O que representa um quadro intitulado “Ecce Homo”?
O que representa um quadro intitulado “Ecce Homo”?
Os quadros titulados: “Ecce Homo”, mostram a cena em que Poncio Pilatos aparece com Jesus diante da multidão e pronuncia estas duas palavras, que significam: “Eis aqui o homem” ou “Este é o homem”. É o momento em que divulga o veredito final de condenação.
O “Ecce Homo” de Bosch
Bosch pintou esta cena, mais de uma vez. Neste quadro que se encontra em Frankfurt (acima) o mais interessante é a dinâmica estilo “desenho em quadrinhos”. O artista colocou frases que funcionam como os globos dos gibis. Bem ao lado de Poncio Pilatos, se lê a própria “Ecce Homo”. A frase vertical que parece que sai da multidão, diz: “Crucifige Eum” (“Crucifiquem-no”) e outra na lateral esquerda em diagonal: “Save nos Christe Redemptor” (“Salve-nos Cristo Redentor”). Neste canto esquerdo há umas figuras que foram apagadas, provavelmente eram os doadores do quadro. Aqueles que pagaram pela sua execução.
Existem símbolos que na Idade Média estavam diretamente relacionados com o mal:
- Atrás de Poncio Pilatos (figura ao lado de Jesus com o grande turbante branco na cabeça) se vê na janela uma coruja.
- Na lateral direita, no escudo que está recortado, um grande sapo.
- Ao fundo, uma bandeira turca, este povo era considerado o inimigo de Deus, porque controlava os lugares sagrados dos cristãos.
Os quadros de Bosch evocam mensagens moralizantes, do que era certo ou errado. Um exemplo disso é a multidão, seu grito de “Crucifiquem-no” transfigura seus rostos. Quase já não são humanos. O animal que todos carregam, vem à tona, através da perversidade de mandar à cruz o filho de Deus.
O pintor mais ou menos na mesma época realizou outro Ecce Homo, mas este se encontra no Museu de Arte de Filadélfia (pintura acima).