O que é uma natureza-morta?
Na época do barroco e do rococó estavam de moda os quadros que mostravam objetos ou seres já sem vida. Eram quadros com frutas reluzentes, instrumentos musicais, animais mortos, queijos, etc.
As primeiras naturezas-mortas apareceram na Roma Antiga. Podemos vê-las nos murais de Pompéia. Naquela época, deveriam ser o mais real possível, para que os mortos pudessem utilizá-las no “outro mundo”.
Depois, não é que desapareçam, mas tiveram um papel secundário e vez ou outra estavam lá no fundo do quadro, ou ao lado do personagem principal. No século 16 voltaram a ter protagonismo, tomam todo o quadro.
Diante do temor de novas pestes, da fome, estes quadros mostravam o status quo das famílias. Era uma forma de dizer: Olha só quanta coisa tenho à minha disposição!!!
Sabe quem foi o primeiro pintor a dar este protagonismo aos objetos inanimados??? Caravaggio, com seu quadro “Cesta de Frutas”, de 1597. Atualmente, pode ser visto na Pinacoteca Ambrosiana, em Milão (Itália). Este óleo mede 31 x 47 cm.
Curiosidade: na Espanha, este tipo de pintura leva o nome de “bodegón”.