O que fazer no Porto – Centro Português de Fotografia
Daquelas visitas despretensiosas, apenas possíveis quando a gente se permite mais dias numa cidade contra todo prognóstico de guias e blogs. E foi assim que permanecer uma semana no PORTO me deu a oportunidade de conhecer o Centro Português de Fotografia. Um prédio histórico transformado em um centro cultural voltado para a arte de “escrever” com a luz.
Centro Português de Fotografia – o Edifício
O prédio já justifica a visita. Construído entre 1767 e 1797 para abrigar o Tribunal e a Cadeia da Relação. Dá para percorrer diferentes espaços e conhecer a história e evolução do lugar. O Tribunal permaneceu por lá até 1937 e a prisão até 1974, quando o edifício foi desativado. Em 2001 após várias intervenções, o edifício passou a abrigar o Centro Português de Fotografia.
Centro Português de Fotografia – o Que Ver
Passeie e leia os cartazes que vão explicando ao detalhe os diferentes espaços da antiga prisão. Depois parta para a exposição permanente, que prá quem curte fotografia é inesquecível. Eles guardam desde as avós da câmaras fotográficas, as daguerreotípicas, passando pelas gigantescas câmaras de madeira até as descartáveis, que aqueles que tem mais de 40 anos, certamente utilizaram durante sua infância 😉
Há espaço para aquelas invenções anteriores que de alguma maneira foram fundamentais para a criação da fotografia. Você também ficará conhecendo como surgiu o império Kodak e as primeiras ações de publicidade da marca.
Os cartazes são didáticos e permitem descobrir quando se inventou a primeira Leica, que aliás foi a primeira câmara a utilizar o filme de 35 mm e a ser produzida em série, o que representou uma verdadeira revolução, segundo se aprende no próprio museu.
Se ainda tiver fôlego, chegou a hora do momento – e a fotografia se fez arte. Escolha alguma das exposições temporárias e melhore seu olhar se inspirando em grandes nomes da fotografia.
AT: De vez em quando, escape para as janelas …
Centro Português de Fotografia – a Info Prática
Horários:
– de março a junho, bem como setembro e outubro abre de terça a sexta-feira das 10:00 às 18:00 horas; sábados e domingos (+feriados) das 15:00 às 19:00 horas.
– nas férias, de julho a agosto abre de segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00 horas; sábados e domingos (+feriados) das 15:00 às 19:00 horas.
– de novembro a fevereiro abre de terça a sexta-feira das 10:00 às 12:30 e das 14:00 às 17:00 horas; sábados e domingos (+feriados) das 15:00 às 19:00 horas.
A loja do centro cultural não abre nos sábados e domingos.
A entrada é gratuita.
End.: Largo Amor de Perdição, 4050-008 Porto
Site: http://www.cpf.pt/index.htm
Centro Português de Fotografia – combina Com
Visita à Torre dos Clérigos e almoço no Cantinho do Avillez.
Planeje sua viagem para PORTUGAL
Veja todos nossos posts de PORTUGAL
Busque e reserve seu hotel em: LISBOA | PORTO | SINTRA | ALGARVE | COIMBRA | BATALHA | FÁTIMA. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que, qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.