenas, muito além da Acrópole by Patricia de Camargo
Apesar da Internet, de tanta rede social, ainda tem muita gente que pensa que Atenas apenas significa visitar a Acrópole. Só o ticket completo à Acrópole já te possibilita entrar em outros 5 sítios arqueológicos.
Índice
O que ver em Atenas
Se estiver procurando alguma informação específica, vou te deixar o índice abaixo. É so clicar no atrativo e será levado diretamente à ele.
– Ágora Grega
– Templo de Zeus Olímpico
– Keramikos, o cemitério monumental
– Lanterna de Lisícrates
Onde tudo acontecia na cidade grega, a Ágora
Na Grécia Antiga, a Ágora era um centro comercial, político, administrativo, cultural e religioso da cidade. Nesse lugar se encontravam os edifícios administrativos, templos, serviços públicos e tribunais de justiça.
Era o ponto de encontro dos atenienses. Onde compravam, vendiam coisas, conheciam o que estava acontecendo e criticavam o governo.
Aqui se encontraram restos que datam do Neolítico, mas os monumentos que podemos visitar são do século V a.C. até o século XI.
O templo melhor preservado da Antiguidade
O edifício mais impressionante é o Templo de Hefesto, o templo melhor conservado de toda a Antiguidade. E olha que foi construído entre 460 e 415 a.C.
Está dedicado à Hefesto, deus da metalurgia e a deusa Atenea. De 1.300 a 1834 o templo foi utilizado como igreja – Agios Georgios.
Passeie pela Agora, e tente imaginar a Sócrates expondo suas idéias, e a São Paulo tentando converter mais homens ao Cristianismo. Porque estes dois personagens passaram muitas horas nesse local.
O que ver em Atenas? Sua igreja mais antiga
Entre na Igreja dos Santos Apóstolos, construída no século X em homenagem aos ensinamentos professados por São Paulo no ano 49 d.C. na Ágora.
É uma das igrejas mais antigas de Atenas e se construiu sobre as ruínas de um monumento romano do século II. Os afrescos bizantinos do interior valem a visita! Muitos dos afrescos pertenciam a Igreja Spirídonas que foi derrubada no século XX.
E não saia da Agora sem visitar o Museu. Fica no edifício reconstruído da Estoa de Atalo, não tem como não ver, é enorme.
Era uma espécie de shoping da antiguidade aonde funcionavam 21 “lojas” em cada um de seus andares. O edifício foi reconstruído entre 1953 e 1956 pela Escola Americana de Arqueologia. O museu expõe parte dos objetos encontrados durante as excavações na Ágora. É bem didático, e do lado de fora, no pátio coberto de uma passeada pelas esculturas, e não deixe de ver essa que fica em uma das laterais … é de babar …
Clique aqui e veja o Roteiro de 48 horas em Atenas (inclui mapa!)
O que ver e Atenas? O templo que demorou séculos para ser terminado: Zeus Olímpico
Na verdade aqui existia outro templo, bem mais humilde. Mas no ano de 515 a.C. Psístratos resolveu que ia construir outro, bem mais impressionante que o original.
Mas ele tinha muita idéia e pouco dinheiro e a construção foi abandonada. Depois veio o rei da Síria, Antioco IV e retomou a construção, que voltou a ser abandonada, quando faltavam os frontões e o teto, isso no ano de 163 a.C.
Em 131 da nossa era, chega Adriano (o imperador romano) e completa o templo, que também era conhecido como Olimpion, o maior templo da Antiguidade.
Se hoje você vê as 16 colunas que restaram e já fica de boca aberta, imagine quando eram 104 colunas coríntias! Sendo que cada uma dessas colunas tinha 17 metros de altura e um diâmetro de base de 1,7 metros. Senhor, deus do amor!
Passeie pelo complexo do templo e tire lindas fotos tendo de fundo o Partenón. Daqui se tem uma bela vista da Acrópole. Dedique ao menos 30 minutos para essa visita, para poder respirar toda a magnitude desse lugar!
Voltando à história, quando o Adriano terminou o templo, os atenienses em sua homenagem construíram a Porta de Adriano, que está ao lado do Templo de Zeus Olímpico. Dizem que esta puerta marca a Atenas de Adriano, porque de um lado, o que olha à Acrópole se lê: “Esta é Atenas, a cidade de Teseu”. E do outro lado, o que olha para a parte nova da cidade, se lê: “Esta é a cidade de Adriano e não de Teseu”.
Até o cemitério era monumental em Atenas: Keramikós
O que você verá é apenas uma parte do que foi o Keramikos, que se descobriu em 1861 quando construiram a rua que leva ao Porto “Pireo”.
Esse enorme cemitério foi utilizado desde o século XII a.C. até a época romana. Ademais das tumbas, verá vestígios das muralhas da cidade e de suas duas portas principais.
A Porta de Dípilon, era o lugar da onde saíam as famosas procissões panatenaicas. Por aqui também ficavam as prostitutas oferecendo seus serviços aos viajantes que se aproximavam da cidade. A outra porta se chamava, Ierá Pili.
Não deixe de caminhar pela Rua das Tumbas, onde enterravam os cidadãos mais destacados de Atenas. Os relevos e esculturas são réplicas, os originais podem ser vistos no museu do próprio Keramikos e no Museu Arqueológico Nacional.
Essas tumbas são bastante importantes porque permitem aos arqueólogos e historiadores reconstruirem partes da história de Grécia e Roma. Já que nelas haviam textos que contavam as histórias das pessoas enterradas e porque junto com os mortos se colocavam objetos pessoais.
Provavelmente o nome se deva ao bairro dos ceramista, que estava ao lado das margens do rio Iridano e que passava pelo Keramikos.
É um lugar bem tranquilo, com pouquíssimos turistas. Daqui também se tem uma bela vista da Acrópole.
Visitando o museu que está dentro do sítio arqueológico e pelo qual não se paga nenhum extra, a visita pode durar 1 hora.
Lanterna de Lisícrates
Na Atenas Clássica as representação das obras teatrais era patrocinada por ricos cidadãos. Aquele que patrocinava o melhor espetáculo recebia um prêmio da cidade.
Quando Lisícrates ganhou o prêmio em 334 a.C. decidiu construir um monumento para colocar o dito prêmio. Pois o que você vê é esse monumento!
Junto ao monumento em 1658 se fundou um mosteiro e os monges compraram o monumento em 1669.
Outra curiosidade, nos jardins que circundam o monumento em 1818 se cultivou tomate pela primeira vez na Grécia!
Planeje sua viagem para a Grécia AQUI
Veja todos nossos posts da GRÉCIA
Busque e reserve seu hotel em: ATENAS | SOUNIO | DELFOS | METEORA | SANTORINI | MIKONOS | CRETA| ZAKINTHOS . Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.