O que fazer em San Sebastián | Roteiro de 2 dias por San Sebastián
O óbvio ululante, San Sebastián é linda. Daquelas cidades que não perde a graça nem debaixo de chuva e vento. Porque em pleno agosto, foi assim que passamos a maior parte dos dias em Donostia. Seu nome em euskera.
O que fazer em San Sebastián – Dia 1
Passado o transe que supõe chegar à San Sebastián, quem sabe o mais lógico seria iniciar a rota pelo centro histórico. Que nasce das mãos do Rei Sancho, el Sabio em 1180. Ele funda a vila medieval junto ao mosteiro que seria a origem da cidade. Mosteiro consagrado a que santo? San Sebastião 😉
Na Parte Vieja de San Sebastián, nome que se lê no mapa turístico, encontram-se muitos dos melhores bares de pintxos. Tem começo melhor? Para gastar um pouco o consumido, daqui suba ao Monte Urgull. Assim terá um panorama da cidade. Poderá ver as 3 principais praias da cidade: la Concha e Ondarreta de um lado; e do outro, Zurriola. Bem como, a entrada do Rio Urumea. Passará por canhões, fortalezas e cemitérios, que revelarão a importância estratégica do Urgull.
Na descida, pegue o Paseo Nuevo, mas antes passe pelo Porto, quem sabe para almoçar em um dos restaurantes de peixe e frutos do mar. Se o tempo estiver bom, faça o passeio de catamarã, que infelizmente não pudemos fazer 🙁 o vento era tanto que o barco estava amarrado!
Do porto, pegue o Paseo Nuevo, que lhe conduzirá à enorme e espetacular escultura de Oteiza, Construção Vazia (2002), até chegar ao teatro do Festival de Jazz e do Festival de Cinema, esta caixa plantada entre o mar e o Urumea: o Kursaal. Atravesse a Ponte de Zuriola e vá margeando o rio até encontrar e cruzar a Ponte Maria Cristina. Passe na frente da Catedral Buen Pastor e vá em direção à Playa de La Concha.
Para espairecer, um fim de tarde no spa de frente para o mar – La Perla. Depois, hotel e um banho gostoso antes de escolher alguns dos muitos restaurantes deste destino gourmet.
O que fazer em San Sebastián – Dia 2
No dia seguinte, para entender melhor a história do lugar e o que é ser vasco, comece o dia no Museu San Telmo. Ou melhor, antes um café caprichado na Barrentxe 😉 O museu impacta desde a entrada, primeiro porque está aos pés do Monte Urgull, ou melhor, quase metido no monte; e porque no concreto da fachada, há vazios onde brotam flores e muito verde. O museu como continuação da paisagem.
Do museu para um hamburger gourmet no Va Bene, e de lá novamente o passeio marítimo de La Concha. Mas vamos para o outro lado, para Ondarreta. Se pintou aquela preguicinha, podemos parar por aqui, alugar um cadeira e guarda-sol . Ou continuar caminhando até o final da praia para dar de cara com o Paseo de Chilida, e com sua obra: Peine de Vento.
Depois de muitas fotos, retroceder um pouco para pegar o bonde (funicular) até o Monte Igueldo. Que abriga um parque de diversões vintage, um hotel, um farol e mais vistas de embasbacar de San Sebastián.
É uma volta ao passado desde o bonde todo de madeira. De lá é melhor retornar caminhando pela praia, quem sabe entrar no Parque Miramar. Lá em cima retumbante o Palácio Miramar domina o espaço, e se você subir, “dominará” a Playa de La Concha. Uma curiosidade: o palácio foi inspirado nas casas de campo inglesas 🙂 E sabe por quê foi construído? Para receber a família real, porque no século 19 era para que eles vinham passar o verão!
E pode relaxar nos jardins, porque você terminou o basicão da cidade, e agora deixa a intuição te levar para descobrir teu “rincón” favorito da cidade, conhecida como o Rio de Janeiro espanhol 😉
Veja todos nossos posts do PAÍS VASCO
Busque e reserve seu hotel em: San Sebastián| Bilbao. Assim você conseguirá ótimos preços, poderá cancelar sem taxas sua reserva (excepto em alguns casos quando se tratam de promoções!) e ainda ajudará a manter atualizado este blog. Obrigada
Lembre que o seguro de viagem é obrigatório para entrar na maioria dos países europeus. Fora que qualquer problema lá fora pode te custar uma fortuna! A gente facilita as coisas, nosso parceiro Real Seguros, orça teu pedido em diferentes seguradoras e encontra a melhor prá você, seja por critério preço ou cobertura, para acessar clique aqui.
mapa: turomaquia no Google Maps
fotos: turomaquia_2011